segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O Tempo das Decisões está a Chegar

"Ao contrário de outros, que estão sempre cheio de certezas, eu tenho dúvidas." 
LFV na bairrada 13-10-2012

Já somos dois caro presidente
(Continuem a votar aqui à direita)

Tempo de eleições... tempo de haverem candidatos que querem ir queimar lenha para a praça pública. Por vezes todos esses candidatos acabam por embrenhar de forma tão enlevada na disputa que acabam por se esquecer que partes da sua casa são também feitas de madeira. Como há vidro em qualquer telhado, como é possível o mesmo resistir às pedras e ao seu suporte que está a arder?

É por demais evidente que este blogue (AMC) está um pouco fora dos grandes círculos de conhecimento sobre o Benfica. Pessoalmente, gosto mais de analisar factos/acontecimentos e com o máximo de lógica tirar conclusões o mais assertivas possíveis. Faço-o porque ao longo dos tempos fiquei farto de ler escritos de pessoas a dizer isto e aquilo; a questionar e pedir provas disso mas a receber respostas tipo "se eu pudesse" ou "aqui não pode ser" e até "depois mando por email". Nada... Silêncio!

Por um lado até é positivo que isto tenha acontecido, a experiência seja ela boa ou má acaba sempre por revelar uma consequência que contribui para o engrandecer do nosso conhecimento. Ficamos sempre mais perto daquilo que sentimos, e não há margens que nos façam sair do rio que é o Benfica.

Toda esta treta que acabei de escrever deve consciencializar os leitores que o AMC tem sido até extremamente crítico da actuação do actual presidente LFV. Ele tem culpas no cartório, mas não todas, do actual estado do clube e de qualquer tipo de relação entre os seus sócios.

Escrevi anteriormente que LFV terá de responder a certas questões para que as dúvidas sejam dissipadas, bem sei que jamais saberemos essas respostas pela sua boca. Junto mais algumas, junto a tal análise com base em factos.

Direitos de transmissão televisivos.

Muitos dizem que não há outro caminho se não o da renovação com esses bandidos da sporttv, e mesmo que essa renovação já está acertada. Sei que também lá trabalham Benfiquistas mas não são eles que subornam a fpf com carros (não me venham com essa de protocolos celebrados que isso só engana portistas e sportinguistas).

Há no entanto factos que indiciam que pode haver outro caminho.

1 Quando Paes Amaral rebentou antes de chegar á meta e o assalto final à vantagem do Benfica foi consumado no gambrinus, LFV disse não à sporttv e ao palhaço relvas.
2 Preenchi, pois sou sócio, por duas vezes um inquérito sobre a Btv e a possibilidade de ela se tornar num canal ppv. O Benfica não iria fazer um inquérito só para ser feito certo? Há a intenção de apalpar terreno, de auscultar a batida do coração dos benfiquistas. A resposta dos Benfiquistas, penso eu, deverá ter sido um brutal SIM à BTV e um rotundo não à sporttv.
3 O convite endereçado a JE Moniz (JEM).

É claro que o percurso de JEM desde as últimas eleições tem as suas idiossincrasias peculiares. Pessoalmente gostava que ele viesse, com a coragem com que falou no anúncio da candidatura de LFV, explicar ao people o que o fez mudar radicalmente a opinião de 2009 para o momento actual!

Também seria interessante explicar se ser administrador de um grupo que é dos maiores accionistas do Benfica Star Funds não poderá gerar dúvida razoável aos Benfiquistas quanto à sua intenção em fazer parte da estrutura do nosso clube... Tipo vou sacar mais umas coroas através do Benfica!

Por outro lado, também se aventou a ideia de que daqui a um ou dois anos LFV saíria para ele ocupar o trono. JEM já negou mas confesso que fiquei com uma enorme pulga atrás da orelha.

Por fim, e como tudo acaba por ser um confluir de interesses, muitas vezes não relacionados com o Benfica, JEM também poderia acabar com as bocas que dizem que ele deu uma valente ajuda aquele cancro que manda na sportv em tempos já idos, e que irá renovar com o oliveira em moldes diferentes.

Há um outro lado, é que assim que colocou as mãos na tvi, JEM cilindrou a rtp e a sic em segundos. JEM já deve estar ao corrente dos resultados do inquérito feito aos Benfiquistas e, profissional da tv como é, também já há muito que sabe o poder que o Benfica tem na publicidade desportiva e não só. Não me venham com prosas a dizer que não tem a ver nada com isso porque só pode ter. Porque outra razão LFV seria presidente e JEM director senão para arrancar com a BTV? Pode não ser esse o único objectivo (como JEM também deu uma valente ajuda aquele cancro que manda na sportv em tempos já idos, fala-se que ele irá renovar com o oliveira em moldes diferentes... Ou escreve-se que JEM irá subir a presidente daqui a dois anos), mas deve ser certamente um deles e o mais importante. Eu pelo menos assim espero, não é uma questão de acreditar... Espero, para bem do Benfica.
É que acabar com a sporttv só trará benefícios para o clube! Quero ver alguém a conseguir provar o contrário. Venham aqui e expliquem essa possibilidade remota de o Benfica ser prejudicado financeiramente se seguir outro caminho que não o actual, em termos dos direitos de transmissão de jogos (pub incluída)...

Formação dos jogadores e consequente aposta.

Reconheço que estou farto de ver JJ a apostar em estrangeiros e a deixar de lado a prata da casa. Estou farto! Mas reconheço que com JJ o Benfica chegou a praticar do melhor futebol dos últimos 20 anos! São factos caros leitores. Depois JJ tem aquele temperamentozinho de treinador de equipas pequenas que deu consigo no maior clube do país e um dos maiores do mundo (aliás deixo-lhe umas palavras de josé mourinho: «Na história do Real Madrid não sou nada ou muito pouco. Só ganhei um Liga e uma Taça», Topas JJ?)... E agora está a ver no sofá outro sportinguista a dar cartas com a prata da casa na equipa B... Factos, puros factos.

Outro facto é que a aposta em outros mercados e consequente voto ao esquecimento da formação do clube, trouxe jogadores que já renderam milhões. Di Maria, Ramirez, Fábio Coentrão, Javi, Witsel, David Luís.

Roderick, Nélson Oliveira, Miguel Rosa, André Gomes, André Almeida, Cavaleiro, Rúben Pinto, Luís Martins, Cancelo, Leandro Pimenta, David Simão e Miguel Vitor, entre outros... 12 jogadores que tenho vontade de ver ao mais alto nível, quando?


Esclarecimento face a elementos não Benfiquistas em órgãos de chefia.

Já escrevi sobre este tema aqui. Acresce ainda o facto dos directores desportivos.

1 Se José Veiga é um camaleão que veste a cor que mais lhe convém, isso não é importante quando comparado com o facto de que quando chefiou o dito departamento, o Benfica sagrou-se campeão e quase fez a dobradinha. Com ele, saiu também Álvaro Magalhães...

2 É um facto que em 2009/2010 Rui Costa andou juntinho com o plantel, mas depois... depois não me venham com essa treta de que o Rui Costa foi aprender a ser presidente do Benfica. Rui Costa foi demitido, em troca veio uma carraça verdusca e depois... depois vieram as taças da liga.

Rui Costa foi deposto por JJ que dentro do halo da época do título foi coroado por LFV, erro tremendo, colossal, de principiante ou de não muito Benfiquista, pois carraça nada anda ali a fazer.

Face a estes factos, só há uma conclusão a ser tirada: Protagonismo e quem sabe inveja. O mito do rei sol, pois é o sol que dá vida ás coisas e é o símbolo da ordem e da regularidade, abateu-se sobre LFV. Mas ele não se pode esquecer que não se chama luis nem nós estamos no século 18. Assumir a liderança do futebol quando se percebe de pneus e construção civil é inconsequente diria eu, se não fosse por sentir que sendo eu o presidente deveria ser eu a estar onde caiem os louros das conquistas. Por conseguinte, factos são que há dois hiatos em títulos depois da saída destes dois directores. Um deles não me inspira confiança mas enquanto lá esteve ganhou um título...


Apoio a corruptos para cargos federativos e constante penalização por parte do mesmo sempre que o clube tem algum caso.

Não há muito a acrescentar que não tenha já escrito na série "Revisão da Matéria Dada" (dividida, so far, em 5 volumes: 1, 2, 3, 4 e 5), na série "Vamos Lá Relembrar Mais Uma Vez" (2 volumes: 1 e 2 ), na série "Correntes Excêntricas" (3 volumes: 1, 2 e 3), ou no post "A Treta do Salazar".

A LFV dou-lhe o benefício mínimo ao afirmar taxativamente que ele, provavelmente, terá dado ouvidos a quem não os merecia fechando-os a quem era honesto. Acreditar em Adão e Eva ou que o planeta terra é o centro do universo já faz parte de um passado alegórico, só uma dose de ingenuidade tremenda levou LFV a apoiar o tesoureiro e suas dançarinas nas eleições da fpf. Sendo ele um dos supostos precursores do processo apito dourado, deveria ter ouvido vezes sem conta as escutas que andam por aí... Mas acreditou na palavra de um mentiroso corrupto.

Contínua má gestão de timings de intervenção pública e consequente retaliação dos ditos órgãos federativos e da Liga.

Claro que foi interessante ouvir o nosso presidente despejar o que lhe ia na lama face ao que tinha acontecido... MESES DEPOIS caro LFV... Não valeu de nada. Veja aquele Bitó adjunto que veio choramingar em Janeiro (5 pontos de atraso) e em Maio já era campeão... Deve estar a brincar comigo... permitam-me um foda-se... Agradecido.

O Benfica escuda-se muito em silêncios incompreensíveis o que só pode ser uma estratégia de... resignação... Por favor!

Negociatas com um presidente de um clube que activamente hostiliza o Benfica.


Aqui é aquilo que leio por aí.

Facto é que Rúben Amorim é deveras um jogador extremamente útil e hoje com um trabalho com muita seriedade já teria muitos minutos nas pernas, quer no centro, na esquerda e na direita. No meio campo e na defesa. Na minha perspectiva e não da de JJ.

Facto é que temos fornecido jogadores ao Braga: Nuno Gomes, Quim, Michel.

Depois é ler de negociatas relacionadas com a construção civil em Angola, Brasil e Espanha. Onde é que fica o Benfica no meio deste diz que disse? Alguém pode dar uma achega na caixa de comentários...

Manter os sócios ás escuras de forma permanente


Como li algures: "o assunto em apreço (qualquer que ele seja) é de tal ordem sensível que uma decisão tomada apenas na solidão de um gabinete e indiferente à vontade dos sócios pode colocar em causa a própria decisão". Será necessário escrever mais acerca deste assunto? Devolver o clube aos sócios já!
Quadro muito negro este que tem sido escrito. Pois é caros leitores, mas... há sempre um reverso da medalha em tudo! Em tudo excepto no sporting claro (ver PS 2 mais abaixo).

Facto é que LFV, independentemente de ter feito uma jigajoga há 4 anos, foi eleito democraticamente e não empossado por cooptação ou porque tomou o poder pela força bruta e reina de modo ditatorial (viu-se na última AG, que democraticamente lhe mostrou um cartão amarelo alaranjado).

Na década de 80, a última gloriosa década do nosso clube, tivemos títulos, troféus, finais europeias, 4 ou 5 jogos com mais de 120 mil pessoas a assistir ao vivo no glorioso Estádio da Luz. Depois assistimos impávidos e serenos ao definhar da força do nosso clube emergidos na glória do clube que estava latente na nossa pele. Esse suor acabou por secar... de limpar o suor pelas vitórias passámos a limpar as lágrimas pelas derrotas e por fim já nem chorávamos e a toalha quase foi jogada ao chão.

Damásio e vale e azevedo não serão relembrados pela positiva. No entanto é um facto que LFV, se sair agora, terá um lugar de destaque na história do nosso clube quer se goste dele ou não. O Benfica estava moribundo quando ele chegou e não é muito importante nesta altura ressuscitar velhos fantasmas acerca do porquê da entrada dele através de vilarinho como sendo obra do sistema que queria mandar JVA às urtigas por ter rasgado os contratos. LFV entra numa altura em que o sporting e até o boavista tinham apanhado migalhas que o porto tinha deixado cair. O Benfica estava arruinado; descredibilizado financeiramente, desportivamente e moralmente.

  • LFV consegue um novo, moderno e belíssimo estádio mais um centro de estágios modelar.
  • LFV consegue arrancar, contra a vontade do sistema, com o canal do clube (e só os grandes da europa o têm), e sabemos a ameaça de morte que esse canal representa para o sistema.
  • LFV consegue que as modalidades amadoras sejam reestruturadas e finalmente comecem a ganhar títulos. Antes existia NADA!
  • LFV consegue que o Benfica tenha sido a única equipa de futebol a afrontar a equipa do sistema. Certo que dois títulos de campeão e uma Taça de Portugal sabem a pouco mas Nem Damásio, Azevedo ou Vilarinho conseguiram tal feito (Damásio venceu uma taça mas quase que me apetece dizer que se deveu á lucidez de ter chamado Mário wilson enfim...)
  • A equipa tem estado na Champions nos últimos anos.
  • Pelo clube já passaram internacionais da maior estirpe: Pablo Aimar, Saviola, Miccoli, Katsouranis, Suazo, Ramirez, David Luís, Di Maria, Coentrão entre outros.
  • O clube tem uma equipa B fortíssima que luta pelos lugares cimeiros da sua liga.
  • O clube voltou a ser credível ao tio patinhas que é a banca. Há imensamente mais candidatos a parceiros do que alguma vez houve. O clube até foi aos Emirados fazer um joguito...

Estruturalmente, os factos da história obrigam a que o nome de LFV figura na história do clube de forma positiva. Mas outros factos impedem-no de chegar ao pódio. É que enquanto gente estranha aos valores do clube ali estiverem e valores como a intriga, mordomia e hedonismo continuarem a ter chão no Benfica (que acabam por infestar e tornar estéril) para crescer, nada mais poderá LFV almejar.

Em 2004-2005 e 2009-2010 houve muita pujança directiva mas depois tudo falhou quando o mais fácil de fazer/acontecer era não falhar.

Infelizmente, a meu ver, o Benfica é capaz de não ir a tempo de ter verdadeiras eleições pois a lista do juiz rangel ainda não arrancou com toda a força. Nota-se um afastamento de caras conhecidas desta lista, tal como acontece com os treinadores que são anunciados como possíveis sucessores a oceano no sporting e horas depois é vê-los a assobiar para o lado e a irem à sua vida. Pelo que foi avançado no facebook, o próprio LFV tentou trazê-lo para junto de si.

No entanto as suas primeiras palavras, que a rtp não deixou continuar a ver, não deixam de ser interessantes: "O mundo dos negócios e dos interesses aproxima-se do nosso clube. Os direitos de transmissão são demasiado importantes para ficarem nas mãos de pessoas que gostam mais de negócios do que gostam do Benfica". Devo no entanto rematar com o facto de que LFV enviou um maravilhoso manguito ao relvas e ao olibeira, quando eles quiseram que o benfica levasse os porcos e o sporting ao colo até Angola...

LFV, por outro lado, já reúne nomes importantes na sua comissão de honra: Nuno Gomes é o último a entrar no comboio que já conta com com seara (o tal que é casado com uma portista e foi ao gambrinus) ribeiro e castro, berardo etc. O homem tem-se fartado de ir à pesca porque deverá ter sentido na pele o tal cartão amarelo alaranjado que os sócios lhe mostraram na última AR.

Em nome de uma discussão de ideias, era melhor que houvesse uma lista concorrente com intenções de ir até ao fim. Assim, eu poderia vir a ter a oportunidade, ou não, de ter uma resposta honesta às questões que aqui coloco.

Certo, então, é que o Benfica de 2012 não é o de 2002. Poderia é já ter dado o golpe no sistema, no entanto é um clube muito grande e apetecível. Que estas eleições sirvam para clarificar, gostava que servissem também para unir os Benfiquistas mas isso vai ser difícil.

Passo os olhos pelo facebook e é ver uns aos tiros contra outros, filhos do mesmo clube numa guerra fratricida que me tira a vontade de participar. Leio alguns conhecidos que sabem mais que os outros mas que por isto ou por aquilo não verbalizam... A todos, deixo-lhes o penalti de moutinho frente à espanha no último europeu. Muita corrida, genica de pernas e toma lá um traque... Falem! Escrevam! Ajudem o Benfica a ser ainda maior mas não atirem a matar uns contra os outros.

É a Hora do Benfica e não da política do grande guarda chuva corporativo. confesso que gostaria de ver/ouvir/ler respostas às minhas dúvidas de modo a saber com que linhas nos vamos orientar nos próximos quatro anos. Temo que possa haver fundamento para que as palavras de  Marinho Neves se tornem verdade:
"O Benfica está para os seus adeptos, como o nosso Governo para o país. O Benfica está a hipotecar-se à Olivedesportos arriscando-se a perder toda a sua independência e o nosso Governo a hipotecar-se à Troika entrando no mesmo ciclo."
Felizmente ainda não se terá hipotecado espero eu. Espero eu que LFV desfaça as dúvidas pois em quatro anos pode-se ganhar muita coisa.

E PLURIBUS UNUM

PS 1: Há um aumento na caça à corrupção em Portugal e bico da Kosta já se casou com uma brasileira. Se ele pensa que lá não vai custar mais... É que aqui a justiça tem um anzol muito curto e só pesca a raia miúda. No brasil, eles pelos visto não têm problema nenhum em ir ao aos tubarões e a algumas baleias...

PS 2: Não entendo este sporting, no post anterior está demonstrado que os próprios sportinguistas também não o entendem. Quer dizer, "Claramente que fomos penalizados em dois penáltis" mas "não foi por causa" dos erros da arbitragem do portuense Jorge Sousa que o Sporting perdeu o jogo com o FC Porto"! Dois penaltis e uma expulsão... Somando a isto o amor  que godinho tem a bico da Kosta, a propalada "justiça e igualdade" só será alcançada assim que o sporting for um monte de destroços, ou como diz boloni.
PS 3: Árbitros avançam com queixa contra Rui Gomes da Silva. Pedro Proença, Olegário Benquerença, Carlos Xistra, Artur Soares Dias, João Capela, Hugo Miguel e Rui Silva são os árbitros queixosos. Todos do mesmo saco. E porquê esta queixa?
"Vejam-se os últimos cinco anos de arbitragem. Pedro Proença, Olegário Benquerença, Carlos Xistra, Soares Dias, João Capela, Hugo Miguel e Rui Silva... Perguntem se é tudo por mero acaso. Nunca se enganam contra um determinado clube, o FC Porto"


Mas... Está aqui alguma mentira escrita? Quem diz a verdade Não merece castigo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo