domingo, 24 de fevereiro de 2013

Museu: Grandes Épocas/Plantéis - 1990 1991

Na continuação das festividades do AMC, publico hoje a apresentação do plantel do Sport Lisboa e Benfica para a época 1990 1991.
Todo o plantel
O Benfica tinha acabado de perder a sua quinta final da TCCE frente ao Milan. Aldaír tinha ido para itália e Magnusson tinha vindo lesionado do mundial de Itália. Mais uma vez, a direcção do clube e a equipa técnica, conseguiram construir um plantel poderoso para atacar a nova época.

Na Taça de Portugal, o Benfica ainda conseguiu chegar aos 4ºs de final, sendo eliminado pelo porto num jogo esquisito. Por outro lado, infelizmente, a europa fechou-se muito cedo pelo que os dezanove clubes do campeonato nacional (trinta e oito jogos!), por causa de mais um alargamento para pagar favores, iriam ser os nossos oponentes naquela que ficou conhecida como a época do café e um bagaço.

O jogo fulcral da época, acabou por ser o da trigésima quarta jornada... Recordem-no... Ou conheçam-no, aqui.

Mais uma vez, apresento o plantel do Sport Lisboa e Benfica da forma em como ele foi apresentado pela Benfica Ilustrado... Nas palavras de Sven Goran Eriksson
Foi a última época de Manuel Bento ao serviço do clube, e que guarda-redes o Benfica teve! Guarda-redes traído pelo infortúnio de uma lesão maldita. Bem hajas Manuel, pois ninguém com meio palmo de inteligência se pode esquecer do que fizeste pelo Benfica e pela selecção. Silvino e Neno foram os keepers de serviço ao longo da época. Penso que estiveram bem.
Veloso continuou a espalhar a sua voz de comando quer à esquerda quer à direita, era ele o capitão quase sempre intransponível.

José Carlos foi quase sempre dono do flanco direito defensivo quando o capitão não estava lá.

Schwarz era uma cara nova que começo muito bem mas que se lesionou bem cedo e teve que penar quase uma época inteira.
Fernando Mendes... Kostadinov acabou-lhe com a época que até estava a correr bem, Eriksson não gostou muito que o lateral esquerdo ex-sporting tivesse bailado tanto num certo jogo arbitrado por um tal de rosa santos... Paciência, com a amarelinha tornou-se tudo mais fácil, disse ele uns anos depois!

O pequeno Baresi, Rui Bento, quase que se estreava no último jogo, pena que não tenha feito carreira no Benfica.

William era a tentativa de substituição de Aldaír. E deu-se bem, sendo um dos pilares da equipa em toda a época.
Paulo Madeira na época em que virou com autoridade aquele VLK nas antas!

O Rei e senhor da zona central numa época fantástica onde marcou só nove golos... Até hoje é o melhor central que vi jogar...

Samuel o eterno Samuel que mais uma vez foi muito útil à equipa.
Paulo Sousa foi a grande surpresa da época pois com lesões e opções, Eriksson deu-lhe a titularidade e Sousa aproveitou ao máximo tornando-se num dos ídolos da massa adepta... Mal sabiam que...

Hernâni tinha tudo para ter uma época em cheio mas aquela lesão logo depois da segunda jornada (ao serviço da selecção nacional) deu-lhe cabo da carreira! Uma pena pois ele era tudo energia...
De Valdo está tudo dito, continuou a vergar jogadores adversários toda a época.

Thern idem!

Paneira a mesmíssima coisa.
César, que estava em fim de contrato, teve a sua promoção a imperador no tal jogo do bagaço.

Sanchez teve uma época de adaptação mas depois transitou para o Bessa.

Pacheco teve mais uma excelente época, qual broca a perfurar granitos...
Isaías foi mais uma cara nova, ele adaptou-se bem e preparou-se para ser ídolo das bancadas e para ser beatificado.

Lima perdeu espaço sem nunca ter perdido o seu topete.
Vata tinha o estigma de falta de elegância, mas ainda fez gosto às chuteiras.

Rui regressou a casa... Eu, Eriksson, Toni e outros milhões, esfregamos as mãos de contentes. Teve de enfrentar o tribunal do terceiro anel e saiu-se bem tendo sido o melhor marcador do campeonato.

Infelizmente, Magnusson jamais recuperou da lesão contraída no mundial de itália. Foi no entanto muito útil à equipa, lembro-me de Chaves e frente ao beira-mar.
A Festa Final
Estatísticas do campeonato
A Longa Caminhada...
Uma reportagem foi feita pelo Jornal A Bola no final da época. Com textos de João Bonzinho e Victor Hugo e fotos do imortal Nuno Ferrari, aproveitem para ler algumas coisas bem interessantes sobre o que ia na alma dos jogadores e treinadores após tão árdua batalha (trinta e oito jogos?!!??).
NOTA: Aproveitem para abrir a imagem noutra janela ou descarregá-la. Editei-a no maior/melhor tamanho possível para uma leitura mais optimizada.

Estes foram os jogadores mais utilizados segundo o mesmo jornal.
Numa época de alguns altos e baixos classificativos:
E... Falta ainda este fantástico resumo total de DF. Quase todos os golos porque não foi possível obter todos... Nem eu os tenho e esta é a minha época preferida de toda a história do Benfica que eu presenciei em vida.

Um sincero e honesto agradecimento DF. Este vídeo é muito mais que uma cereja no topo do bolo.
 
E PLURIBUS UNUM

3 comentários:

  1. Mais um soberbo plantel e mais uma grande época.A luta contra o lodaçal portista estava no auge,quem não se lembra dos vergonhosos espetáculos em Faro e em Loulé este para a Taça de Portugal.Mas mais uma vez os bravos da Luz mostraram que eram incontestavelmente a melhor equipa de Portugal.Curioso é também o facto de nos duelos com os nossos rivais termos empatado os jogos na Luz e termos vencido em Alvalade e nas Antas.Nos combates com os andrades mais uma vez fomos gamados,na Luz o artista do Rosa Santos(que por esta altura era sempre nomeado para os jogos na nossa catedral,talvez por já ter a cartilha toda estudada para nos prejudicar)permitiu o primeiro golo corrupto após uma carga irregular na pequena área sobre o Silvino e no antro ainda com o resultado em branco o Pacheco é rasteirado pelo Aloisio na grande área ficando um penalti por marcar.Mas o que mais interessa relembrar era a grande equipa que possuíamos.Neno e Silvino alternavam na baliza,William e Ricardo exibiam classe no centro da defesa com Paulo Madeira e Samuel como opções,nas laterais tínhamos Veloso,José Carlos(que foram os mais utilizados)Fernando Mendes e Schwarz(que foi gravemente lesionado em Setubal pelo carniceiro Figueiredo na nossa única derrota),o miolo era só talento e raça com Paneira e Pacheco nos flancos e Thern,Paulo Sousa,Hernani(que se lesionou na selecção)e o genial Valdo no meio e na frente 3 bolas de prata,Rui Águas(que tinha regressado e foi o melhor marcador do campeonato)Magnusson e Vata,bem como os decisivos e imprevisives Isaias,César Brito .Claro que também merece destaque o grande arquiteto desta equipa,o melhor treinador que vi no Benfica,o senhor Sven Goran Ericksson,bem como o chefe de departamento de futebol José Gaspar Ramos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo dito em mais um excelente resumo Alexandre.

      Saudações gloriosas

      PS: Vou ver se arranjo imagens desse lance na luz que resultou no golo dos frutas...

      Eliminar
  2. De destacar ainda o facto de na campanha a norte só termos perdido 1 ponto,foi em Penafiel num empate 1-1 em que o golo adversário foi marcado por Abel Silva que na altura estava emprestado.De resto ganhamos em Chaves(3-0),Aveiro(1-0),Antas(2-0),Bessa(2-1),Barcelos(3-2),Famalicão(3-1),StºTirso(3-1),Salgueiros(3-0 na Maia),Braga(2-0) e Vit.Guimarães(2-0 em Braga).

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo