terça-feira, 16 de abril de 2013

Sport Lisboa e Benfica 1 Paços de Ferreira 1

O que vocês querem sei eu! Este poderia ser o título de uma dissertação sobre a partida de ontem à noite no estádio da Luz. Um título abrangente pois serve para todos: Jogadores, técnicos e adeptos...
O Onze da segunda parte da meia-final
É que é, ou foi, mais do que evidente. 2-0 na primeira mão; Até o técnico do paços estava muito céptico, há já um jogo nuclear para a conquista do título no Domingo; Há uma meia-final da liga europa; Cerca de um terço da lotação do estádio...

O que poderíamos esperar de uma partida inserida neste contexto caros Benfiquistas? Tivemos o que lá no fundo foi aquilo que deveria ser: Uma exibição "à média luz"! Não foi agradável para quem queria um banquete, no entanto uma época desportiva é como uma maratona que tem planos terrivelmente íngremes, descidas vertiginosas e rectas pacatas. Uma época desportiva não é uma prova de cem metros barreira que acaba e termina num só jogo. No enquadramento actual, o Benfica apresentou-se na sua máxima força, com a lição bem estudada: Ganhar a partida sem despender muito esforço, evitar o confronto físico de modo a não haver lesões ou cartões. Foi uma partida mediana, não foi agradável mas o objectivo, que é o que a malta quer, foi alcançado: O bilhete para a final do Jamor.
Agarra que eles são bons
O paços também trouxe a lição bem estudada. não se aventurou pois poderia levar mais do mesmo como já tinha acontecido. Tentou fechar bem as portas da casa e jogar no nosso erro, com transições rápidas e pressão forte junto da defesa da nossa equipa, sempre que a malta tentava começar a organizar um ataque.

Mesmo assim o Benfica sempre que carregou no acelerador, conseguiu criar problemas graves ao paços. Infelizmente, ficámos mal habituados devido àquela fase de goleadas, pois a tal da eficácia voltou a estar em baixa. Trabalhou-se bem mas finalizou-se mal. Espero que sirva de lição para os nossos jogadores.
Muita pólvora seca ontem à noite
A segunda parte serve de mais um aviso aos jogadores, tal como o jogo de inglaterra na passada quinta-feira. Ter na cabeça a certeza de que a eliminatória está perfeitamente controlada, não pode dar azo a desconcentrações infantis que até podem deitar por terra todo o trabalho que foi feito desde o início da época! Frente ao newcastle, foi aquilo que vimos. Ontem tivemos mais do mesmo...

Até nos adiantámos no marcador, mas depois os jogadores foram assaltados pela malvada sobranceria. Ser sobranceiro remete para o conceito de excesso de confiança, que por si comporta tiques de arrogância que derivam de um sentimento de altivez. Este tipo de soberba, foi mais uma vez castigado: oferecemos mais um golo ao nosso adversário.

Não tem a ver com o jogador A ou B, que cometeram deslizes que não deveriam. Tem a ver com o conjunto que já acumula muitos minutos nas pernas e agora tem de estar cada vez mais atento do que nunca. O querer fazer um adorno mais romântico, pensar que pelo pensamento a bola chega ao seu destino ou ficar indeciso, não é admissível a uma equipa que está num patamar superior... Está num patamar superior porque tem qualidade para isso e trabalhou ardua e honestamente para ali chegar. Não se podem é esquecer que quanto mais alto se está, mais dura é a descida para as costas... Por mais ínfimas que fossem as dúvidas acerca de quem iria a final, Cardozo tratou de resolver bem cedo a partida e de as dissipar, mas...
Gracias Oscar
Oscar Cardozo... Gosto de ouvir os comentadores a falar com um certo prazer do facto de haver quem não gosta dele mas... Que ele tem aquele estilo, mas que... Que ele falha muito mas no fim é ele que... Só joga com o pé esquerdo mas... Somos todos nós Benfiquistas, que por vezes somos assaltados por estes pensamentos, eu incluído. Como só posso falar por mim, devo admitir que no final sempre acabo por afirmar que ainda bem que ele não me ouve onde quer que esteja a facturar em nome do meu clube! Não há melhor avançado cá em Portugal, e Cardozo é um dos melhores do mundo. Ele pode dar-me cabo da cabeça com tudo aquilo que acabei de escrever mas é ele que me dá muitas alegrias quando o árbitro dá por finalizada uma partida.

Em relação a JJ, penso que me deve ser permitido afirmar que Luísão (ou Garay), Matic (ou Enzo) e Melgarejo poderiam ter sido poupados. Dar mais andamento a André Gomes teria sido excelente para o puto e até Aimar poderia ter esticado os tendões por mais tempo. Jardel teria tido mais uns minutos porque ele tem sido um substituto à altura das exigências. Até penso que Luisinho não teria tido muitos problemas! Olhem até digo mais, até o Paulo Lopes tinha tido uma noite calma.

Mas JJ chegou à conclusão de que seis dias são suficientes para recuperar fisicamente os jogadores. Eu concordo mas gostava que ele partilhasse esta festa, que é jogar na catedral, com outros. É coisa que aumenta e potencia o espírito de equipa.
Esta onda vermelha que parece que se pode tornar num tsunami...
Pronto, temos então o bilhete para a trigésima quarta final da Taça de Portugal. Aproveito para relembrar dois posts que versam sobre esta prova:
  • Um breve historial sobre as últimas vitórias nesta prova aqui.
  • Um resumo alargado sobre uma das últimas grandes vitórias nesta prova aqui.
Agora é descansar a cabeça que Domingo há mais e desta vez é a doer, fica o resumo desta partida:

PS1: Sempre foi tão evidente que por causa disso não consigo entender como é que só agora é as pessoas até já falam mais abertamente disso!
Haja velas disponíveis. Talvez Bitó já tenha a cama feita há algum tempo... desde o ano passado quem sabe.

PS2: Parece que continua aquela baixa tremenda no mercado do rei do azeite. Mas há coisas que eu não entendo e porventura não acontecem para que eu as entenda. Só espero que:
Pronto, toca a preparar os nervos para o próximo Domingo.

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Temos é que ganhar no Domingo aos lagartos.
    Este jogo já passou

    Venha o Benfica

    ResponderEliminar
  2. Análise correta com uma visão humilde, é o que preso nos seus comentários.
    Força Benfica

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo