quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mais uma final para o Benfica

Bem, sejamos mais verticais. Não será somente só mais uma! O Benfica, e compreendo as palavras de JJ há alguns dias atrás, quase que parece que se está a estrear nestas andanças que são as finais europeias. Como clube centenário, toda a gente sabe que conta a história que será a nona final: Cinco nos anos sessenta, e mais três nos anos oitenta.

A malta ameaçou em 1993 1994 e em 2010 2011 mas alguma menor sapiência e falta de mais fortuna, impediram o Benfica de lá chegar.
Mas tudo teve o seu começo. Em 1949 1950. O Benfica, na segunda edição da prova, venceu os franceses do Bordéus com a equipa que podem relembrar/conhecer ali em cima. A taça latina não é reconhecida pela uefa/fifa, assim como a taça intercontinental. No entanto por causa da existência dela, hoje temos a bendita champions...

Ficam as imagens possíveis dessa final histórica, disputada no estádio do Jamor, que o Benfica ganhou por 2-1.
146 minutos? Os deuses devem estar...

Os poderes instituídos acabaram com a Taça Latina em 1956 1957, para criarem uma outra prova que foi baptizada como Taça dos Clubes Campeões Europeus. Logo no primeiro ano de vida... O Benfica deu vida a essa prova
Depois de um pequeno aquecimento, o Benfica estava preparado para uma década de sessenta a dar bastante gás. Infelizmente não foi o gaz suficiente para as cinco finais em que participou. No entanto sucedeu ao real madrid durante dois anos, como a melhor equipa da europa.

Em 1960 1961 ganhou ao Barcelona por 3-2, como os golos de Águas aos 30 m, Ramallets (a.g.) aos 32 m e Coluna aos 50 m. Vamos lá relembrar:
Na época seguinte veio o todo poderoso real madrid de Puskas e Di Stéfano.
5-3 foi o resultado final, com os golos de José Águas (25 m), Cavém (34 m), Coluna (51 m) e Eusébio (65 m e 68 m). algumas fotos deste grande jogo:
 
Seguiram-se mais três finais nessa década de sessenta onde, no entanto, o Benfica não logrou triunfar: 1962-1963 (1-2 frente ao milan); 1964-1965 (0-1 frente ao inter) e 1967-1968 (1-4 frente ao manchester após prolongamento). Estes foram alguns dos bravos jogadores do Benfica que lutaram mas...
Ainda não era nascido nesta sucessão de finais. Mas na seguinte já cá andava ainda me lembro da primeira que teve lugar em 1982-1983, frente aos belgas do anderlecht. Era a taça uefa.
Tínhamos dois suecos e uma constelação de grandes futebolistas portugueses, como podem observar na fotografia acima reproduzida. Lembro-me do jogo, mas tinha onze anitos pelo que o desaire me passou ao lado. Lembro-me perfeitamente do golo do Shéu...
Em 1987 1988, Toni levou o seu Benfica à sétima final. O jogo do steaua fica para um post sobre jogos imortais.
Essa foi a final das meias novas, das chuteiras voadoras, da lesão do Diamantino e dos intermináveis penaltis. Jogo muito táctico que foi decidido na loteria...
Dois anos depois, já sob o comando de Eriksson mas ainda com Toni como número dois, o Benfica volta a chegar a mais uma final da taça do clubes campeões europeus. Sobre o jogo frente ao marselha será também feito um post um dia destes.
Grandíssimas equipas
Desta feita não houve problemas com meias. Até tínhamos uma equipa bem melhor. Mas fomos derrotados por um apito que estava na bancada, que é muito bem audível. Isso foi doloroso. Como foi um jogo de xadrez, as portas estavam muito bem trancadas, pelo que quando o Hernâni hesitou naquela fracção...
Viemos para casa com mais uma presença mas sem o caneco.

Um saldo bem madrasto para o Benfica: 8-2!

Mas temos saldo, saldo que pode ser melhorado logo ao final do dia. O Benfica vai encontrar um clube que tem mais dinheiro. Mas é só isso que o Chelsea parece ter. No que diz respeito a qualidade do plantel, não me parece que eles sejam minimamente superiores em relação ao Benfica.

Torres e Mata! Cardozo e Lima... David Luis e Terry? Luísão e Garay... Ramirez? Matic e Perez... Posso continuar mas... Não tenho pachorra. Tenho isso sim impaciência porque ainda faltam horas para que o jogo comece. Confesso que não vesti o manto sagrado no passado Sábado. Hoje não falha!

Avante Benfica, vamos ao 9-3

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal.

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes.

E PLURIBUS UNUM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo