domingo, 15 de setembro de 2013

4ª J: SL Benfica 3 Paços de Ferreira (porto c) 1

Três pontos! E isso é o que importa no momento em que a equipa está ainda em estado de convalescença a recuperar ânimos e dinâmicas.

Este é o jogo que certamente vai iniciar outra polémica que irá certamente trazer dores de cabeça a JJ e, como consequência, a LFV: As lesões!
O 11 inicial
Se jogámos com um novo lateral esquerdo, também jogámos com Markovic à frente dele. Se o brasileiro ainda não conhece as movimentações mas parece estar com vontade e ter conhecimento (e ainda é prematuro afirmar mais) o sérvio parece que foi cabalmente um desperdício naquela posição. A ala esquerda tentou funcionar mas não dava para mais do que cumprir os serviços mínimos. Com Maxi e Perez na direita, as coisas lá foram correndo melhor porque há tarimba dos dois jogadores. 
As homenagens e o show
Lá na frente tivemos Lima mortinho para que Cardozo recupere os índices físicos e a vontade de jogar que tantos golos já trouxe ao Benfica. Como o paraguaio ainda está longe disso, o brasileiro tentou fazer o possível para desmontar os castores mas nunca foi muito objectivo. Ponto da situação: Ala esquerda e linha avançada a meio gás; Ala direita um pouco melhor.
Os goleadores
Os restantes defesas estiveram ao seu nível... Esta época. Luísão e Garay sempre em controlo das situações que lhes caíram em cima (ainda foram algumas) e Maxi mais atento do que nunca. O uruguaio tentou ao máximo não complicar as coisas. Falta Artur que ontem... Artur sofre de uma depressão pós parto muito mal curada. O keeper brasileiro teve dois momentos em que se alheou completamente do jogo: Uma hesitação e um inventanço, borraram a pintura totalmente. Este ano já sofremos cinco golos. Um de penalti e outro de contra-ataque (na madeira); Um oferecido por Maxi (gil); Uma oferta do fiscal-de-linha ao sporting e ontem outro de oferta de Artur que saiu, hesitou e teve de voltar atrás para ir apanhar a bola. Bem, como é que se trata de modo humano e profissional uma situação em que o guarda-redes, por uma razão ou por outra, coloca em cheque o resultado da equipa? É difícil! Se lima tem feito o terceiro golo, ainda na primeira parte, as coisas poderiam ter sido diferentes. Mas com 2-1... Eu sei que solucionar não é tão fácil como acusar.
Os reforços
Falta o meio-campo. Neste momento, posso afirmar que temos meio campo! sim, Matic, Perez, Amorim, Fejsa, André Gomes e André Almeida são garantias de que a malta - e se tudo correr tão bem como a época passada - não vai ver o miolo a arrastar-se para um final de temporada penoso! Amorim lesionou-se e JJ colocou mais um sérvio, e que sérvio! Talvez Fejsa e Matic sejam mesmo gémeos e se jogarem juntos (e se jogarmos com dois avançados) o Benfica fique sem armador de jogo. Quem sabe. Eu acredito em evolução, e Fejsa parece-me que... A ver vamos.

Como escrevi, e no cômputo geral, tivemos um Benfica a meio gas. Depois a equipa apanhou-se a ganhar com um golo de canela de Perez, aumentou para 2-0 com uma orquestração brilhante e execução sóbria e oportuna de Garay e fechou o jogo com um cabeceamento fulgurante do mesmo Garay. Infelizmente, pareceu-me que Garay estava em fora-de-jogo aquando do seu primeiro golo... Mas a Benfica TV apressou-se a desiludir a malta que já começava a exaltar-se e a atirar para o ar urros de "e a verdade desportiva"!
A anatomia de um golo
O que dói mais é que Gaitan, Sálvio, Amorim, Cortêz e Siqueira estão de baixa (Siqueira, diz JJ, saiu por cansaço e terça-feira temos jogo importantíssimo! Confio que JJ vai dar cabo dos neurónios, aviar uns pacotes de pastilhas, cultivar mais cabelos brancos... Mas lá irá arranjar um onze para ganhar. E não vai ser fácil. Mas confio que os abutres e apoiantes estarão mais uma vez, e cada um à sua maneira, unidos a apoiar.

Quanto ao apito-man Paixão, teve uma tarde calma. Um amarelo por mostrar a André Almeida, terá sido o único lance menos positivo do setubalense. Mas foi um dos pontos altos da partida. É que Almeida levantou o cotovelo muito alto e poderia ter colocado em risco a integridade física do careca castor. Engraçado foi que logo após o aparatoso lance, cresceram cogumelos amarelos em redor do árbitro a clamar qualquer coisa! Quer dizer, perdem com o porto após lance irregular e calam-se que nem bichos de estimação, mas ontem tinham de arranjar celeuma...

Gostei de ver dois enormes camaleões no banco adversário. Costinha e maniche, dizem eles próprios, são sportinguistas e anti-benfiquistas. Após curso intensivo de vários anos no norte, ajudaram esse outro clube a ganhar uns títulos com muito café, fruta e amarelinha; ajudaram depois o patrão a enterrar o seu clube do coração e agora (como excedentários) andam a enterrar os castores... Não há móvel que resista a tão maus carpinteiros. Quem não sabe usar a plaina, mais vale a pena planar para outras planícies... Talvez devam pedir ao mendes para ele os assinar pela Doyen Group (1, 2) e ir plainar urânio.

PS1:
O gajo escreve sobre um agarrão mas parece-me fora de jogo! Será? E as linhas...
PS2:
Sem palavras!

E Pluribus UNUM
Terça Há Mais

5 comentários:

  1. o luisão é que borra a pintura e a culpa é do artur???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísão borra a pintura...

      É um ponto de vista. O Luísão terá pensado que a bola era do Artur, e no mesmo momento o Artur pensou que o Luísão deveria ter feito o corte... Terá sido assim caro anónimo?

      Mantenho a minha opinião. pelo que vi, o Artur hesitou. Mas isso não faz dele o diabo. isso faz dele uma pessoa sob pressão. pressão que vai ter de aguentar e ultrapassar o mais rápido possível.

      Eliminar
  2. estou farto da casmurrice do jj, não quero que me conveça com boas exibições, quero títulos.
    sobre os treinadores do paços não lhes auguro grande futuro.
    avante glorioso, terça é para ganhar, mais nada.
    vito g.

    ResponderEliminar
  3. Está na hora do Oblack ter uma oportunidade, o Artur anda demasiado pressionado, embora lhe reconheça enormes qualidade há que dar-lhe algum banco para descontrair.
    Sobre os belgas, os "Tintins" já andam a mandar umas bocas que o glorioso é o mais fraco, vamos ver quem leva a "couve de bruxelas"...
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo