quinta-feira, 17 de abril de 2014

TdP 2013/2014: Sport Lisboa e Benfica 3 fc porto 1

Onde encontrar as palavras que possam transmitir na plenitude aquilo que se viveu ontem no Estádio da Luz? Ajudem-me porque as palavras serão sempre redutoras face ao acontecimento que foi esta segunda mão das meias finais da Taça de Portugal!
Obrigado
Como fazer com que acreditem que eu tinha a certeza, se bem que contida, que iríamos ser capazes de chegar à final? Mesmo sendo o adversário o clube do Porto, que tinha a vantagem de um golo, e o árbitro o proença que sempre foi hábil em decidir dérbis... Não é fácil!

Vou tentar fazer uma resenha dos acontecimentos mais rápida possível! Face aos jogadores indisponíveis, Oblak, Luísão, Sílvio, Fejsa e Amorim, JJ fez alinhar o melhor onze do Benfica. Terá trabalhado muito a cabeça de André Gomes nos últimos dois dias pois foi o Português que alinhou na posição seis! O resto estava tudo sincronizado pois jogaram nas suas posições.
Se o clube do Porto jogou com três homens a meio-campo, a harmonia entre Gomes, Perez, Gaitan, Sálvio e Rodrigo destruiu essa suposta superioridade. Rodrigo e Sálvio ameaçaram mas Sálvio acabou por dar a primeira estocada. Sentiu-se que iria ser uma questão de tempo.
No entanto, proença entrou em jogo. Já tinha amarelado quaresma e decidiu fazer o mesmo a Siqueira. Esperto foi proença porque nem falta foi aquele lance entre o brasileiro e o belga...
Infantil e ingénuo, dois adjectivos que encaixam que nem uma luva em Siqueira que logo de seguida viu o segundo (este justo) e foi para a rua... Benfica com menos um e a necessitar de marcar mais um golo... Uma coisa é defender uma vantagem com menos um jogador e outra o ter de marcar mais com um a menos para o fazer. O Benfica viu-se perante um desafio gigante. JJ pensou durante dez minutos e começou a arrumar a casa antes que chegasse o intervalo.
Gaitan, que tinha feito de defesa esquerdo voltou à sua posição habitual, André Almeida fechou o flanco esquerdo. Rodrigo fazia de primeiro e segundo avançado e Perez e Gomes de pulmão. Contra a corrente de um jogo muito estagnado, o porto empatou. Almeida já tem rotina para defesa direito mas não muita para defesa esquerdo. Acreditem que o futebol funciona assim! O clube do Porto estava na frente e o Benfica poderia cair.

Mas este Benfica, ainda com cicatrizes da época passada (cicatrizes e não feridas), tem muito mais para dar. A equipa uniu-se de forma compacta; analisou o que poderia fazer: marcar e não sofrer. E começou a atacar por vagas: Aos 56 minutos Rodrigo (uns centímetros a mais adiantado), aos 58 Sálvio (penálti e 2-1) e aos 60 minutos (aquela relva molhada...).
Esta tipologia de ataque, por vagas, fere e mói muito... O clube do Porto foi sendo ferido de forma inapelável. E aos 80 minutos, após uma pausa nas tais vagas de ataque, Gaitan, Lima e Gomes fabricam uma obra prima concluída pelo português. Que explosão! Que orgasmo brutal! Eu só gritava: "Não sei se vai dar mas já valeu a pena"!
Mas sentia-se aquela energia no ar. Era uma brisa de borboletas no estômago e na cabeça...

E Maxi acabou por devolver a gentileza a quaresma! Sim, o jogador do porto passou para o flanco direito assim que Siqueira viu o amarelo e provocou o brasileiro com bocas... Maxi devolveu a gentileza mas devolveu-a durante toda a segunda parte e quaresma até durou mais tempo em campo do que devia...

Já JJ e o castro tinham sido expulsos. No clube do Porto eram os lacaios bobby (paulinho sarrafeiro santos) e tareco (tó faço-te a folha) que andavam a espumar pela zona do banco dos visitantes. Sóbrio este povo Benfiquista que não doou isqueiros, moedas ou bolas de golfe... É uma honra esta massa adepta. Esta onda de mística que se personificou naquele adepto que foi beijar a linha de golo naquele local por onde a bola tinha acabado de passar enviada por Gomes. É mística natural que nasce da essência e da evolução de um clube ao longo de cento e dez anos. Não é a mística pré-fabricada em mentiras. É... É o ser Benfiquista!
Isto também é mística
Markovic, mesmo antes do apito final, fez mal um passe/assistência para Lima... Se aquele passe tivesse sido bem feito: 4-1!

A alegria final jamais poderia ser aprisionada. Tem havido lesões, arbitragens injustas mas acima de tudo muito trabalho, garra e ambição e eu torno-me num ser humano muito pequenino face a tudo isto... Obrigado meus Heróis! Ainda não ganhamos nada mas obrigado por tudo o que ontem fizeram...

E não há Campeonato, Taça de Portugal nem super taça (no início da próxima época) para o clube do Porto! Haverá uma pré-eliminatória para a champions que os vai obrigar a trabalhar muito e muito cedo! Isto é um rude golpe, pois pdac quer ir embora mas quer lá deixar o alex... Os que lá estão não querem o alex e a guerra fratricida está a recrudescer... Só falta estalar a decisão da autoridade da concorrência...

O proença? bem, não há melhor do que ele: Elegância máxima a gerir as partidas de futebol. As suas intervenções são precisas e os seus erros irrecuperáveis... Até ontem! Isto não inibe Siqueira da irresponsabilidade que cometeu mas...
O penálti não deixa muita margem de dúvidas. Mas gostava de saber o que se passou com quaresma, isto de snifar à frente das câmaras de televisão tem muito que se lhe diga. Gostava de saber o que lhe deram, sei que não foi para a veia...

Fica um resumo alargado:
Vamos descansar todos que Domingo há uma final importante.

PS1: Eu escrevi "corda bamba" no início, eu também escrevi "devem todos continuar a apoiar". Não sei se todos o fizeram mas sei que a maioria o fez por amor ao clube. Sei que JJ evoluiu:
E sei que ele não se esqueceu do que passou para chegar a esta quinta-feira, 17 de Abril de 2014... Mas eu faço mais um reparo: Que tal apostar em Vitória e Jardel no centro da defesa no próximo Domingo? Será uma aposta de alto risco Jorge? Mas apesar do reparo, eu sei que sem estares no leme... O Benfica era capaz de não estar na posição em que está neste momento. Do mesmo modo, deves saber que a vontade de te ver sair do Benfica em finais de Maio tinha as suas razões... Eu aprendi sem dúvida mas tu também e hoje temos mais uma vez as vias do sucesso à nossa... Perdão, à tua frente!

PS2: Os sentimentos ao presidente Luís Filipe Vieira pela perda da sua mãe.
PS3: As melhores fotos possíveis desta partida que foi promovida a Jogo Imortal:

















E Pluribus UNUM

12 comentários:

  1. Primeiro que tudo,endereço os sentimentos ao nosso presidente pelo falecimento da sua mãe.Quanto a tudo o que se passou ontem,a unica palavra que encontro para definir o que se passou é só uma, MISTICA.Contra mais uma exibição sacana do desdentado,que tudo fez para equilibrar um jogo que em condições normais seria ganho pela melhor equipa,este pseudo melhor arbitro quis mostrar aos 2 corruptos que estavam sentados na tribuna do nosso estádio,o porquê de ter chegado onde chegou especialmente devido aos favores desses 2 trafulhas.Mas teve azar para grande desgosto do peidoso senil .Este jogo serve tambem de amostra para aquilo que vamos ter que enfrentar na eliminatoria com a Juve.Platini foi jogador deles,a final é em casa deles e a natural apetencia italiana para a trafulhice serão obstaculos dificeis de transpor,ainda para mais se apanharmos com algum Skomina.Quanto ao jogo de ontem,provou-se que somos melhores,melhor equipa,melhor plantel,melhores soluções e acima de tudo tivemos muita inteligencia e frieza quando passámos a jogar com 10.Na minha opinião Garay e Enzo estiveram soberbos,mas toda a equipa denotou grande entreajuda.Obrigado por tudo maravilhoso Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo certo Alexandre.

      Eu acrescento que com um jogador a menos, Perez e Gomes foram gigantes. afirmo isto porque os espaços naquela zona eram mais vastos mas foram criteriosamente controlados. Não é para muitos tamanha clarividência...

      Eliminar
  2. Foi épico e limpinho limpinho. Contudo nada está ganho. Lembro-me de 2 finais da Taça de Portugal perdidas para o Belenenses e Guimarães, no ultimo ano. Devemos respeitar sempre os adversários, mas nunca temê-los. Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que esta época é isso que tem estado a acontecer. Não tememos ninguém mas temos muito mais experiência em confrontos de risco.

      Assim, o sucesso é mais fácil de ser conseguido.

      Eliminar
  3. De referir que os andrades vieram com toda a artilharia para o jogo da época para eles.O Benfica jogou desfalcado de 7 jogadores que em situações normais seriam fortes hipoteses para integrar o 11,casos de Oblak,Luisão,Amorim,Silvio e Fejsa por lesão e Markovic e Lima por opção para gerir a sobrecarga deste final de época.Ainda por cima ficamos reduzidos a 10 jogadores após a expulsão do Siqueira,tendo Jesus que reequilibrar a equipa.Em suma nada está ganho,temos que continuar humildes,trabalhadores e super concentrados nesta recta final de temporada.Claro que se ganhassemos tudo seria brilhante,mas a conquista do campeonato e da taça já seria motivo mais que suficiente para classificar a época de excelente.Afinal já não fazemos a dobradinha desde 86-87,na altura de Mortimore,Veloso,Shéu,Diamantino,Álvaro,Carlos Manuel,Rui Águas ou Dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. humildes,trabalhadores e super concentrados. Mais nada!

      Isto faz-me lembrar a célebre frase "toda a carne no assador". Nessa altura, alguém deveria ter dito o que escreveste Alexandre.

      JJ tem no entanto evoluído pois a sua gestão tem demonstrado um Benfica mais contido mas mais objectivo. Tenho mais certeza de que poderemos fazer um pleno esta época!

      Eliminar
  4. "O amor da minha vida, tu és o meu amor...
    Seja onde for, tu és o meu amor..."
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E de muito mais gente.

      Engraçado que não se tem ganho muito mas a onda vermelha é imensa e estonteante! Não há muitos que nos consigam chegar à base dos pés!

      Eliminar
  5. E eu a precisar destas alegrias na minha vida.
    Obrigado Benfica
    GondarSLB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GondarSLB, tu e muito mais gente!

      Espero que as coisas estejam a melhorar, por aqui também se esperam melhores dias.

      Um grande abraço!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo