quinta-feira, 23 de outubro de 2014

LC 14/15 - 3ª J: Mónaco 0 Sport Lisboa e Benfica 0

Mais uma vez fica o sabor a pouco. Uma certa frustração. Vai ser difícil alguém convencer-me de que o Benfica não podia estar com outra classificação!

Começo já pela arbitragem. Quem leu o meu último post, sabe que eu estava com ela fisgada! Tinha a forte impressão que a arbitragem iria ter peso no desfecho da partida. Assim foi.

O amarelo a Eliseu é de rir. O amarelo a Lisandro é bem mostrado. O amarelo a Sálvio é uma palhaçada. Aquele toulalan, passou o jogo a distribuir porrada e nem um amarelo viu. E o carvalho (para não escrever outra coisa que rima com alho)? E falta do joão mouquinho, que foi com os pitons às caneleiras do Gaitan...

Lisandro é expulso por uma entrada de sola na bola! O mouquinho rebola-se na relva como se tivesse algo enfiado atrás e... Consegue os seus intentos!

O ricardo carvalho também era capaz de ter merecido mais do que o amarelo: Cometeu uma infração para grande penalidade (na foto lá trás) e:
Mas não! E o careca sobre Lima?
Será? Vejamos melhor:
Para mim é! Mas isso sou eu! Até JJ se refere á dita temática do meu post anterior:
Só não concordo com a frase "as equipas portuguesas". Na terça feira viu-se... De resto JJ sabe bem o que está a afirmar!

Mas não foi só a arbitragem que teve peso no desfecho da partida. Parece-me evidente que nas últimas épocas, JJ tem dificuldades em organizar a equipa para os jogos da champions. Em 2011/2012, conseguiu organizar a equipa muito bem... Mais fechada e compacta e só foi afastado nos quartos-de-final pelo chelsea... Desde aí que expõe mais a equipa mas o valor de champions não é o valor da liga europa pelo que...

Não estou a afirmar que deveria colocar um autocarro. Mas sim compactar a equipa de maneira a manietar os adversários. Infelizmente, também tem jogadores importantes lesionados: Fejsa, Amorim e John.

Infelizmente tem também dois casos de sub-rendimento: Enzo Perez  e Talisca!

O caso de Perez é gritante! Ele veio um farrapo do mundial. Fisicamente e tecnicamente pelo esforço fantástico que fez pela sua selecção e também psicologicamente, uma vez que perdeu a final. Aquele médio box-to-box física e tecnicamente volátil a que estamos habituados ainda não está... nem a 50%. E isso transporta a equipa para um patamar de qualidade inferior.

Já Talisca é um caso de experiência. O Brasileiro ainda não tem andamento (estaleca) para jogos deste calibre (mesmo que o mónaco seja uma equipa inferior ao Benfica). Em todos os jogos de champions, Talisca foi um elemento amorfo, confundido na posição em que foi colocado. Não tem sido capaz de levar tudo à frente como faz "cá dentro"!
Para finalizar, proponho que a táctica de JJ ainda não está assimilada por este novo plantel! Seria mais fácil com Sílvio, Fejsa e Amorim aptos? Sim, sem dúvidas. O Benfica tenta sempre agarrar no jogo para depois moldar o ritmo a seu bel-prazer! Tem sido sempre assim. À medida que a época vai passando, a equipa assimila o conceito e melhora-o em campo. Até agora isso não foi conseguido para a champions, a concepção de jogo só é conseguida no final do ano civil e esplanada nas segundas metades das épocas...

Em relação ao jogo, regressando à fotografia dos casos, parece-me fora de jogo evidente aquele lance logo no início. Já devem saber que não ligo às linhas da sporttv. Felizmente, o mónaco não marcou. A partir desse momento, assistiu-se a um jogo de mútuo estudo: Ninguém arriscava e a bola andou sempre no miolo daquele campo de batatas! Na primeira parte só se viu o Benfica quando a equipa conseguiu finalmente ter o seu ritmo de jogo. E que pena Lima não ter finalizado com mais garra a assistência de Talisca!

Na segunda parte, Artur teve uma meia-hora de descanso. Muito bons tem sido os intervalos para o Benfica. JJ consegue fazer com que os jogadores entendam as nuances de jogo. Ontem, a equipa entrou com outra postura e mostrou a sua superioridade evidente.

Falhou-se muito:
Felizmente, mesmo com dez fomos superiores, o mónaco não conseguiu muito nos últimos minutos. O Benfica recuou mas não vergou!

Umas palavras para Lisandro. Não tendo nada contra os outros centrais, e esta é a minha opinião, o argentino é o homem certo! O central está encontrado!

Faltam três jogos (nove pontos) para decidir a vida europeia do Benfica para a segunda metade da época. Mantenho o que disse ontem: Só o porto irá passar à fase a eliminar. Não me iria surpreender que quer Benfica e quer o Sporting, nem à liga europa fossem! Teremos de aguardar que JJ trabalhe mais a equipa, que consiga aperfeiçoar os equilíbrios.

Em termos geo-estratégicos, o grupo está agora assim: 1º merkel, 2º/3º o grupo fede a gás e 4º os explorados (não se esqueçam que somos o clube do povo)!

Domingo vamos a braga. Todos! No estádio ou no sofá, vamos assistir ao sistema a tentar que o Benfica perca pontos. O Braga vai fazer um daqueles jogos de arrancar pela raiz. E nós, quer no estádio ou no sofá, vamos acreditar na vitória porque o Benfica é capaz!

Também acredito que o árbitro marco "covardolas" ferreira vai levar quatro pares de cuecas vestidos porque... Porque se borra todo sempre que apita o Benfica acima do Mondego!
Será que xistra vai ajudar lopetegui? Este tal de manuel (do porto) gosta do tadeia (no FB dele), e é amigo do valter rufo (o fiscal ameaçado do guimarães-porto) e do proença... Veremos!

PS1: Quem pode pode:
Mais uma ajuda a quem chula o povo: Dois canais de televisão grátis (portotv/sportv) + centro de estágios grátis + uma série de jornais arregimentados! Aguarda-se que o Benfica esclareça de que forma estão a ser efectuados os seus pagamentos devidos!

PS2: Para acabar em beleza a poucos dias de celebrar mais um aniversário (o décimo promeiro) A nossa Catedral é eleita pela mioria dos votantes como o mais belo estádio da Europa. Numa votação feita por um jornal francês com quatro estádios franceses a concorrer... A massa adepta do Glorioso, rebentou com tudo e todos...
Antes e agora
Vai haver post especial a celebrar o aniversário Da Catedral. procurem os já existentes e aguardem por umas novas imagens/reportagens retiradas do bau e de uma exploração mais atenta pela net.

PS3: Um exercício de opinião sobre o tema guarda-redes. Leiam este artigo. O que acham da seguinte questão? Seria, ou não, bom para o Benfica contar com os préstimos de Oblak para a segunda metade da época? Esuqeçam o assunto da sua transferência/saída.
E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Não tinhamos equipa para a champions era evidente (ainda que chegavamos para este monaco). Cabeça em Braga e não dar hipóteses, é ir e atropelar tudo no campeonato. Se é isso que queremos todos (o Bi) é por isso que temos de lutar, temos plantel para garanti-lo. Sobre Oblak... aceitaria na condição de lhe dar uma lição: reduzir substancialmente o ordenado mesmo substancialmente ;)
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vito G, penso que se, se, ele viesse... O Benfica não lhe pagava um tostão!

      A Braga vamos para ganhar ao braga. Contra tudo e contra todos!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo