terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Chuta A Bola Pá 3

Aqui está o Natal. Como não tenho mais do o meu Benfiquismo para vos oferecer, decidi ir à procura de momentos da bola mais antigos. Desta busca nos jornais, que até ocuparam mais tempo de leitura do que deviam (em comparação com os compêndios de estudo), ficam imagens de três décadas que, fazendo o melhor trabalho de edição possível, trago até vós estimados leitores.

A sucessão de imagens termina com imagens da época passada, porque acho que essa época deve ser ainda celebrada e relembrada por todas as razões...

São então cinquenta chutos (ou tentativas de chutos) de todas as maneiras possíveis. Uma arte! Esta é a terceira publicação... Hipóteses de arranjar novas imagens são cada vez mais diminutas.

Começo com velhos mestres como ponto de referência. Toca a clicar nas imagens e boa viagem.
Para quem não sabe, e é perfeitamente natural mas uma falha a colmatar, temos José Águas, José Augusto e Eusébio... Não saber pelo menos o último seria uma...

Vamos agora até aos anos oitenta, quando começou a transformação no futebol a todos os níveis. Novas caras, novas cores de cabelo mas mesmo assim, muitos golos.
Ainda para quem possa não saber, os goleadores desta sucessão de remates certeiros são Manniche, Diamantino, Rui Águas, Ricardo, Vata e César Brito.

Lembro-me perfeitamente de cada um destes golos, era um miúdo a apaixonar-se pelo Benfica e pelo futebol.

Vamos agora para os anos noventa. Uma década que quase afundou este "nosso" gigante. E as coisas até nem começaram mal:
Muitos ilustres, uns que ficaram mais na memória do que outros. Gostos que pertencem a cada um de vocês. São eles Pacheco, Paneira, Rui Águas, Isaías, Futre, João Pinto, William, Deane, Edgar, Nuno Gomes, Panduru, Poborsky, Pringle, Sanchez e Ronaldo.

O final de século foi penoso para o Benfica. Chegou-se quase ao fundo e o trabalho de recuperação foi longo demais mas parece que poderá ter sido o correcto. Novos artistas e muitas memórias, estas mais frescas para a maioria de vocês.
Aqui já tenho dúvidas que haja quem não reconheça as caras... Fica, por isso a validação: Simão, Feher, Fyssas, Manuel Fernandes, Nuno Gomes, Sokota, Tiago, Geovanni, Karadas, Luís Filipe, Cardozo (deveria ter ficado), Di Maria, Ramires e Saviola.

A primeira década do novo século acabou com um título fantástico. Esse título deu a entender que a história do futebol do Benfica poderia mudar de vez. Foi só um pronúncio...
Um soluço que terminou a época passada. Uma época de dor, recuperação e superação. Estes golos, acredito que ninguém os irá esquecer facilmente
Estes nem vou nomear... Seria uma falácia não saber os seus nomes...

Feliz Natal para todos.

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Brilhante compilação de fotos sobre o nosso Glorioso clube.No entanto existe uma que me faz recordar a enorme dor por que todos nós passamos naquela terrivel noite de 25 de Janeiro de 2004,ao ver um dos nossos falecer em campo.Onde estejas Miki,podes crer que serás sempre recordado e amádo por todos os Benfiquistas.Deste post,recordo com enorme saudade os jogadores que marcaram a minha vivencia Benfiquista,começando pelo inigualavel Vitor Paneira,passando por Karel Poborsky ou Enzo Perez.E ver o Rei Eusébio e os saudosos Ricardo,Isaias,Tacuara,Simão,Futre ou Di Maria com o nosso Manto Sagrádo traz sempre belissimas recordações.

    ResponderEliminar
  2. Feliz Natal Alexandre.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo