sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ai Pimenta!

O que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira...

Esta é uma das frases canónicas do futebol português. Foi criada por um tal de Pimenta Machado há quase trinta anos. Pelos vistos ele ia despedir um treinador, alguém bufou e ele, à data presidente do guimarães, adiou o despedimento... Proferindo a tal frase para mostrar ao jornais que tinham dado um passo maior do que as suas pernas... Acabou por despedir o treinador mas deixou esta frase/legado para a posterioridade.

Escrevi sobre Pimenta Machado e a facilidade em fazer declarações, por causa de outras declarações:
"Não tens vergonha, chulo, bandido!"; não tens vergonha, vai jogar à bola, vai para o c...!" 26/11/2011.

"Se o Sr. Pedro Proença se sente condicionado ao apitar o Benfica, então não apite mais o Benfica, porque é um favor que nos faz" 02/02/2013.

"Já estou arrependido de ter emprestado dinheiro ao V. Guimarães". Depois, voltando-se para Júlio Mendes, presidente do clube vitoriano, exclamou: "Vê se pagas é o que deves!" 07/03/2014.

"Estivemos a poucas semanas dos campeonatos pararem. Pelos vistos, isso interessou pouco a quem se encontra numa cruzada demagógica, populista e irresponsável que nada ajuda na resolução dos problemas." 13/12/2014.

E por causa desta palhaçada que aconteceu ontem à noite:
Não entendo, ou entendo. O entender e o não entender reportam para o prisma com que se olha para o cidadão Luís Filipe Vieira. Como o Benfica é o meu foco central, as coisas ficam pouco transparentes e têm me levado a deixar de opinar sobre muita coisa. Tenho preferido centrar a minha atenção no apoio à equipa de futebol bem como a todas as equipas das outras modalidades, no desmascarar das tentativas de branqueamento à verdade/legalidade no futebol e também optei por deixar de lado estes assuntos como amizades, direitos televisivos, dinheiro ganho por fora etc.

Mas hoje, sinto-me na obrigação, pois sou sócio, de pedir explicações. As ditas quatro declarações foram verdade naquele momento e agora já são mentira? Se sim ou não, porquê caro presidente LFV?

Isto tudo dá azo ao surgimento em força de facções opositoras ao seu nome bem como ao surgimento de facções defensoras do seu nome, o que cria atrito, ruído e discussão. A grande fatia de Benfiquistas que resta, e que suplanta as duas atrás mencionadas, começa a desligar-se do Benfica aos poucos só ligando quando é o momento do jogo.

O LFV é presidente do Sport Lisboa e Benfica por direito de eleição, não é o Sport Lisboa e Benfica por código genético. Tenho lido teorias interessantes acerca dos seus verdadeiros interesses mas são teorias construidas com base em pontos de referência reais. Mas para já são só teorias para grandes filmes. E se fossem mais do que isso?

Como sócio, e refiro-me somente a mim próprio, gostava que me explicasse o porquê de afirmar o que afirmou mas depois ter feito o que fez ontem, caro presidente LFV. Eu que sou uma pessoa tipo: Acredito que o Enzo Peres foi vendido em agosto e não em Janeiro. O Enzo e por associação directa, o Bernardo Silva!

Muitos e importantes bloggers adeptos e defensores do Benfica, optam por silenciar as suas opiniões (sejam elas quais forem) perante esta situação. Eu gostava de saber qual é a dinâmica por detrás desta atitude. É que, e posso estar errado, como adepto ainda sei distinguir o que é mentira e o que é verdade:
Apertar a mão a um mentiroso, falso, hipócrita e corrupto... Que prejudicou sempre o Benfica para beneficiar o porto e o sporting (o seu verdadeiro clube do coração), de modo a alavancar um carreira de sucesso extra-muros... Só se for por ele se estar a ir embora dos relvados e você, LFV, tiver tido essa atitude com ironia... De qualquer das maneiras, você esteve mal, pelo menos para mim!
Nota: E nós sabemos que ele quer perpetuar a sua carreira e não irá embora assim  tão facilmente... Se for por causa disso...

PS1: Do ponto de vista empresarial, quero com isto dizer que se retirarmos o facto de Bernardo Silva ser um ser humano e o virmos como mero produto, penso que a venda dele ao mónaco terá sido um excelente negócio. Não fazia o motor Benfica funcionar mas irá ajudar a pagar a gasolina.

PS2: Do ponto de vista da verdade, aqui fica mais uma.

E Pluribus UNUM

13 comentários:

  1. Confesso que sinto nojo de porcos, não de suínos, esse bicho delicioso, mas de porcos corruptos, por isso fico triste com essa imagem do presidente.

    De resto, concordo com quase tudo que dizes.

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Francisco, concorda com quase tudo?

      Diga lá a sua opinião em relação ao quase, gosto de debater opiniões e deste modo poder reconhecer que posso estar errado. Tudo pelo Benfica.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  2. Caro Minha Chama.

    Primeiro so queria dar-lhe os parabens pelo blog. Chegou rapidamente ao topo das minhas preferencias na gloriososfera. 5 estrelas!

    Sobre este tema, parece claro que o animal do Proença irá ocupar em breve um cargo qualquer na arbitragem. Tendo ele tido um protagonismo tão grande na carreira internacional, não me perece possível evitar isso. Posto isto, o LFV faz melhor o seu trabalho estando lá e dando abraços do que ignorando ou ostracizando.

    Tendo em conta o que LFV disse dele enquanto ele era árbitro...só peca por escasso. Mas também está alinhado com o que um presidente do Benfica deve fazer quando confrontado com roubos sistemáticos por parte de um árbitro - criticar publicamente.

    Tratar o Proença dirigente e o Proença árbitro da mesma maneira não fará grande sentido do ponto de vista político. Como nós adeptos não somos políticos, por nós o Proença pode mudar de trabalho as vezes que quiser. Até a varredor de ruas continua a ser um fdp. Mas o presidente do Benfica tem outras obrigações.

    Grande abraço e continua aí fortíssimo.
    Mats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que entendeste o meu desconforto perante o porquê da atitude de LFV.

      Fui explícito no texto: "E nós sabemos que ele quer perpetuar a sua carreira e não irá embora assim tão facilmente... Se for por causa disso... "

      O mundo da política (legislativa/desportiva ou o que quer quer seja) é um mundo assertivamente imundo. Diz-se muito de LFV e eu sintetizo o que se diz em duas estradas:

      1 Vamos ser levados que nem grãos de areia pelo tsunami do sistema de agora em diante.
      2 LFV sabe o que está a fazer, nem que seja obrigado a mostrar as nádegas de vez em quando.

      O futuro pertençe à linha do tempo. O presente é de apoio ao "nosso" clube. A minha curiosidade é insaciável mas o meu amor pelo clube é maior.

      Não gostei. Gostava de saber porquê. Continuo com apoio ao clube!

      Eliminar
  3. Sigo o teu blog há algum tempo, é a minha leitura favorita de tudo que trata o SLB, e continuará a ser, mas talvez, e devido aos anos que vivi, e engoli as putas de contumil; sinta-me a ver as coisas de outra forma... Do que vi nos últimos 4, 5 anos, o SLB cresceu forte, uma muralha em diversos aspectos em que até os porcos de contumil eram especialistas, melhores e só agregava a putaria necessária para vencer. LFV não me parece ser uma imbecil, e muito menos burro, há que tentar ter paciência. Cá estarei para morder a língua e assumir o erro se o contrário acontecer. Tudo que tenho visto, mesmo achando LFV demasiado "inocente", cheira-me mais a "Se não podes vencê-los, junta-te a eles", do que outra coisa. Talvez LFV esteja a ser de uma hipocrisia fenomenal, mas os euros estão a entrar, e as batalhas, estamos a ganhar. Prefiro aguardar na minha inocência mais algum tempo até começar a disparar suspeitas sobre o que quer que seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poison, este texto é a minha opinião fulminante!

      O que quero dizer com fulminante? Quero dizer que me coloquei a mim próprio (Benfiquista também) como se fosse o presidente do Benfica. Que fiz minhas as palavras citadas antes da fotografia! E que me senti enganado na fotografia...

      Mas, mesmo não sabendo a verdade, eu também escrevi:

      "Apertar a mão a um mentiroso, falso, hipócrita e corrupto... Que prejudicou sempre o Benfica para beneficiar o porto e o sporting" (...) "E nós sabemos que ele quer perpetuar a sua carreira e não irá embora assim tão facilmente... Se for por causa disso... " Se LFV teve essa intenção... Mas eu não sei.

      O que sei é que se fosse eu o presidente do Benfica e tivesse feito o mesmo que LFV fez... Ainda agora estava na cas de banho a "limpar-me".

      Este post não toma partidos (a não ser o partido do Benfica como sempre). Duma maneira simbólica, se for caso disso, até retrata as coisas que uma pessoa tem de fazer para o que quer que faça esteja minimamente protegido. Uma dessas coisas é sujar-se num mundo de mentira e falsidade.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. Não discordei com uma vírgula da tua opinião amigo :D Expressei a minha quanto ao fato do LFV ter apertado a mão aquele grandessíssimo fdp.

      Eliminar
    3. Sim Poison, eu entendi.

      Há quem não tenha entendido, o que é normal em democracia e em democracia Benfiquista.

      Respondi com aquele texto para que quem vem ler o texto principal, possa depois dar uma olhada nos comentários e entender melhor tudo o que me ia na cabeça quando o escrevi.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  4. A frase que é atribuída a Pimenta Machado foi usada por ele mas não é dele. Ele limitou-se a citar um ditado muito antigo que foi buscar para aquela ocasião. Mas como a ignorância é o pão nosso de cada dia entre os jornalistas desportivos ficaram de boca aberta e atribuiram-lhe a autoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem caro anónimo, não tenho por hábito publicar comentários anónimos. Este passa pelo detalhe.

      Não sei se o que escreve é verdade (acredito que sim) mas o conceito foi introduzido por ele se bem que já era praticado há muito...

      Eliminar
  5. A mim o que mete nojo são estas atitudes inademissveis do presidente. Saudar um Cabrão que durante anos nos lixou ,que tinha toda a cartilha estudada para nos prejudicar,só merece todo o repudio por parte dos Benfiquistas. Já agora deixo uma sugestão ao nosso grande lider,quando o olarapio se retirar,esteja na linha da frente para lhe dar um caloroso e sentido abraço por todos os roubos que nos fez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa foi a minha primeira reação.

      Depois, e agora, tenho esperança que tenha sido com a intenção de jogar pelo seguro porque aquele rato de esgoto ainda vai andar pelo futebol. Não sei na fpf ou na uefa ou mesmo na fif...

      Eliminar
    2. Caro Minha Chama, é exatamente essa a minha ideia. Se o fdp continuar, e vai com certeza, permanecer no mundo do futebol, é bom que fiquemos atentos.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo