sexta-feira, 27 de março de 2015

A Lengalenga Das Expulsões 2014 2015

Há formas e formas de tapar o sol com a peneira. Vamos só fazer um pequeno resumo?

Factos:
  • O campeonato nacional conquistado pelo Benfica na época de 2004-2005, foi baptizado como o campeonato estorilgate.
  • O campeonato nacional conquistado pelo Benfica na época de 2009-2010, foi baptizado como o campeonato do túnel.
  • O campeonato nacional quase conquistado pelo Benfica na época de 2012-2013, foi baptizado como o campeonato do capela.
Esta estratégia à professor Bitaites (que já cá não está), tem um novo capítulo esta época: Colinho. É uma estratégia que é aplicada quando se repara que as coisas estão complicadas e/ou se toma consciência de que já não se consegue lá ir pelos próprios pés:
  • 2004-2005 (estorilgate): A quatro jornadas do fim.
  • 2009-2010 (o túnel): No final da primeira volta...
  • 2012-2013 (capela): A quatro jornadas do fim.
O objectivo destas graçolas fúteis parece ser óbvio:
  • Condicionar a arbitragem para os jogos do Benfica.
  • Através da imprensa entrar no consciente das pessoas e levá-las a acreditar que até é verdade... Quando não é!
  • Colocar um açaime psicológico nas claques e adeptos (porque com esta treta, também se retira mérito a quem vai à frente), de modo a que se mantenha uma paz podre num clube em queda livre absoluta (ai se o Benfica ganha tudo no qual ainda está a competir...).
O bitaite (vulgo colinho) desta época, tem por base o aparente recorde do universo no que diz respeito a expulsões de jogadores adversários do Benfica. Em vinte e seis jornadas, é um facto que isso já aconteceu onze vezes. Outro facto, é que só se olha para as folhas desta árvore e não para os ramos, tronco ou mesmo para a raiz.

Primeira pergunta verdadeiramente interessante (leiam com atenção):
Aceitando o repto de alguns leitores, decidi ir buscar todas as tais expulsões. Elas vão ser colocadas individualmente para que todos os leitores possam tirar as suas próprias conclusões. Eu irei também deixar a minha opinião. Vamos a isto?
Jornada 2
Factos: O jogador bôbo foi expulso aos 86 minutos, O Benfica esteve cerca de 4 minutos em superioridade numérica.

Já com um amarelo desde os 56 minutos, bôbo utilizou a mão para tentar... 
Jornada 5
Factos: O jogador marcelo oliveira foi expulso aos 57 minutos, O Benfica esteve cerca de 33 minutos em superioridade numérica.

Já com um amarelo desde os 37 minutos, oliveira faz aquilo que podem ver...
Jornada 6
Factos: O jogador matias cabrera foi expulso aos 67 minutos, O Benfica esteve cerca de 23 minutos em superioridade numérica.

Já com um amarelo desde os 40 minutos, matias cabrera entra de forma imprudente sobre Enzo. O argentino é inteligente, e toca a bola para a frente cavando a falta e a consequente expulsão. É a única expulsão com a qual não concordo - quando vejo a repetição. Mas este jogo teve outras histórias.
Jornada 8
Factos: O jogador danilo foi expulso aos 90+1 minutos, O Benfica esteve cerca de... 1 minuto em superioridade numérica?

Não discuto o teatro de Enzo. A expulsão veio tarde demais para este trauliteiro que até já tinha visto um amarelo aos 20 minutos.
Jornada 11
Factos: O jogador marinho foi expulso aos 90+5 minutos, O Benfica esteve cerca de... Segundos em superioridade numérica?

O marinho entrou em jogo aos 74 minutos, viu um amarelo aos 86 e depois fez aquilo...
Jornada 14
Factos: O jogador diogo viana foi expulso aos 90+3 minutos, O Benfica esteve cerca de... Segundos em superioridade numérica.

O diogo viana já tinha um amarelo desde os 79 minutos e ainda teve aquela entrada a...
Jornada 15
Factos: O jogador tony foi expulso aos 65 minutos, O Benfica esteve cerca de 25 minutos em superioridade numérica.

O tony já tinha sido amarelado aos 20 minutos de jogo. Brincou com o Jonas. Perdeu a bola. Agarrou Jonas...
Jornada 22
Factos: O jogador andré simões foi expulso aos 60 minutos. O Benfica esteve cerca de 30 minutos em superioridade numérica.

Admito que foi uma expulsão invulgar, quantas vezes isto acontece com clubes lá de cima... Perder uma disputa de bola de forma limpa e desejar que o árbitro marque uma falta que não existe, é uma coisa. Verbalizar esse desejo com um "marca a falta filho da puta" já é outra. Talvez haja quem levasse a coisa na boa...
Jornada 23
Factos: O jogador esiti foi expulso aos 68 minutos, O Benfica esteve cerca de 22 minutos em superioridade numérica.

O esiti já tinha um amarelo desde os vinte e quatro minutos de jogo. Ele até se baixa para lá chegar com a mão... Estando o pé direito mesmo ali ao lado!
Jornada 24
Factos: O jogador hugo bastos foi expulso aos 62 minutos, O Benfica esteve cerca de 28 minutos em superioridade numérica.

O hugo bastos ainda não tinha sido amarelado (raro!) mas comete a falta que podem ver. As regras mandam e o Luísão já o sabe...
Jornada 25
Factos: O jogador tiago gomes foi expulso aos 60 minutos, O Benfica esteve cerca de 30 minutos em superioridade numérica.

O tiago já tinha sido amarelado aos 25 minutos. Sálvio já se preparava para entrar na grande área...

Estamos conversados no que respeita às imagens.

Segunda pergunta verdadeiramente interessante: Destas onze expulsões, nove delas caíram sobre jogadores anteriormente amarelados... Será que não sabiam disso? Se sim porque é que continuaram a jogar no limite?

Terceira pergunta verdadeiramente interessante: Só houve duas expulsões directas. Uma por palavras ao árbitro e outra por derrube de um adversário quando já só havia o guarda redes entre esse adversário e a baliza.
Façam a vossa análise, tirem as vossas conclusões.

A verdade, é que em Psicologia existe um conceito chamado de identificação projetiva no qual aspetos do próprio sujeito são negados e atribuídos a outro. Diz-se que é um mecanismo de defesa cujo objectivo é a transformação do pensamento de quem o ouve/lê de forma a que ele seja compreendido e o seu discurso aceite... É claro que só se deixa apanhar nesta lengalenga quem é ISTO.

PS1: Do Benfica, espero que se dediquem ao trabalho e que joguem futebol. Dos outros, desconfio que poderá ser mais do mesmo!

PS2: Como já devem desconfiar, este é um artigo que poderá a vir a ser modificado caso haja outros factos (expulsões) nas jornadas que faltam até ao final do campeonato. Este artigo vai figurar nesta página de modo a que não se perda o "contacto" com os factos.


E Pluribus UNUM

16 comentários:

  1. Extraordinário e trabalhoso post!
    Brilhante!
    Este post é digno de merecer honras de 1ª página em "O Benfica" e de um programa exclusivo na nossa BTV!
    Este blog e o seu brilhante proprietário e dinamizador, é cada vez mais um local de referência do Benfiquismo e de leitura obrigatória para todos os Benfiquistas e demais Desportistas amantes da Honra e da Verdade Desportiva!

    Bem hajas, Glorioso Minha Chama!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Pumba, estás imparável. Esperemos que, contigo, continue o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Para culminar em beleza era colocares aqui as expulsões perdoadas aos outros 2 clubeszecos que tanto gostam de morder em nós.....

    ResponderEliminar
  4. Ena... Vocês deixam-me sem palavras.

    Não recebo um cêntimo por tudo isto mas não há salário como o vosso feedback!

    Mais uma vez afirmo que não há brilhantismo mas sim Benfiquismo. Sou adepto de sofá mas fisicamente, sinto-me perfeitamente dentro da onda humana do clube... Essa é que dinamiza o clube. Saibam os jogadores, treinadores e dirigentes, fazer o que têm de fazer com a mesma intensidade com que nós adeptos levamos o clube ao «colinho»!

    PS: dlmd07, tenho uns vídeos no FB mas não é fácil encontrar mais devido às restrições da sportv.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom Minha Chama. Os elogios do amigo Perfeito Correia são mais que merecidos. Subscrevo-os na totalidade.
    Este trabalho merecia divulgação. Só não sei é como a fazer passar daqui para ourltros horizontes mais largos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ser sincero, não sei todos os adeptos do Benfica têm cabeça para isto. Até já falámos sobre isto.

      Pelo menos, quem tem este conhecimento em mente, já não se ir´a deixar levar pela tanga dos azuis. A coisa vai deteriorar-se ainda mais por causa do ponto que se perdeu.

      Penso que somos capazes de não ter problemas nos próximos dois jogos em casa e para isso é fulcral que JJ e os jogadores estejam a 100%. Mas antes do embate com o porto, temos de ir a belém. Benfica, sporting e belenenses são "filhos" da mesma cidade mas a inveja ancestral transformou-se me pequenos ódios e os azuis do restelo até são liderados por um dragão de ouro... Que faz negócios com o Benfica.

      Este é um contexto difícil de escrutinar. Mas antevejo o regresso de olegário benquerença...

      Eliminar
    2. No meu caso é questão de tempo!

      Agradeço e muito este trabalho todo que tiveste com os gifs e a explicação do lance em si.
      Há muita gente (inclusivé muitos benfiquistas) que têm sido desde o início bombardeados com a conversa do "colinho". Outros que se deixam levar pela conversa de "deves ser o único benfiquista que não admite".
      Não, há muitos benfiquistas que não admitem. Aliás, há muitos benfiquistas que não admitem sequer que amantes de corruptos ou calimeros se refiram sequer a arbitragens.

      Baptizem o campeonato como quiserem, o Goebbels já morreu, e na era da tecnologia a informação não pode ser apagada.

      Eliminar
    3. Concordo com tudo Daniel, com uma excepção:

      " na era da tecnologia a informação não pode ser apagada."

      Infelizmente, a informação pode... eclipsar-se como por artes mágicas das plataformas de comunicação...

      Felizmente que eu guardo tudo o que publico.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  6. Parabéns belo trabalho...Com verdades e factos reais, porque nós Benfiquistas somos grandes em tudo até na transparência e na lealdade para com o futebol Português... Não nos deixamos denegrir com acusações infundadas,vamos á frente porque temos sido melhores doía a quem doer somos Benfica até morrer.Carrega Benfica...Abraço e obrigado pelo teu trabalho no qual honras-te o nome do nosso Glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa também, é que os adeptos do benfica tenham isto em mente porque andam a ouvir esta treta desde há meses...

      Faz parecer que é verdade!

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  7. Desculpa, reli agora com mais atenção, a confusão com as épocas 12/13 e 13/14 foi minha... Ignora o meu comentário.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Minha Chama uma glorioso abraço.
    vito g.

    ResponderEliminar
  9. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=939857

    pois, meus caros. o lopetegui já não falava em arbitragens há 9 dias. como daqui a 3 dias joga a meia final da taça da liga e depois volta o campeonato, há que voltar a pressionar as arbitragens vergonhosamente.

    mas o melhor da entrevista foi quando ele disse esta frase:

    "Não seremos campeões só por jogar bem."

    FUGIU-LHE A BOCA PARA A VERDADE... E JÁ PERCEBEU COMO É QUE SE GANHAM TÍTULOS NAQUELA CASA, DESDE 1982...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo