terça-feira, 3 de março de 2015

Histórias Do Sport Lisboa e Benfica

Quando há imagens, as palavras devem ser reduzidas. Sabe melhor ver do que estar a ler, deixar a mente ir pelo que vê e pelo que imagina.
Que o voo de/a Vitória seja imperial e numa consignado
A sede do Benfica, historicamente falando, foi aqui na Avenida Gomes Pereira número 17, que também foi uma sala de cinema com o nome de Cine Clube de Benfica
Final dos anos 50 (1958)
Anos 70
Este edifício era basicamente um complexo com várias instalações desportivas e lúdicas pertencentes ao Sport Lisboa e Benfica. O campo de futebol utilizado pelo clube até 1926,
existiu nas traseiras deste edifício, até que o clube se mudou para o Campo das Amoreiras.

Também se conta que o ringue de patinagem existente actualmente é o mais antigo do país e foi o berço do hóquei em patins português, estando a funcionar desde a sua inauguração em 1914. 

Avenida que ao cimo tinha uma estação de caminhos de ferro:
O edifício actualmente:
Século 21
Pelo que se conta e pelo que li (posso estar enganado), o clube foi crescendo. A sua actividade expandiu-se para a zona mais central de Lisboa e após cerca 65 anos de utilização, em assembleia geral de 6 de Abril de 1979 foi decidido permutar essas instalações...

Para a Rua Jardim do Regedor. Esta Rua já era um local com muita história no desenvolvimento da cultura e do comércio de Lisboa. Fora uma sala de cinema/teatro e um stand/oficina de automóveis antes de o Benfica ali chegar.

Aqui como cinema/teatro, ou animatógrafo... Um dos primeiros em Portugal
1898
Aqui como stand/oficina:
1905
1905
1908
A primeira foto que encontrei deste edifício já com a marca Benfica, é esta cuja a data desconheço:
Se alguém quiser contribuir, estejam à vontade pois o artigo será editado. Este edifício foi a secretaria geral do clube, tendo sido a sede do clube durante 1981 e 1987. Mais uma fotografia sem data:
Talvez dos anos 90... Mas não sei e automóveis não são a minha área. Mas a rua ainda permitia a circulação de veículos.

Aqui umas fotos mais recentes do edifício:
E a localização mais precisa:
Há, no entanto, rumores de que o edifício como o vemos agora,
Vai deixar de existir em 2017. Veremos...

Em 1987, a sede oficial do Benfica passou para o Estádio da Luz na Avenida General Norton de Matos... Segunda Circular que um dia foi assim:
Recentemente, o jornal a bola publicou uma entrevista com quatro "historiadores" do Benfica: José Augusto, Mário João, Artur e Ângelo. Fica aqui a publicação a qual recomendo vivamente. Foi uma delícia ler o texto, são opiniões sobre momento com mais de cinquenta anos:
Parabéns Sport Lisboa e Benfica.

E PLURIBUS UNUM

14 comentários:

  1. Rumo ao 34, com orgulho.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. Excelente e Grandioso quanto Glorioso trabalho! Obrigado e Parabéns Grande Benfiquista "A Minha Chama"!

    Duas notas, se me permites:

    1º - Fiquei maravilhado com algumas fotos, para mim inéditas. É que além do EDB do Glorioso Miguéns, que é uma "bíblia" do Benfica, eu e o meu irmão, em pequenos, líamos uma publicação do Benfica (que tem um exemplar no Museu Cosme Damião) que se chamava "O Benfica Ilustrado" e não me lembro de ter lá visto a maioria das fotos de edifícios que aqui revelas. Mais uma vez Obrigado!

    2º - Na entrevista aos 4 Gigantes ainda vivos, é revelado que a 3ª Final, com o Milão foi perdida pelo Fernando Riera. Queres saber uma coisa? O meu Pai, na altura, disse o mesmo, e ele percebia do assunto (tinha sido grande jogador). O certo é que o meu Pai, a partir daí (apesar de continuar Grande Benfiquista) deixou de interessar-se a sério pelo futebol. Tudo por culpa do Riera, que descaracterizou o futebol "em turbilhão", como ele dizia, que o Guttman tinha implantado e que era um autêntico rolo compressor.

    Não te maço mais (tinha conversa para horas....). Deixo-te o meu muito Obrigado e os meus sinceros e orgulhosos Parabéns, por tudo que fazes e...por seres Benfiquista!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... As finais perdidas de 60 são um mistério para mim. Talvez excepto aquela frente ao ManU onde Eusébio e outros estrategas da equipa forma constantemente ceifados durante o jogo e quando eu´sebio poderia ter feito o 2-1 mesmo no final... Já não tinha pernas. Tinha osso pele e hematomas...

      Publiquei este artigo após uma procura de dois dias pela net. Hoje tenho a sensação de que pode haver mais mas para isso tenho de mergulhar mais umas horas.

      O Benfica Ilustrado... Tenho anos dessas publicações, entre 1988 e 199 e qualquer coisa. Talvez devesse ter dado uma olhada nelas antes de publicar este artigo...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. O Manchester e a Selecção Inglesa tinham um fdgp exclusivamente para dar sarrafada no Eusébio, porque o gajo como jogador não valia um crlho. Era conhecido como o "assassino" pelos próprios ingleses. Chamava-se Nobby Stiles e era um FDGP desdentado. Ganda cabrão!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Quanto ao "Benfica Ilustrado" estás sempre a tempo. Lembro-me das histórias à volta da construção do Estádio, da campanha do cimento, etc. As ilustrações eram magníficas.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. O stiles sim... Há vídeos desse jogo só com imagens dele a arrear e o árbitro...

      Eliminar
  3. Amigo, compartilha aí as fotos originais via dropbox ou similar. Abraço!

    ResponderEliminar
  4. As informações que eu tenho é que o edifício do Jardim do Regedor vai ser transformado num hotel de charme (luxo). O que eu acho uma excelente ideia. Abrimos um novo ramo de negócios num local nobre da cidade de Lisboa. O Vieira não pára!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi isso que já li por aí...

      Não sei se, a ser verdade, irá ser um hotel do Vieira ou do Benfica.

      Eliminar
  5. nao e misterio nenhum o benfia foi roubado em 63 o trapattoni lesiounou o coluna de proposito e como nao havia alteraçoes o benfica jogou com menos 1 em 65 foi em casa do inimigo os corruptos italianos mafiosos do inter em casa na luz levavam cinco como disse o simoes em 68 pronto foi a perdida incrivel do eusebio a minutos do fim o benfica ja nessa altura era odiado e os benfiquistas tem de defender mais o benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, peço-lhe que escreva Benfica com B maiúsculo...

      De resto, tudo em consonância com o que eu penso.

      Eliminar
    2. Eh pá, que salganhada.. Não é que deixe de estar correcto, de modo geral, o historial da situação dos anos 60, que o Anónimo 5 de março de 2015 às 01:17 escreveu.
      Posso fazer uns reparos? Não se ofenda, é por bem.
      1º - Quem escreve num Blog do Benfica, ainda por cima, neste Glorioso "A Minha Chama", deve fazê-lo à Benfica, isto é, com o menor número de erros gramaticais e de sintaxe.
      2º - A palavra Benfica, é SAGRADA! Tem de ser respeitada, e isso começa logo pelo B que deve ser SEMPRE maiúsculo.
      3º - Na final de Londres com o Milão, realmente aleijaram e incapacitaram o Coluna, mas ao contrário da corrente geral, não foi o Trapattoni. Eu vi, em directo, na televisão, o jogo de Wembley. Estávamos a ganhar 1-0 (golo de Eusébio) e um gajo italiano partiu o pé ao Coluna, mas, muito mais tarde, o próprio Coluna, afirmou que não foi o Trapattoni. A partir daí, só deu Milão e o brasileiro Altafini marcou os 2 golos do Milão. Além de tudo isso, o Benfica, então com Riera, já jogava um futebol mais pausado e por vezes irritante, senão, até ao Coluna se ter lesionado o Benfica já estaria a ganhar por 3 ou 4 bolas. É preciso também lembrar que o fabuloso José Águas, tinha deixado de jogar no Benfica, e, apesar do Grande José Torres, não era a mesma coisa. Nem 100 Torres todos juntos valiam por 1 só José Águas, que era fenomenal.
      4º - A final perdida para o Inter em S. Siro, foi épica. Demos uma lição de futebol na casa encharcada e enlameada dos gajos, que tiveram a sorte de o brasileiro Jairzinho, ter marcado 1 chouricito, sem saber ler nem escrever. O resto da história dessa final, toda a gente sabe.
      5ª - A final de 68 em Wembley, contra o Manchester United, foi no prolongamento, em que o George Best fez um jogão. Não se pode ganhar sempre. Há que dar mérito ao adversário.
      6º - Diz que em 68 o Benfica era odiado? Só se fosse por alguns idiotas, cá em Portugal, porque no Estrangeiro era admirado e respeitadíssimo.

      Nada mais.

      Viva o Benfica!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo