sexta-feira, 10 de julho de 2015

Jogos Imortais: S.L. Benfica 3 sporting 3 (7-6 agp)

E que jogo foi este que teve lugar no Estádio da Luz a 26 de Janeiro de 2005. Era uma partida a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de 2004/2005 e o sorteio quis que se encontrassem dois dos naturais candidatos à vitória final... Foi um jogo de superação que transbordou de qualidade e emoção.

O sporting, à primeira vista, apresentava um plantel de melhor qualidade mas o Benfica jogava no seu estádio e tinha Trapattoni ao leme. Estava a ser uma época estranha no futebol português: O porto era uma banalidade, o Benfica estava pouco melhor e o sporting, habituado a mendigar sobras do seu amigo nortenho, não sabia estar na frente.
Os Heróis

Se por um lado tínhamos (só refiro jogadores de campo) Simão Sabrosa, Luisão, Ricardo Rocha, Miguel, Petit, Manuel Fernandes (em ascensão), Geovanni e Nuno Gomes; Por outro lado já não tínhamos um backup de qualidade que pudesse dar garantias de estabilidade e proporcionar uma melhor rotação. Tiago tinha ido á sua vida, Sokota e Mantorras tinham uma débil condição física (se bem que o Angolano foi tremendamente útil) e Alcides, André Luís, Bruno Aguiar, Amoreirinha, Argel, Everson, Paulo Almeida, Carlitos, Karadas e Delibasic eram... Enfim, eu queria que eles fossem mas eles nunca foram capazes de sequer tentar.

Nuno Assis, se não me engano, ainda não tinha chegado. João Pereira, Fyssas, Dos santos eram bons jogadores mas nada de transcendental. Plantel curto que foi muitíssimo bem espremido pelo treinador italiano.
A batalha pela bola
Já o sporting dava a entender possuir mais e melhores argumentos. Lutou até ao fim pelo título de campeão e foi à final da Liga Europa. Mas tudo se esfumou em dias. O mesmo aconteceu com o Benfica há três épocas a trás.

Eram os oitavos de final e o Benfica até já tinha perdido com o sporting duas semanas antes para o campeonato (2-1 a 8 de Janeiro) e tinha acabado de ser derrotado pelo beira mar para o campeonato (22 de Janeiro). A malta engolia em seco... Lá se vai a taça porque o campeonato já se foi e as provas europeias idem...
O despique pelo chão

Mas... As coisas não foram bem assim. O campeonato foi conquistado e foi uma pena que o clube não tivesse tido cabeça para conquistar a Taça de Portugal uma vez que se preferiu andar a festejar em vez de preparar a tal final da Taça...

Voltando a este jogo, que é o que interessa, o Benfica chegou a esta eliminatória após eliminar os seguintes adversários:

Quarta Eliminatória: O oriental de Fernando Chalana (um gigante histórico do Benfica) com o resultado final de 3-1. Golos de Sokota (22' e 71') e de Geovanni (61'), tendo maquemba marcado para o oriental aos 74'.
O Despique nas alturas
Quinta Eliminatória: O oliveirense com o resultado final de 4-1 só obtido após o prolongamento. E que jogo complicado foi uma vez estivemos em desvantagem desde o minuto 25 e só empatámos por Simão na segunda parte (55'). No prolongamento, o adversário já sem pernas cedeu: cristiano (95' na própria baliza), Sokota (111') e Geovanni (113') foram os marcadores.

Partíamos, então, com pouca dose de favoritismo mas fomos capazes de nos superar. Foi um espectáculo que merece ser sempre recordado.

Trapattoni, sem Miguel e Sokota por lesão, entendeu povoar mais o miolo da equipa com a entrada de Bruno Aguiar. Talvez esperasse que um homem a mais fosse o suficiente para bloquear o meio campo do sporting. Depois o resto era com Geovanni, Simão e Nuno Gomes.
A intensidade em cada lance
O Benfica até se adiantou no marcador mesmo no despertar da partida. Mas não foi capaz de segurar o meio campo adversário e ao invés foi aprisionado de forma até fácil por viana, barbosa, custódio, rochemback e rogério. Quem não aguenta sofre e o sporting, aos dezasseis minutos, deu a volta ao marcador. Podem, os sportinguistas queixar-se da sorte porque o Benfica até voltou a empatar a partida cerca de cinco minutos depois, através de um golo (segundo) de Geovanni a fazer uma recarga a uma defesa incompleta de Tiago após uma bomba de Petit... Mas são coisas do jogo...

Até ao intervalo o sporting baixou o ritmo, o Benfica que entretanto tinha perdido o contributo de Ricardo rocha (por lesão) agradeceu e nada mais aconteceu.

Trapattoni (a quem os sócios foram um pouco deselegantes - vejam mais abaixo) deve ter gritado tanto no intervalo... É que na segunda parte, sem golos mas com muitas oportunidades, o Benfica foi mais forte se bem que com pouca pontaria. Como ninguém acertou foi-se para o prolongamento onde aconteceram duas preciosidades: Os golos de paíto que com 109 minutos nas pernas ainda foi capaz de fazer aquele sprint... E de Simão, com 116 minutos no lombo ainda teve capacidade mental para focar e força para fazer aquele míssil teleguiado... Um espectáculo! Do melhor que vi!
A merecida alegria de uns
Foi necessário ir ao desempate através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade. Sim, eu acredito que a este nível é uma mistura entre ciência e fé... Uma pequena e injusta loteria! Mas é melhor do que sortear um vencedor por moeda ao ar.

O Benfica foi pragmático mas o sporting também, já que foi necessário ir a uma segunda ronda de pontapés para apurar o vencedor. Nenhum guarda-redes defendeu um único pontapé e nenhum pontapé falhou a baliza (se pensarem que os ferros e as redes fazem parte da baliza). A eliminatória ficou decidida numa questão de milímetros... Na bota de garcia e na trave daquela baliza do Estádio da Luz.
A merecida glória dos outros... Os vencedores
Lembro-me de ter dado os parabéns a alguns amigos sportinguistas que por me conhecerem, entenderam a minha intenção. Foi justo porque qualquer um poderia ter ganho mas foi injusto porque talvez ninguém mereça uma derrota obtida de uma forma que não oferece hipóteses de resposta.

Arbitragem? Bem, o árbitro de setúbal, antónio costa, arbitrou um jogo de grande potência física. Mostrou seis amarelos aos jogadores do Benfica e cinco amarelos mais um vermelho aos do sporting (estatística das faltas lá em baixo)... Não houveram casos dentro das áreas mas houve sim dois casos fora delas: O segundo golo do sporting, parece que é obtido em posição irregular por liedson. A expulsão de viana é muito exagerada, deveria ter visto no máximo amarelo (isto aconteceu já no prolongamento antes dos dois golos).

Fica a reportagem do jornal a bola (com publicidade e tudo), que naquela altura já estava a ser comido pelo sistema.
Fica o vídeo que demorei dias a fazer mas que adorei fazer porque o espectáculo foi grandioso e merece ser recordado... Tem a qualidade que me foi possível obter/dar...
E parece que ganhou quem valia menos... Onde é que já ouvi/li isto?

E Pluribus UNUM.

6 comentários:

  1. Esta tua ideia de rever jogos épicos do nosso clube é fantástica.
    Tenho pena que a BTV não opte também por mostrar tantos e tantos jogos grandiosos que sabe bem recordar.
    Não entendo. Os canais de clube, lá fora, todos eles o fazem e nós....
    Tens alguma explicação? Tens alguma infuência para o propor?
    Era fiche....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A BTV, no seu programa Vitórias e Património, tem vários episódios sobres grandes jogos do Benfica.

      A forma ou o formato é que não está bem explorado, na minha opinião claro. Neste blogue, faço-o de forma diferente com recurso à minha memória (quando é possível), a jornais que tenho guardados, a fotos e a vídeos.

      Por acaso, não uso muito esses episódios como base de dados porque aquilo não é bem do meu agrado.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  2. Muito Bom.
    Aviva a memória de tal maneira que recordei vários jogadores com muitas saudades.
    O melhor canal AMCTV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que há jogadores naquele plantel que deixam excelentes recordações. No meu caso: O Simão, o Petit, o Ricardo Rocha, o Geovanni. E até o Aguiar, o Nuno Gomes e o Mantorras.

      Excelentes jogadores ao serviço do Benfica, cada qual com as suas características.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  3. E muitos tugas naquela altura.
    Grande jogo, grande época.

    "E parece que ganhou quem valia menos... Onde é que já ouvi/li isto" - bom pronúncio para com humildade e trabalho conseguirmos o tri.

    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que importa: Trabalho!

      Se assim for, meio caminho está feito para que maio de 2016 se apresente 2favorável".

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo