sábado, 1 de agosto de 2015

Jogos Imortais: Boavista fc 2 S.L. Benfica 3

Mais um grande jogo em retrospectiva aqui no AMC e, creio que, mais uma pequena polémica de fazer subir a temperatura no local dos comentários... Este blogue é assim e a história do Benfica também.

Factos serão sempre factos e opiniões idem. Cada um é livre de se expressar aqui mas tenho um nível de expressão que exijo pelo que...

Vamos lá então ao grande jogo de Sábado, 10 de Abril de 1993, o boavista-Benfica.
Convém contextualizar um pouco o que se passava. O Benfica tinha contratado Paulo Futre para fortalecer ainda mais um plantel que tinha sido mal gerido à nascença por um tal de ivic. Toni, mais uma vez, tinha vindo em socorro e endireitou as coisas imprimindo uma nova velocidade à equipa, erguendo-a de uma aparente queda anunciada meses antes...

Essa queda não era fruto da qualidade do porto e do sporting. Era sim fruto da qualidade do porto, do sporting e do trabalho de toupeira de árbitros como o calheiros, mário leal, donato ramos, carlos covarde valente (árbitro em duas das quatro derrotas... As primeiras duas em famalicão e alvalade...) miranda de sousa, pinto correia e este fortunato azevedo, um verdadeiro rato de esgoto que na época anterior tinha oferecido o título numa bandeja aos do porto clube...

Uma nota curiosa da época foi que cada vez que o Benfica aplicava a chapa 5, empatava no jogo seguinte... Foi assim frente ao paços de ferreira (5-0) a que se seguiu um empate em Belém; frente ao espinho (5-1) a que se seguiu um empate em Faro e frente ao marítimo (5-1) a que se seguiu um empate frente ao estoril... Devia ser para refrear o ímpeto...

À partida para esta jornada, o Benfica tinha não só um ponto de atraso como tinha um jogo a mais que o porto... Já em 1993 se adiavam jogos de maneira esquisita como poderão aquilatar pelas palavras de Eládio Paramés lá mais para baixo.

Felizmente que nesta mesma jornada se disputava um porto-sporting, era um Sábado de grande futebol para a cidade do Porto. Essa partida terminou a zeros o que dava a oportunidade de o Benfica ficar empatado na classificação. Infelizmente foi também um sábado chuvoso que tornou o relvado do Bessa numa autêntica piscina e dificultou ao máximo o trabalho de grandes jogadores como Futre, Rui Costa e Pacheco mas que, por outro lado, permitiu a Iuran e Isaías demonstrar o quanto o poderio mais físico poderia ser uma autêntica chave mestra para um ferrolho bem duro de abrir.

Sem João Pinto, o Benfica tinha perdido Kulkov para a selecção Russa mas, com muita diplomacia, tinha conseguido ficar com Iuran para esta partida... Ainda bem! Face às condições do relvado, Toni decidiu colocar uma equipa com um pouco mais de tracção. Rui Águas, Paneira e José Carlos ficaram no banco.

Mozer e Hélder a centrais, Schwarz e Veloso nas laterais com Futre e Pacheco à frente. Isaías, Rui Costa e Sousa na batalha o miolo e Iuran na função de cão danado sem morada certa. Esta era a receita para o jogo frente a uma equipa de média qualidade que fazia da cacetada constante (bobó, nogueira, venâncio, caetano, sousa, nelo e afins) e da arte dos avançados (Marlon, Ricky e Artur) a sua chave para o sucesso (eram quarto classificados).

O Benfica estava a milhas do boavista mas tinha de o provar em campo/piscina...

As coisas começaram logo da pior maneira: Hélder faz um corte de risco mas limpo e fortunato azevedo marca falta e mostra o cartão amarelo ao central. Do livre saiu um canto para o boavista e do canto primeiro golo dos axadrezados.

Por entre o erro do árbitro e a qualidade do avançado Marlon (excelente domínio de bola naquela piscina), ficava um péssimo momento global da equipa que demorou uns valentes minutos a encaixar-se em campo e a construir rotinas... Azar! Sofreram um golo e tiveram de ir para cima do adversário sem mais demoras.

Por entre tanta porrada que os jogadores foram levando, a equipa conseguiu dar a volta ao resultado e até poderia ter chegado aos quatro ou cinco golos de diferença. Jogou grande futebol e desperdiçou muito golinho - a perdida de Futre figura nos anais do futebol não é? Era o jogo dos panzers do Benfica: Iuran e Isaías deram cabo da defesa do boavista.

Mas de erros/más opções individuais também vive o futebol e/ou os adversários do Benfica. Hélder e Neno ajuizaram da pior maneira o que fazer em duas jogadas e o Benfica, viu-se a jogar com menos um jogador de campo e a ganhar só por um golo de diferença! Toni tinha entretanto feito as duas alterações possíveis entre as duas expulsões pelo que restava lutar e dar o litro até ao final.

Foi um jogo eletrizante até ao fim. Com o Paulo Sousa a guarda-redes (decisão do próprio a demonstrar coragem), o Benfica meteu-se à frente da baliza e tentou impedir dentro do que era possível, cruzamentos e remates de longa distância de modo a proteger o seu guarda-redes. Quando tal não foi possível, Sousa revelou uma inaudita aptidão para aquela posição. Fez uma excelente defesa, segurou bolas com firmeza e socou outras tantas com tremenda segurança.

O jogo chegou ao fim e o Benfica conquistou os três pontos, ficando empatado no topo da tabela com o porto clube. O Jogo tornou-se também num tónico adicional para o plantel e para os adeptos no que diz respeito aos restantes jogos do campeonato, dentro da perspectiva que a equipa se iria galvanizar e recuperar o título de campeão. Infelizmente, tal não sucedeu... Os casos guímaro, xico silva e cosmos haveriam de explicar porquê!

Este campeonato, seria perdido em Aveiro um mês depois. O beira-mar (agora nos distritais) foi um dos clubes que iniciou a estranha capacidade de transmutação no futebol português: gigante contra o Benfica a 16 de Maio e manteiga derretida 15 dias depois... Ganharam ao Benfica por uma bola a zero num jogo em que calheiros (a trabalhar para as férias brasileiras) expulsou dois jogadores do Benfica! Contra o porto... Incrível como veiga trigo não assinalou um penálti contra o porto ainda no começo e outro depois do golo do porto! Talvez porque teria de expulsar o defesa e guarda-redes do porto... Incrível como o fiscal não assinalou a posição irregular de timofte no lance que ditou o resultado final...

Em relação ao trabalho do árbitro nesta partida, e uma vez que pude ver o jogo todo de novo de modo a refrescar a memória, foi muito mau mesmo! Se alguns afirmaram que o primeiro golo do Benfica foi irregular uma vez que Iuran estaria em fora-de-jogo aquando do passe de Isaías, eu coloco a imagem do momento do passe e pergunto como é que podem ter tanta certeza...
Este fortunato azevedo teve uma actuação assustadoramente permissiva. Fechou sistematicamente os olhos à violência com que os jogadores do boavista travaram os jogadores do Benfica, muito à imagem do recentemente despromovido marco ferreira. A única coisa que podem dizer que ele pode ter feito e que pode ter beneficiado o Benfica, foram os dois minutos de desconto que deu na segunda parte... Mas isso...

Tudo isto, mas principalmente os golos deste jogo imortal... Vão agora poder ver num resumo bem alargado:
O jornal A Bola publicou a seguinte crónica no dia seguinte:
Gostava que reparassem nos seguintes pormenores desta capa e que se referem ao jogo porto-sporting: Os nomes de supostos jornalistas e as imagens do clube que estão por cima dos seus nomes... Se lerem com atenção, por cima do serpa está a imagem do porto; Por cima do rui santos a imagem do sporting... Taxativo não é? Devem ter ido ver os seus clubes... À pala!
Para terminar, este jogo também produziu um novíssimo herói que infelizmente se tornou efémero. Paulo Sousa, o Eddie Vedder do futebol luso, tornou-se o "Man Of The Hour". Ainda novo, era já o patrão do meio-campo do Benfica e em vias de se tornar o patrão do miolo da selecção nacional.

Mas despediu-se do Benfica cerca de dois meses depois desta partida. Numa situação financeira difícil, o Benfica colocou-se à mão de semear quando os salários começaram a ficar em atraso. Depois, o sistema tratou de armar a cilada e o resto é conhecido...

As seguintes palavras reflectiram-se na parede que outrora era uma multidão que o adorava: “Nunca, no Benfica, andei a enganar o clube. Dediquei-me, lutei, esforcei-me. O problema de muitos clubes e também do Benfica é que existem pessoas hipócritas e mentirosas”.

Foi ganhar mais para os vizinhos durante uma época. Também terá ganho um chorudo prémio de transferência... O Benfica vingou-se com um esclarecedor 3-6 (8-4 no total).

Pessoalmente passei ao lado do caso. Sofri um acidente de viação e estive inconsciente durante semanas. Depois de recuperar, recebi a visita de um amigo sportinguista que me deu a notícia. Com o pensamento de que tive a minha vida presa por um fio, a saída dele (e de Pacheco) não me distraiu muito.

Fiquei triste, uma coisa é ser nosso de nascença e outra é ser nosso por adopção, mas o importante era o Benfica continuar. Quando a ambição não olha a meios, deixamos de poder pedir desculpa. O pior é quando se espera que a memória seja curta:
Mas a vida seguiu o seu caminho e ele não mais voltou a trabalhar em Portugal a não ser pela selecção... Se bem que me parece que se anda a fazer ao piso! O Benfica sempre à frente de todos pá.

Tenho publicado artigos sobre jogadores e jogos cuja intenção, espero, tenham entendido. Mais uma vez o futebol português está a espernear e resta-nos saber para que lado: Para cima ou para baixo. No computo geral, o Benfica seguiu o seu caminho... Alguns dos que tiveram papel decisivo na saída de Paulo Sousa, trabalharam e/ou trabalham com o actual presidente.

Como todos os artigos com esta tipologia, este também poderá sofrer transformações uma vez que encontrei muito poucos elementos multimédia sobre a partida.
E Pluribus UNUM

9 comentários:

  1. Grande Recordação / Grande Jogo.
    Excelente trabalho.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já escrevi, é um prazer fazer este registo de grandes momentos da história do Benfica aqui no blogue.

      Os Benfiquistas merecem que a história seja guardada e que esteja à distância de um clique do rato.

      Quem agradece sou eu Paulo

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  2. Fantástico,um dos jogos marcantes da minha adolescencia.Tinhamos naquela altura provavelmente o plantel mais forte que alguma vez vi no Benfica.Para além daquilo que já foi descrito sobre o monte de merda do paulo sousa(continuo a odiá-lo visceralmente,pois quem passou por aquilo que as osgas gozaram devido ao baixo nivel deste parasita,quando se decidiu equipar de irmão metralha,nunca lhe poderá perdoar a sua atitude),o destaque vai para o enorme Isaias,que nesse jogo marcou um golo simplesmente soberbo,sem esquecer um dos maiores falhanços que eu vi,feito pelo Futre.Outra situação que é de registar,prende-se com o facto de nessa altura o Benfica estar recheado de grandes jogadores portugueses e de estrangeiros de qualidade superior.E o que dizer de um dos proenças da altura,aquele palhaço de merda execrável do fortunato corrupto azevedo?Simplesmente a arbitragem tuga dos anos 90 no seu explendor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o plantel 1992/93 foi o melhor que eu vi... Ligeiramente superior ao de 1990/91, talvez com a falta de Ricardo Gomes.

      Quando elaborei o artigo ainda não tinha visto o jogo de novo... Foi um fartote de rir a arbitragem do azevedo (ele que traiu o xico silva para safar a pele, penso eu de que). O boavista nem com 8 acabava se o árbitro tivesse sido isento...

      Em relação ao Sousa, há uns tempos soube mais uns pormenores do caso de 1993. Nada a fazer, ele já se fez ao piso mas creio que o Benfica não irá deixar... O Benfica dos Benfiquistas claro.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. Essa do "irmão metralha" esta fixe.
      A equipa que temos hoje só deve seguir o exemplo. Muito trabalho e vontade de vencer.
      Aquele falhanço do Futre não lembra nem ao careca, mas valeu pelo jogo emocionante.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  3. Sou socio á 21 anos e a unica situação que me faria deixar de o ser,seria o dia em que este monte de trampa acéfalo voltasse a ter qualquer cargo no Benfica.O plantel de 90-91 tambem estava praticamente ao mesmo nivel,estavam lá Valdo,Ricardo e Thern,portanto a diferença é muito ténue.Aliás esse campeonato de 92-93 entra nos anais da história da podridão que se arrasta no nosso futebol desde que aquele porco ressabiado foi para presidente dos corruptos.Já agora peço ao administrador do blog que continue este maravilhoso trabalho,então a época de 93-94 tem muitos jogos inesqueciveis.

    ResponderEliminar
  4. Alexandre, podes recordar dois jogos de 1993/94 aqui no blogue:

    Bayer Leverkusen 4 Sport Lisboa e Benfica 4 (1993-1994).
    Sporting CP 3 Sport Lisboa e Benfica 6 (1993-1994).

    O jogo do 3-6 foi revitalizado com novos fotos, e penso que já o viste.

    Em relação à época 93/94, recordo-me do Benfica 2 sporting 1, do porto 3 Benfica 3 e do Benfica 2 porto 0 que foram muito importantes para a conquista do título. O dos 8-0 ao Famalicão.

    Também me recordo do Benfica 2 parma 1 onde fizemos um jogão mas que não conseguimos mais golos... Sabe-se lá porquê!

    Mas para fazer artigos, seria necessário ter os vídeos desses jogos com alguma qualidade e substracto. Seria também importante ter os jornais e não tenho bem a certeza se os tenho. Terei de ir ao baú...

    ResponderEliminar
  5. Grande trabalho!
    Nunca me perdoei não ter visto este jogo em directo. Lembro-me de ter calhado por tempos de férias escolares (de Páscoa) e fui para o Algarve com uns vizinhos que, apesar de Benfiquistas, não ligavam grande coisa para a bola. No dia seguinte liguei com o meu irmão que me contou as incidências do jogo e, se já não me perdoava por não ter visto em directo, então depois é que ficou sempre aquela sensação de vazio...
    Já que falaram da podridão que se passava - e ainda passa, só não tão à descarada -, em 1992/1993 fui ver o Beira Mar - Benfica (sou de Aveiro) no antigo Mário Duarte apitado pelo grande e saudoso Carlos Calheiros (ou José Amorim, como é conhecido nas agências de viagens). Conclusão: uma roubalheira monumental, com penaltis perdoados ao Beira Mar, foras de jogo incríveis, uma dualidade de critérios impressionante nos cartões mostrados, etc., conseguiu expulsar o Pacheco e o Yuran e depois o Beira Mar lá conseguiu ganhar o jogo muito perto do fim com um golo do Dino. Foi um dos grandes dias do Sistema já que horas mais tarde o clube corrupto ganhava, em mais uma "vitória à porto", o seu jogo em Chaves, com um "penalti" marcado por um mergulho (!) do domingos para aí um metro atrás da linha da grande área (!!).
    Foram dos jogos que me fizeram crescer porque eu era um miúdo inocente, que adorava futebol e que achava que o futebol era um desporto sério e onde ganhavam os melhores... Digam lá se não era um grande totó?! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa altura, eu já estranhava muito mas ainda era um pouco totó ;)

      Vai se ganhando consciência com o avançar da idade.

      Saudações Gloriosas Pedro

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo