terça-feira, 1 de dezembro de 2015

2015-2016 11ªJ: S Braga 0 SL Benfica 2

Cumprido! Os três pontos vieram merecidamente da Pedreira para a Catedral.

Ontem, RV modificou o seu esquema e isso foi muito importante, como tivemos a oportunidade de ver na parte final da partida. Jogou com um avançado não muito fixo mas como se o fosse, depois com três médios ofensivos móveis, dois médios mais defensivos mas que não se coibiam de lá ir à frente, os habituais quatro defesas mais o imperador!
Com união é mais fácil
Deste modo meio campo do Benfica foi mais coeso, teve mais poder de choque e de reacção face às transições ofensivas do braga. De acrescentar a inclusão de Fejsa! O Sérvio é outra coisa e enquanto tem condições físicas é muito melhor do que qualquer outro jogador. Preenche bem os espaços, é capaz de vir ao meio campo adversário pressionar/cortar linhas de passe... Enquanto dura é bom!

E vimos enquanto houve pernas, o Benfica muito irrequieto no miolo. Matava as tentativas de construção de ataque ao braga, obrigando-os a fazerem muitas vezes jogo directo. Com dois avançados bem altos e móveis, o braga abriu as hostilidades mas não foi eficiente. O Benfica respondeu de imediato e foi mais eficaz...
O braga endireitou-se, voltou a tentar mas não concretizou e na resposta o Benfica criou e concretizou... Até parece simples não é?
Mas com o segundo golo o Benfica tratou de secar a fonte ao adversário, acabando por eventualmente secar a sua também. É certo que o braga na parte final da primeira parte andou mais perto da baliza do Benfica mas Júlio César estava lá para tudo.

Na segunda parte mais do mesmo. O Benfica prudente na criação de lances ofensivos de modo a não ser apanhado de surpresa com aquele jogo directo. Mas essa prudência toda acabou por paulatinamente ir fazendo com que a equipa recuasse mais do que seria necessário. Felizmente que não sofremos nenhum golo e houve várias oportunidades do braga para que isso acontecesse, mas se isso tivesse acontecido, poderíamos ter criado ali um belo imbróglio.

Começa a dança das substituições e a primeira ditou as restantes... Já sabia que o Cristante iria entrar. Já sabia que Carcela dificilmente iria entrar porque é evidente que não tem ainda muita cultura de jogo em equipa. Lindelof só entraria em caso de sufoco... Sobravam Jonas e Jiménez! A ideia de RV em refrescar o ataque de modo a promover uma maior pressão sobre a fase de criação de jogo do braga, poderia ter resultado se Jonas estivesse com melhor espírito. É que RV alterou o esquema de 4-5-1 para um 4-4-2 que não funcionou lá muito bem ofensivamente... Talvez no âmago dos jogadores já só estivesse a ideia de fechar a porta e esperar que o jogo acabasse!
Acabou e o Benfica foi um digno vencedor e o braga um digno vencido pois jogou muito bem, por vezes um pouco melhor do que o Benfica!

Algumas frases a respeito de alguns jogadores:

A dupla de centrais tem de trabalhar mais as suas rotinas. O braga abusou muito do jogo directo para os seus dois avançados que ganharam muitas bolas de cabeça a Jardel e Lisandro. Qualquer central joga bem com Luisão mas quando não está o capitão... Toquem a trabalhar essas rotinas e esses posicionamentos pessoal, houve alturas em que...

Laterais: Estiveram relativamente bem especialmente o Almeida que deve gostar destes jogos de grande entrega física.

Renato: Hoje teve um jogo mais difícil, pareceu-me. Mas fez uma grande exibição. Correu até não dar mais, demonstrou que sabe colocar-se em campo, que tem boa recepção de bola, que a sabe conduzir de cabeça levantada... Sabe ser golias e formiguinha! Não sei se Fejsa está para ficar porque se for esse o caso, o Samaris vai ter de se por a pau!

O trio de médios Gaitan, Pizzi e Guedes: Interessante sem dúvida esta colocação, como já o defendi tantas vezes... O conceito de volatilidade também se refere ao não ter uma só posição e explodir a partir daí. Também significa ter um meio campo em que todos sabem o que têm de fazer e por isso não estão fixos. Enquanto houve pernas, deu para observar que algumas rotinas começam a ser realidade. Neste esquema, já com Sálvio, sacrificava o Pizzi!

Os avançados fizeram o que lhes competia: Ser a primeira força de intervenção do Benfica. Mitroglou esteve mais interventivo porque a equipa ainda tinha pernas. Jiménez teve azar porque não teve tanto apoio como teve o seu colega Grego!
Grande Imperador
Foi uma vitória importante porque foi contra uma equipa que está a revitalizar-se com, penso eu para já, com bons profissionais... Depois veremos não é? Três pontos quando as capas da desgraça já estavam prontas para fazer o funeral ao Benfica e a RV. Vão ter de aguentar mais uma semana...

Falta escrever sobre aquela coisa que se chama hugo miguel e que é árbitro. Se na primeira parte, em que assinalou o que tinha de assinalar para ambos os lados, fiquei admirado e cheguei a pensar que teríamos o jogo de futebol com uma arbitragem decente... Na segunda, e após os famosos intervalos da pedreira, o hugo voltou a ser o que sempre foi: Um imbecil crónico!

Houve uma disputa de bola entre Lisandro e um avançado do braga aos 64 minutos que motivou protestos por parte dos bracarenses. Poucos protestos para uma jogada em que Hassan aparece nas costas de Lisandro e se joga para cima dele uma vez que não chegava à bola...

Aos 76 minutos é que houve penalti, fica à vossa consideração:
Aos 77 minutos, o Renato foi agredido por um tal filipe augusto...

Ganhámos e é altura de todos descansarem, recuperarem e começar a preparar o próximo embate.

PS1: O porto e o sporting também ganharam as suas respectivas partidas por um-zero. O porto com muitos assobios, um guarda-redes que vai do inferno para o céu em poucos dias e um presidente que mais uma vez foi constituído arguido e mais uma vez deve...
O sporting com... Sorte?
E com sorte...
Quando a sorte cai assim de onde menos se espera...

Ainda referente ao sporting, ou àquilo que se chama sporting porque agora é gerido por matarruanos meio rafeiros, o Sport Lisboa e Benfica emitiu um comunicado interessante que poderão ler aqui. Parece-me que a SAD do Benfica coloca fé... Ou confia nos órgãos jurisdicionais desportivamente competentes. Bem, "gato escaldado tem medo de água fria tem medo", e a competência desses órgãos é inexistente uma vez que ou são cegos, surdos e mudos, ou não deveria ser necessária esta participação disciplinar por parte do Benfica.

PS2: Para quem se interessa nas movimentações que andam a ter lugar por debaixo dos cobertores, fica a notícia, já conhecida (de há uma semana) de que o Benfica ganhou mais um prémio estrategicamente importante: Marca do Ano para a Meios & Publicidade e Marca de Excelência na Gala Superbrands.

E porquê um prémio estrategicamente importante?

Porque nos últimos dias, tem vindo cá para fora que a Altice/PT (que já comprou os direitos de transmissão da PL - Ai BTV) quer entrar na festa das transmissões futebolísticas em Portugal agora é a NOS a fazer a sua incursão... Sabendo que o porto recebe 20 milhões por ano e o sporting 14... Será este o caminho a seguir?

Não se esqueçam que o porto, no seu contrato com a sportv, tem uma cláusula que dita ter de receber no mínimo 80% do que a sportv possa pagar ao Benfica. sabendo nós que a NOS e o joaquim oliveira sempre foram muito amigos... E que a sportv detém 10.1% do capital do porto clube...

Bem, pondo este lixo de parte, e voltando ao essencial, o Benfica parece estar em crescimento. Resta que quem o dirige, saiba o que anda a fazer porque os adeptos cá estão para tudo o que seja/esteja relacionado com apoiar.
E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. O Benfica não fez uma exibição brilhante, mas fez um bom jogo. Entrou muito forte e depois controlou o jogo da melhor forma. Podiam existir mais golos não fosse o árbitro um ladrão.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez um jogo mais global em que todos os sectores estiveram mais unidos.

      O certo é que poderíamos ter sofrido golos como eles também poderiam ter sofrido mais. Mas isso, depois da tremenda eficácia inicial, é redundante.

      O que interessa agora é aumentar os equilíbrios entre os jogadores. Por exemplo:

      Estará Fejsa em condições de continuar a dar o seu contributo? Se sim, será justo retirar o Renato da equipa ou aproveitar que ele está em ascensão?

      E Jonas? Sendo um artista da bola, não poderá RV tentar melhorar posicionamentos de forma a que o seu rendimento volte ao nível normal?

      Gaitan a "vagabundo"... Parece-me evidente que o Benfica pode beneficiar disso mas teria de ter outro estilo de jogo e com Gonçalo Guedes em bom plano que é que iria sair? Mitroglou e/ou Jiménez? Ou o Pizzi?

      Já nem falo do regresso do Sálvio (para breve) e do Samaris (já disponível após cumprir castigo).

      Eliminar
    2. Tem-se pedido tanto o Gaitán a 10, mas ontem acho que ele fez um jogo bastante pobre. Há uma jogada perto do final em que ele recebe a bola no grande círculo e, com boas hipóteses de progredir verticalmente para depois entregar quer à esquerda quer à direita, ele faz uma diagonal para a direita quase chocando com o Renato que estava encostado à linha esperando fazer tabela , não lhe tendo passado a bola e indo enfiar-se entre dois jogares adversários, mesmo em cima da linha lateral, tendo perdido a bola, claro. Eu até exclamei: porra, Gaitán! que movimentação é essa?!

      Guedes também não me pareceu bem. Acho que RV deve aproveitar o jogo com a Académica para dar descanso a alguns titulares. A Académica empatou os últimos 4 jogos, todos a 1-1. Acho que as segundas linhas do Benfica chegarão para dar conta do recado. Gostava de ver Carcela a titular.

      Eliminar
    3. Carcela... Eu que estou cá fora sinto um certo receio em o colocar a titular porque ele peca por não defender e a ser solidário a atacar.

      Quer fazer tudo sozinho e não compensa os colegas! É uma questão de aprender eu sei. mas claro que o gostava de ver jogar mais do que 20 minutos.

      O Gonçalo stá a pagar fisicamente um início fulgurante de época! De pequenino se torce...

      Eliminar
  2. Vergonhoso como não se marcou a grande penalidade neste lance.

    Deico cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não quis e porque essas são as ordens de quem tem os contactos de todos os árbitros mas não tem nada a ver com o CA... Nada mesmo que o seja, deverá ser assinalado a favor do Benfica!

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  3. Mesmo tendo mais posse de bola o Braga. Não teves argumentos dado ,que o Benfica foi mais dominador podendo até o resultado ser mais, dilatado. Justo vencedor. Não entendo o que se passa , ficarem já neste campeonato alguns pênaltis por, marcar clarissimos a favor do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao jogo, foi evidente que contra equipas que jogam mais com o físico /e com a ajudas extra) o Benfica já esteve melhor. Há ainda muito a melhor se RV quer mesmo cá ficar. Tem a ver com o continuar a trabalhar rotinas e encontrar o equilíbrio entre sectores.

      Em relação à arbitragem, não fui apanhado desprevenido porque este hugo miguel é uma grande FDP.

      Esta época já são muitas... Já perdemos a ST, a TdP e...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo