terça-feira, 12 de janeiro de 2016

2015-2016 17ªJ: Nacional 1 SL Benfica 4

Um gajo acorda e fica a saber que tem de quase abdicar do almoço para ver o Benfica! Não é estar à chuva e fazer viagens de muitas horas mas...

Vale sempre a pena ver o Benfica. Ontem vi mais um capítulo interessante...
Vermelho e Branco como deve sempre ser!
Começa-se a vislumbrar um padrão de qualidade ascensional por parte da equipa. Isto redunda no existir mais produção ofensiva e também num acréscimo de qualidade dessa maior produção. Foquemos então a nossa atenção neste ponto.

Antes do primeiro golo, já o Benfica poderia ter marcado pelo menos três golos. Carcela, Lisandro e Jonas falharam três francas oportunidades de golo. O Benfica estava a jogar rápido, a fazer passes certeiros, o que confundia o pessoal do nacional. Tanto que aos vinte e dois minutos, Jonas não perdoou e abriu o marcador.

Por esta altura já o jogo poderia estar resolvido, foi o que pensei. Mas isto acaba por ser um pouco injusto até porque um processo de reciclagem de seis anos não é feito à velocidade que o adepto quer. Há um mês atrás, o Benfica fez aqui um jogo muito mau e perdeu dois preciosos pontos...

O nacional cresceu depois de sofrer o golo e o Benfica revelou que se por um lado já revela boas harmonias a atacar, ainda sofre de arreliadoras faltas de concentração a defender. Até ao intervalo, quer o Benfica quer o nacional poderiam ter marcado golos.

No início da segunda parte, as tais faltas de concentrações foram fatais. A defesa do Benfica ofereceu o golo do empate ao adversário...

É fácil culpar Lisandro pelo golo sofrido mas antes do jogador argentino sofrer falta quando tentava aliviar a bola, foi Jardel que demorou uma eternidade a pensar no que deveria fazer.

E mesmo antes de tudo isto, a equipa entrou na partida com o pensamento em ver o que isto vai dar sem forçar muito... É que os jogadores acordaram, voltaram a tomar conta do jogo e depois vimos um desfilar de golos até ao final da partida. Jonas marcou mais dois:
e Mitroglou fechou a contagem (ainda bem para não perder o hábito de marcar golos).
Os três pontos foram conquistados sem espinhas o que possibilita que o Benfica esteja ainda relativamente perto do primeiro classificado.

A minha opinião é a minha opinião! Cada um terá a sua (para isso é que existe a caixa de comentários)... Gosto do debate de ideias (É esse o objectivo da linha editorial deste blogue) porque sei que vejo as coisas com os meus olhos e posso estar equivocado, posso utilizar as palavras erradas, enfim... Há sempre na génese dos meus comentários/críticas ao que de menos bom se passa no Benfica, a intenção de querer o melhor para a equipa orientada por RV.

Vamos a isso:
Pizzi: RV coloca-o a extremo direito. Pizzi não é um jogador como Sálvio! Pizzi tem tendência a fugir para o miolo o que se por um lado é bom, por outro... Explico: Pizzi parece gostar de ser o maestro da equipa mas não o é. Falha passes de transição fáceis e descompensa a equipa que ainda não defende em harmonia. Antes, as mudanças de flanco por parte de alguns jogadores eram automaticamente compensadas por outros. Deixo-vos três nomes: Matic, Enzo e Lima. eles eram muito bons a compensar colegas. Nesta altura, o funcionamento colectivo do Benfica está ainda, talvez, a meio caminho do que RV pretende.

Pizzi é um jogador com algum talento mas o seu crescimento é afectado pela sua mania de se intrometer em terrenos que não são os seus.

Jardel e Eliseu: Quem lê este blog já deve ter entendido o que penso deles. Penso que não aguentam uma época de grande competição. Penso que serão presas fáceis para avançados de outro nível (o zénit está ao nosso alcance). São inexcedíveis na entrega (Jardel especialmente) mas o golo sofrido pelo Benfica (Jardel) e aquela fraca simulação (Eliseu) dentro da própria grande área... Ontem, até o André Almeida fez um vistoso cruzamento para o terceiro golo de Jonas...
Por outro lado temos Fejsa. O sérvio foi atraiçoado pelo maravilhoso batatal da choupana e não tem culpa disso até porque, a seguir a Jonas, foi o melhor elemento da equipa. Já o tinha escrito anteriormente: Se o sérvio conseguisse recuperar bem da lesão e começasse a fazer uma sequência de jogos sem ter recaídas... Em forma, Fejsa é o melhor trinco a jogar em Portugal, e RV sabe-o bem!

Renato: Cada vez a crescer mais. Com Sálvio e Gaitan a abrirem nas alas e Fejsa lá atrás...
Carcela: Outro caso interessante que vai dar dores de cabeça a RV. O que fazer com Gaitan e Sálvio quando temos um extremo em ascensão? É que Carcela já falha golos (porque se envolve e ataca a bola) e, melhor do que isso, já faz assistências e defende bem!

Jiménez: Desajeitado e com uma pontaria algo difícil de afinar. Mas poucos o batem na entrega e na pressão ao adversário. Há outro facto curioso: Ele começa a aparecer nos flancos com intenção e colocação, o primeiro golo do Benfica resulta disso: Jonas ladeado por cinco defesas que estava a olhar à procura de Jiménez:
Jonas? Voltem lá acima para ver os golos... Três!
Sobre RV: Ganhar por quatro-um, não abre espaço a críticas certo? Mas gostava de o questionar sobre o porquê de fazer alterações tão tarde? Gonçalo entrou aos 85 minutos e Talisca aos 87, porquê? Jonas já tinha destruído o Nacional...

Em relação ao árbitro tiago martins, tenho três lances. Do primeiro já falei: até deu vontade de rir quando Eliseu simulou aquela queda aos 53 minutos (depois atiram à nossa cara que era golo...):
Ele que já tinha visto um cartão amarelo cerca de sete minutos antes... O problema nisto tudo é que Jiménez sofreu esta falta:
E, parece-me que, Lisandro esta:
Uma vez que Jonas poderá ter sido derrubado aqui:
Não é fácil para um árbitro ter um critério concreto no que diz respeito a avaliar a intensidade do confronto físico. No computo geral, mesmo sendo (ou não digam-me vocês) estes três lances faltosos, tiago martins até terá estado bem... O resultado final ajuda...

Tudo dito. Mais três pontos ganhos, faltam agora dezassete jogos para acabar este campeonato que está encomendado pelo sporting e onde Benfica ajudou um pouco (arouca/união) tendo também... Falta de estrelinha que tem acompanhado os outros...
PS: Cosme Damião, José Águas, Manuel Bento, Eusébio, Mário Coluna entre muitos outros, em amena cavaqueira com David Bowie ao som de:
RIP Dave.

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Boa análise. O Benfica está em crescendo e o Rui Vitória é um treinador competente! Uma equipa precisa de tempo e esforço para crescer e começam agora a ver-se os frutos desse trabalho!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo