quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

TdL FG 3ªJ: Moreirense 1 SL Benfica 6

Mais umas meias finais da Taça da Liga atingidas com alguma facilidade. Atenção que neste caso, utilizo a palavra facilidade com o propósito de adjectivar a qualidade com a qual o Benfica foi trilhando o seu caminho nesta prova, e que começou com duas vitórias curtas para acabar com uma bela passeata a norte de Portugal.
É verdade que o moreirense se terá apresentado sem alguns supostos titulares nesta partida mas pelo que sinto, nem com titulares quanto mais com reservas... A verdade é que o moreirense afirmou querer levar a sério o jogo do campeonato e rodar o plantel na Taça da Liga... Depois levou um banho de bola ofensivo, encaixou seis ficando quase outros tantos por serem marcados. Muita lábia ressabiada de um clube amigo do clube do Porto.

Hoje, porque a partida da vigésima jornada é mais importante, entendo que é também importante alertar os adeptos do Benfica, dirigentes, treinadores e técnicos para o que me deu ideia estar a ser preparado pelos cónegos. Um exercício especulativo talvez mas vale sempre a pena.

Não tenho muito receio desse próximo jogo:
  • RV nem colocou Júlio César, Lisandro, Jonas e Mitroglou.
  • RV substituiu Renato e Samaris bem cedo.
  • RV colocou Carcela e André Almeida a esticar as pernas.
  • RV testou Talisca, mais uma vez, em duas posições distintas (falarei sobre isto mais à frente).
  • RV pode observar que Gáitan e Gonçalo estão prontos para a guerra.
Como tudo, mesmo com alterações maciças, o que muda são as pessoas/interpretes e não o esquema (e a sua qualidade). O treinador dos cónegos, com uma dor de corno tremenda, não admitiu por um momento a superioridade do Benfica. Preferiu etiquetar a sua equipa como um colosso do futebol que teve um dia mau:

"Quero dar os parabéns aos meus jogadores, apesar da derrota por 1-6 fizemos um excelente jogo face ao que tínhamos planeado". Excelente jogo = 1-6?

"Os primeiros golos foram algo consentidos, o primeiro foi precedido de falta claríssima". A culpa é do...

"A partir daí perdemos algum norte, até então estávamos perfeitamente enquadrados". Perfeitamente enquadrados? 0-1 aos 12 minutos e 0-2 aos 14... A sério? Que dor de corno que este adepto do porto clube tem.

Serve isto para afirmar: Atenção Benfica! Abre os olhos e arrasa com eles no próximo Domingo às 19:15 (o sporting e o porto jogam um dia antes pelo que...). Eles vão jogar com intensidade violenta sobre os jogadores mais perigosos (já o fizeram ontem a Gáitan, Renato e Carcela), uma vez que só assim pensam que ganham alguma coisa. Aquele relvado vai virar um batatal (já me pareceu estar em mau estado ontem)...

Em relação ao jogo de ontem não há muito para escrever uma vez que cada vez que o Benfica quis, colocou os cónegos de joelhos. Cada vez que quis mesmo, colocou-os de joelhos e marcou. Algumas considerações:
RV: Bem na equipa que escalou e nas substituições que operou. Samaris e Renato não poderiam jogar o jogo todo sob pena de não termos meio campo (penso que Fejsa está fora do baralho).

Talisca: Marcou dois golos como segundo ponta de lança mas na minha perspectiva jogou melhor como médio (que grande terceiro golo marcou ele). Talisca é um caso sui generis...
Continuo a pensar que rende mais a médio do que a segundo avançado e/ou a extremo. A sua maneira de se movimentar é que não ajuda: Ele é alto e esguio e aparenta ser um lento mas quando arranca... Aparenta estar mais apto ao confronto físico e aparenta que se consciencializou de que tem de dar o litro para jogar mais. Boa jogatana do brasileiro.

Gonçalo: Anda triste porque era para ser e foi perdendo protagonismo. Tudo uma simples fase caro Gonçalo. Ontem foi importante a ganhar uma falta que resultou em penálti (discutível eu sei se bem que houve um outro que não foi assinalado - critérios...), foi incisivo a estender-se por toda a faixa de ataque (poderia ter marcado) e ainda fez uma assistência milimétrica para Gaitan.
Caro Gonçalo, tens de continuar o teu trabalho e não te podes deixar abater pois ontem já foi bom.

Jardel: Mais uma vez me parece que o brasileiro anda com jogos a mais. O golo do moreirense (culpa de todos) mostrou um Jardel lento no arranque. Domingo não podemos estar distraídos porque estes adversários são venenosos quando vêm uma distracção!

Grimaldo: Pouco para ter uma ideia sólida. Parece. Gostei da colocação posicional do espanhol, da rapidez em se reposicionar. Parece ser dado a cruzamentos e a criar desequilíbrios no flanco. Veremos.

Gáitan: Deve estar com uma fome de bola... É sempre um prazer contar com o argentino (temos tido sorte naquele país: Aimar, Di Maria, Saviola, Garay e Gáitan). Ontem quiseram arrumar com ele mas não conseguiram...
Depois do que aconteceu com Maxi, já não arrisco mais mas o Gáitan... Dos nossos.

Renato: Pode falhar passes e querer fazer mais do que deve. Está a aprender... Mas a visão de jogo periférica está naquele cérebro. A coragem em arriscar o passe de ruptura (porque visualiza um futuro provável - não se me entendem?) também.

Lindelof: Não se tem dado muito por ele. Por vezes isso é bom sinal.
Hora de descansar, altura de ver quem ficou de fora por parte dos cónegos e ter consciência do que está para vir (certamente que o portismo dos cónegos - dirigentes jogadores e treinador - seria suficiente mas...). Hora de preparar bem o jogo de forma a aplicar uma chapa maior pelos costados (0-1 é suficiente pois são os três pontos aquilo que nos move para o 35º mas...).

PS1: porto e sporting fora da TdL... Rio ave e braga a discutir quem vai à Catedral... Há coisas que não cabem no entendimento: Dois clubes ditos grandes não querem ganhar esta prova porque dão valor ao campeonato! O Benfica ainda quer ganhar tudo em que entra...É diferente!

Depois temos estes devaneios doentios:
Isto é uma espécie de loucura. Eles sabem que não têm qualidade para lá chegar por si mas... Há que dinamitar o Benfica e se não é no relvado é na imprensa (Não desistas Hugo). Tanto se falou no lance em que poderia ter sido assinalada uma grande penalidade contra o Benfica mas num lance algo idêntico contra o sporting não se fala... Nem se quer falar.
Será? E este lance ontem também com 0-0:
Não se pode falar sobre isso mas entretanto, já há alguns jornalistas que se fartaram de serem conduzidos pelos boys do líder verde e:
"Certo, certo", incha assessor...

PS2: Sem palavras:
Thanks SB
Gosto imenso do brasileiro. É um box-to-box do melhor que já vi. Com 28 anos vai ao dinheiro, e ainda tinha tanto para dar e ensinar!
E Pluribus UNUM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo