quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CL 15/16 - 8osF/1M: SL Benfica 1 Zénit 0

A culpa é minha porque coloco as minhas, repito, as minhas expectativas sobre o Benfica sempre num ponto elevado. Faço-o porque analiso as capacidades da equipa com os meus, repito, com os meus olhos e o que quer que eu saiba sobre futebol... Isto dá em que pense que poderia ser melhor. Mas o Benfica é o que é e talvez eu deva baixar os níveis de exigência cada vez que vou a jogo.
Assim sendo, ontem o Benfica ganhou e ganhou bem, a primeira mão dos oitavos de final frente ao zénit. Fez o jogo possível após ter perdido na jornada passada frente ao porto. Levou com um merecido balde de água fria, limpou a cara, aprumou-se e apresentou-se com a mesma organização frente à equipa russa.

A primeira parte foi inconsequente e deu para ver o quanto inferior o porto é ao zénit... Os russos não jogavam há meses e mesmo assim conseguiam anular as linhas de passe ao Benfica e também conseguiam progredir rapidamente no ataque cada vez que alguém do Benfica fazia uma aselhice. Se a tudo isto juntarmos o facto de que Garay secou Mitroglou por completo e que Javi e Witsel foram quase sempre suficientes para manter Samaris lá atrás e manietar, Gaitán, Pizzi e Jonas...

O Benfica necessitava de movimentos de ruptura, teve alguns (Almeida e Lindelof) mas tudo se perdeu na barreira ainda fresca que era a defesa russa. Também se perdeu o concurso de Almeida e Jardel para o jogo da segunda mão na Rússia... Se Lisandro recuperar, não vejo motivo de alarmismo e Nelson será o substituto, pena que no lado esquerdo.

Infelizmente, o início da segunda parte trouxe um Benfica amorfo e meio perdido. Tal como na passada jornada,
fossem os russos mais acutilantes, poderíamos ter ficado a perder bem cedo. Felizmente isso não aconteceu e o Benfica acordou e começou a moer o seu adversário.

Neste tipo de jogos em que são detalhes a decidir, o modo em como uma equipa arma o seu jogo ofensivo pode ser importante na parte final da partida. O zénit estava a perder fulgor e o Benfica começou a jogar de martelo, pá e picareta (deixando para trás a régua e esquadro com que brinda a maioria das equipas em Portugal).

RV, observou aquilo que era evidente: Era necessário existir mais mobilidade na frente de ataque! Mitroglou é um avançado posicional o que é bom para uma defesa privada de jogos competitivos... Não os desgasta muito porque sabem onde esta o perigo. Ao minuto sessenta e três, coloca Jiménez em campo e a nova dupla começa a cansar ainda mais o centro da defesa russa bem como o seu meio campo. Aos sessenta e nove, Gaitán dá o primeiro aviso:
Aos setenta e dois é Jardel:
O jogo já estava partido e o meu receio era que o zénit aproveitasse o facto de o Benfica já estar um pouco lento a recuar. Tal não aconteceu porque Carcela (mesmo não tendo sido uma entrada de influência assinalável) colocou em sentido o lado esquerdo da defesa Russa. E tão em sentido colocou que após uma falta (consequente expulsão do defesa esquerdo), Gaitán marcou o livre e:
O mérito não é só de Jonas, atentem no trabalho de Jardel que bloqueou três fantásticos jogadores que já pertenceram aos quadros do Benfica:
Jonas só teve de armar o remate, e o Benfica ganhou a partida de forma justa.

Este foi o resultado possível. Curto? Veremos daqui a três semanas. Mas isso nem é o importante. O importante é que RV vai ter cerca de três semanas para estudar a melhor maneira de jogar em vantagem e de não cometer os mesmos erros da passada jornada frente ao porto onde se viu a ganhar e não prestou atenção.

Até fiquei com a ideia de que pode ser o jogo ideal para o treinador do Benfica demonstrar que sabe algo sobre grandes jogos. Teremos de aguardar pela evolução clínica de Lisandro e de Fejsa, aguardar pela utilização de Nelson de modo a dar-lhe pernas para a difícil batalha da Rússia e eu até gostava dever mais vezes o Grimaldo...

Foi uma exibição global muito esforçada. Não há melhor do que ver a equipa a acreditar que consegue. Houve crer, querer e fortuna num jogo em que em três oportunidades (Gaitán, Jardel e Samaris), marcámos um golo (na 6aF, em 8...). mas gostava de escrever algumas considerações sobre dois jogadores.

Lindelöf:
Eu sei o que sei sobre futebol. Para mim, neste momento, ou vai ou racha. O jogador sueco é o parceiro ideal para o Lisandro. Ahhh mas eles são novos e não têm experiência... Prefiro novos e com qualidade e Luisão que se ponha a pau se esta dupla resultar... Não, não considero que se deva mandar embora o Jardel, é uma boa opção para outros universos que não este de ontem à noite.

Renato:
B - Nada a dizer quanto à intensidade, garra e versatilidade do Renato. Dá gosto em ver este miúdo em campo ele consegue marcar ritmos e RV colocou a equipa à sua disposição...

A - Também nada a dizer no modo em como pensa e arquitecta o seu futebol, o problema está na execução. Deste modo, é agora que urge em "educar" o Renato. Ele tem o futebol no corpo mas necessita de ser bem lapidado para medir os seus excessos e cortá-los (ele vislumbra bem mas tem ainda um certo défice na execução do passe - mas com aquela idade... Só tem a melhorar se assim o quiser). Esta imprensa que anda a idolatrá-lo, também está à espera de um erro dele que dê um desgosto à equipa... Por isso é urgente que Renato saiba o caminho que deve trilhar, e que a maior parte dele deve ser ainda no Benfica onde os holofotes ainda que violentos, são ainda poucos.

Ok, afinal vou escrever sobre três jogadores - Jonas:
Afinal, o brasileiro tem pelos no peito... É homem, perdão Homem contra equipas mais fortes! A não ser que o zénit seja uma fraca equipa treinada por um não treinador... Jonas sacou mais 1.5M de euros (no somatório, penso que já vai nos 24M) o que dá as duas pernas do montero, ou a vela do barco... Barcos?

Venha o paços.

PS: É nisto que dá obedecer a acordos com o bufas. Falam mal de tudo, vendem-lhes um jogador e a troco de umas comissões baixam as calças apoiando um inútil. Quando começa a doer... Já não é competente mas sim inexperiente e lamentável... Sempre a mesma treta!

E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. O Benfica ganhou mas ficou mais uma vez evidente as suas fragilidades tanto defensivas como ofensivas, na defensiva está mais do que visto Samaris não pode ser solucção para médio defensivo de recurso para jogos com adversários de maior valia e estando ele em baixo de forma vamos ver se para os de baixa valia se o risco não é demasiado alto para quem não pode perder pontos no campeonato.
    O Nelson Semedo tem que ser titular a direita por dois motivos para o André almeida ocupar a posição de médio defensivo e para o Benfica ganhar velocidade nas laterais o jogo do Benfica contra o Zenit para mim foi medonho, só jogam pelo centro assim é difícil superar os adversários por mt bom toque de bola de Gaitan e Jonas (que mts vezes vinha buscar a bola atrás) Estamos a ficar demasiado previsíveis atacar e não melhora-mos a defender assim será difícil ganhar o quer que sejá.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou muito me engano,ou o Guedes vai encavar + 1 batata como fez c/ o A. Madrid.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo