quinta-feira, 31 de março de 2016

Jogos Imortais: Sport Lisboa e Benfica 2 fc porto 1 (A.P.)

Vamos lá Benficar. O que dizer desta final da Taça de Portugal ganha em ano de centenário?

Bem, o Benfica vivia um periodo difícil da sua história, estava há muito tempo sem provar o doce gosto da vitória. Eram anos sucessivos de promessas vãs a cair nos ouvidos dos adeptos e que no fim... Nada! O vazio era caótico mas a massa adepta estava lá, nunca desapareceu e nem foi silenciada.

Depois de uma época em que o Benfica chegou a ter três treinadores (jesualdo ferreira e Chalana), o terceiro, Camacho, trouxe uma certa estabilidade ao clube. Devolveu garra ao futebol da equipa e aceitou manter-se em funções por mais uma época.

Para 2003/2004, O Benfica...
Se querem que vos diga, não me lembro de ter feito grandes contratações, a não ser o actual capitão Luisão e talvez o grego Fyssas. Conseguiu foi manter um grupo de alguma qualidade. Jogadores como Simão, Nuno Gomes, Ricardo Rocha, Petit, Miguel, Geovanni, Tiago; com algumas promessa da formação a crescer de qualidade com Moreira, João Pereira e Manuel Fernandes; com alguns bons/úteis jogadores como Armando, Fernando Aguiar, Argel e Zahovic e dois malogrados avançados que muito prometiam... Talvez de forma mais vincada o angolano Mantorras que jesualdo e os caceteiros dos adversários destruiram e também Fehér que deixou esta existência cedo de mais ía a época a meio.

No campeonato, quando o Benfica não encontrava augusto duarte (o dos conselhos matrimoniais), carlos xistra (ainda cá anda?), pedro proença, antónio costa lá ganhava jogos e ficou em segundo lugar. Foi a Taça de Portugal que fez o Benfica  regressar aos triunfos nas grandes provas.

Na edição 2003/2004, até chegar à final o Benfica foi ultrapassando as seguintes etapas:
  • 4ª Eliminatória - Sábado 22 Novembro 2003: Benfica 3 Est Amadora 1 (João Pereira 73, Tiago 76, Roger 81).
  • 5ª Eliminatória - Quarta 17 Dezembro 2003: Académica 0 Benfica 1 (Luisão 21).
  • Oitavos de Final - Ficou isento.
  • Quartos de Final - Quarta 11 Fevereiro 2004: Benfica 2 Nacional 1 (Tiago 85, Sokota 86).
  • Meias Finais - Quarta 17 Março 2004: Benfica 3 Belenenses 1 (Sokota 7 e 9, Tiago 35).
Um aparte, a dezanove de Abril o então Presidente da república Jorge Sampaio, recebeu o Benfica no palácio de Belém:
Como referi, o clube celebrava o seu centenário, o presidente que até é sportinguista, não era de paneleirices...

Mesmo celebrando tão inolvidavel marca temporal, a equipa sofreu a bom sofrer a perda de Feher a vinte e cinco de Janeiro de 2004. Felizmente, arregaçou as mangas, tentou conter as lágrimas e foi à luta tentando encontrar a luz que se ia esbatendo...
União, união, união...
A dezasseis de Maio, jogava-se a derradeira oportunidade para tal.

O adversário era o porto de mourinho. O tal especial um. O homem que após deixar o Benfica se apaixonou pelo pão de Leiria e pelo peixe da Ribeira.

O árbitro o lucílo...

O grupo trabalhou com intensidade durante a semana anterior:
Todos sabiam o que estava em jogo, o presidente LFV tinha ganho mais cabelos brancos desde Janeiro desse ano do que em qualquer outro período de tempo da sua vida. Depois das tais promessas, ele finalmente era presidente de um clube que poderia vencer. Todos foram à luta contra... O clube finalista da Liga dos Campeões, talvez a edição mais pobre da história dela própria, os ingleses que o digam...

Era um Domingo bem quente e esta imagem deveria ser relembrado de modo a mostrar como é que as coisas deviam ser sempre:
Coisas que estão cada vez pior... Por outro lado, o estádio estava apinhado:
Alguns adeptos anteviam o que viria a não acontecer...
Enfim... O Benfica apresentou-se com a seguinte equipa:
Formalidades tinham de ser cumpridas:
E começou cheio de vontade a marcar bem em cima sem a bola não deixando respirar o adversário e partindo rápido para o ataque. Infelizmente, não foi feliz na hora de finalizar, tendo tido três oportunidades que teriam dado outra côr à partida...

O segredo desta entrada de rompante, deveu-se ao facto de os jogadres estarem a dar tudo em campo uns pelo outros. É certo que ficava sempre um avançado a prender os centrais adversários e que o segundo ajudava o meio campo a cortar as linhas de passe,
mas foi a garra na entrega que abanou o adversário. Pena que sem resultados práticos!

O ímpeto ofensivo do Benfica foi esmorecendo com o passar dos minutos e o porto foi crescendo mas sem causar muitos sobressaltos. A batalha a meio campo era dura e intensa e o Benfica lá começou a perder algum fôlego...
E... A verdade é que de um livre directo (depois de uma falta estranha) seguido de uma recarga certeira a uma defesa difícil de Moreira, o porto foi para o intervalo a ganhar.

Grande trabalho psicológico terá feito Camacho naqueles balnéarios durante quinze minutos. O Benfica surgiu com a mesma vontade com que tinha iniciado a partida mas com mais cabeça de modo a não gastar-se ainda mais, perante um adversário agora mais repousado, de modo a poder ter forças para lutar até ao fim.
Mas Camacho fez mais. Vendo que havia garra e não muita cabeça por parte da equipa, ainda não tinham passado dez minutos depois do reatamento da partida, quando o treinador espanhol faz duas alterações de uma assentada. Recua Miguel, algo frouxo naquela segunda parte, e coloca Geovanni; Retira Sokota, a perder muito gaz, e coloca Fernando Aguiar.
Miguel traz mais velocidade e já está familiarizado com o lugar de defesa direito. Aguiar traz mais músculo e pulmão ao meio campo e permite que Tiago tenha mais liberdade ofensiva. Nem mais...

Mas antes das alterações produzirem efeito, derley poderia ter marcado o segundo golo... Ufa, azar do caraças

Quatro minutos depois, Fyssas perde a calma e vai por ali fora. Faz uma tabela esquisita com Nuno Gomes, falha a primeira tentativa (excelente valente a dar o corpo) mas... De pé esquerdo quando era o direito a estar mais à mão, fuzila aquela baliza com toda a raiva de uma nação Benfiquista:
Camacho não perde o norte e fala constantemente com o meio campo para ter calma e marcar quem tem de marcar. O Benfica não perde o norte mas o adversário é que não teve a mesma calma... Obrigado jorge...
Infelizmente, esta superioridade numérica não foi nada bem aproveitada pelo Benfica. Tiago saiu a doze minutos do fim e Zahovic foi muito pouco expedito em quase todas as acções ofensivas. Também é verdade que ninguém queria arriscar muito porque se sabia que quem marcasse era capaz de levar a Taça para casa... Camacho também não se terá importado muito com isso porque não sofrendo golos até aos noventa minutos, ía para prolongamento com mais um jogador de campo e fomos para prolongamento.
Chegou o prolongamento e tudo era gerido a pinças. Nada era feito sem se ter a certeza de que o adversário não poderia aproveitar e matar a partida... E a dois minutos do intervalo do prolongamento, os jogadores do Benfica trocaram de corpo...

Aguiar fez de Zahovic, Zahovic fez de Simão e Simão fez de Nuno Gomes. Tudo bem medido, feito com muito esforço e o prémio estava a dezassete minutos de distância.
Muitos nervos à flor da pele houve naquele estádio e em frente aos televisores... A segunda parte foi um vagaroso arrastar de jogo para os Benfiquistas e uma partida supersónica para os portistas...

E tudo acabou com a vitória final do Benfica. Estive a ver o jogo de novo, claro, e há peridos de superioridade para ambas as equipas. Esta foi uma partida em que quem fosse mais feliz, sairia com o título nas mãos. Foi mais feliz que foi infeliz no início do jogo.
A soberba de mourinho... Ficou-me na recordação! Apareceu mais vezes durante a transmissão que... Fica um breve resumo da partida para relembrar o essêncial:
Ficam imagens e um video relativos aos festejos, ao tributo e à entrega da Taça:
Fica a crónica do jornal a bola que foi publicada no dia seguinte:
Gostava agora de escrever sobre a crónica de santos neves ao trabalho de lucílio baptista. Quem leu aquilo que ali está escrito, terá a percepção de que o Benfica deveria ter tido um jogador expulso antes do final dos noventa minutos. Parece-me que nesta altura, já os jornais andavam a perder objectividade jornalística. Para que se recorde o que se passou naquela final no capítulo disciplinar, fica aqui este vídeo:
Em relação ao tal lance do Fernando Aguiar, não se consegue ver bem o que ele faz ao deco.A imagem dá ideia de que Aguiar poderá ter dado um chega para lá no brasileiro, mas é uma imagem obtida pela câmera que estava atrás da baliza mais distante...

Esta vitória registou o regresso do Benfica às grandes vitórias. Uma vitória de sofrimento contra o clube que tudo ganhava com... Bem, que ganhava tudo e que a imprensa quase toda queria que também ganhasse esta final. O Benfica foi estoico sem ser brilhante, usou toda a sua energia interior e conseguiu superar os seu próprios erros e limitações. Uma lição que o plantel e equipa técnica desta corrente época, bem podem rever de modo a atacar o que falta da temporada com toda a garra e querer de modo a atingirem o grande objectivo que é sagrarem-se campeões nacionais pelo Benfica... Sempre sem euforias mas com prazer e honra ao emblema que envergam no peito.

PS: Fotos da Lusa, getty e da web cuja edição foi feita aqui no AMC. Reportagem d'A Bola pode ser lida com qualidade. Basta guardarem as imagens ou abrirem as imagens numa janela à parte.
E Pluribus UNUM

3 comentários:

  1. Lembro-me bem deste jogo (e mais ou menos da época), foi o 1º título que vi o Benfica ganhar tinha eu 11 anos. Lembro-me do Feher ter morrido e no dia seguinte eu acabado de chegar esse ano ao 5º ano, a enervar-me com os matulões do 8º e 9º porque eles estavam a gozar com isso.
    Essa final foi muito sofrimento para mim porque estava a ser dificil marcar e na minha cabeça não era possível o Benfica ter dificuldades a fazer as coisas :-)
    Bem festejei no fim, principalmente por ser contra aquele porto que viria a ser campeão europeu. (Bem torci pelo Mónaco, mas alegrias de vermelho foi só essa :-P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mau e desfalcado Mónaco e um Grande Benfica no esforço que deu em campo.

      É um dos jogos imortais deste blogue que vale a pena relembrar até porque esta época vamos necessitar deste tipo de entrega se quisermos ser campeões.

      Gloriosas saudações!

      Eliminar
    2. De entrega este ano não nos podemos queixar muito :-)

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo