domingo, 10 de abril de 2016

2015-2016 29ªJ: Académica 1 SL Benfica 2

Ora bom dia/boa tarde/boa noite caros leitores.
O Barcelona perdeu por 1-0 na sua deslocação ao campo da Real Sociedad... Teve cerca de 90 minutos para mudar o rumo dos acontecimentos... Isto merece ser mencionado porque o jogo de ontem em Coimbra poderia ter tido outro resultado! Aconteceu com o Barcelona mas o Benfica fez com que não acontecesse com ele próprio.

Há que também contextualizar a partida de ontem:
  • Jogámos num relvado não aparado e encharcado... A bola andava a derrapar... Demorava a chegar ao destino e tornava lento qualquer processo de transição ofensivo, que facilitou o trabalho ao autocarro.
  • Os laterais estiveram menos afoitos e os extremos não existiram, o que facilitou o trabalho ao autocarro.
  • O Benfica entrou em estilo cadência: posse e circulação de bola - ataque em ondas, tudo para moer a académica e chegar ao golo sem grande desgaste... o que facilitou o trabalho ao autocarro.
  • Jogámos com uma equipa que vinha de noventa minutos extra nas pernas... Noventa minutos em Munique, o que facilitou o trabalho ao autocarro.
  • Levámos com anti-jogo descarado desde o início da partida, o que facilitou o trabalho ao autocarro.
Deste modo, percebe-se melhor uma natural baixa de qualidade no futebol encarnado. Não se pode afirmar que não houve chama mas sim que não houve combustível (a não ser o das bancadas que empurrou, tipo eletricidade estática, os jogadores)... Uma bênção!
Não concordo com a equipa apresentada por RV. Felizmente sei o que é o Benfica: Qualquer jogo, independentemente do adversário, é para ganhar. Sei que o campeonato é o objectivo principal. Sei que estamos ainda na Champions mas para vos ser sincero, temos agora mais hipóteses de chegar às meias finais do que tínhamos aquando do sorteio do quartos... Ontem, frente a esta académica, tinha jogado, com o Nelson e o Grimaldo nas laterais e não só...

Entendo a inclusão de Jonas uma vez que não joga na quarta-feria mas compreendam que não concordo com a utilização de Almeida e Eliseu... Contra esta académica (um remate à baliza; 27% de posse de bola; 1 pontapé de canto contra 11 do Benfica). RV poupou Fejsa e bem mas deveria ter feito o mesmo com os "seus" laterais. A entrada de Carcela falhou pois o Benfica passou a jogar com dois extremos canhotos (Carcela não pode ir à linha de pé direito). Talisca, no estado em que o jogo já estava (um autocarro dentro da grande área), não acrescentou muito mas foi a entrada de Jiménez que acabou por estoirar com o plano dos estudantes...
Plano que lhes valeu os tais 27% de posse de bola... Para efetuar lançamentos laterais, pontapés de baliza e alguns ataques esporádicos... Brilhante! Jogar numa espécie de 5-3-2 que se transformou num 5-4-1 no final de cada metade da partida... O boavista joga melhor do que a académica!
Talvez RV pudesse ter jogado com extremos puros desde o início!

Então, com os jogadores a evidenciarem cansaço, o Benfica demorou a tomar as rédeas da partida. Foi até necessário sofrer o golo habitual num lance habitual (bola para a frente de Eliseu) para que o Benfica saisse da sua letargia. Depois, e até ao final da partida, foi uma questão do acerto na hora de rematar, na hora de fazer um passe de ruptura! coisas que não aconteceram muitas vezes. Ao intervalo já poderíamos estar a ganhar o que facilitaria o jogo e daria provavelmente em goleada.
Não aconteceu e a segunda parte foi de coração na boca ao som do apoio dos adeptos.
Mau final de jogo sem necessidade mas compreensível: Sem lateral esquerdo (Gaitán e Renato foram fechando aquele lado...), sem trinco (Talisca, Jonas e Mitroglou iam fazendo pela vida), o Benfica ficou descompensado e a académica, naqueles minutos, atingiu os seus 23% de posse de bola...
O necessário os três pontos, foi conseguido com todo o mérito contra uma académica que é uma vergonha. Eu que assisti ao ressurgimento deste clube após o fc porto os ter mandado para a segunda divisão, lembro-me como é que antes se jogava aqui: Garra, determinação e orgulho em vestir as cores da Associação Académica. Agora, esta é a equipa de um presidente criminoso que joga à busca de um cheque, de um like e sem amor à tradição daquela cidade... Vão para a segunda, lá estão melhores!

Agora, em relação ao Benfica, é descansar e pensar bem no que é que se vai fazer na quarta-feira de modo a despachar o setúbal (a académica do Sado) no próximo fim de semana. Mais uma vez relembro que o cansaço tolda o discernimento. Pizzi é o exemplo disso - Sálvio poderia ter jogado! Não compro essa dos ritmos, ainda mais frente a este tipo de equipa...
Outra coisa positiva que o jogo forneceu: O fim da euforia para o adepto encarnado! Olho para a partida e vejo que há o perigo de nem com os ânimos elevados se poder disfarçar o cansaço... Vem-me logo à cabeça um malfadado Benfica 1 Estoril 1 de Maio de 2012.

Ainda falta muito Benfica.

Não tenho tanta certeza de que João Capela tenha tido um mau desempenho. Com tanta pressão, admira-me que não se tenha borrado todo com o teatro dos academistas! Foi complacente com muita coisa mas se na próxima 4ªF estivermos a ganhar por 2-0 a cinco minutos do fim, somos capazes de fazer o mesmo que a académica fez... Durante o jogo todo e não falo em dar porrada! Há o lance do Eliseu e outros três lances de entradas a matar por parte dos estudantes que só viram amarelo.
E Pluribus UNUM

10 comentários:

  1. E ainda por cima, os de alvalade estão a jogar sem oposição, autênticos passeios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que houve um penálti por assinalar na área do sporting... tenho de ver!

      Eliminar
  2. Vitória conseguida é o mais importante.

    E este ainda é um campeonato muito comprido... como tu lembras, e bem, o jogo com o Estoril (o fantasma desse jogo vai estar presente na próxima segunda), eu acrescento o seguinte:

    - O Benfica já devia ser campeão (o sporting teve mesmo muito colinho);

    - É incrível o que acontece aos adversários do sporting na véspera de jogarem com elels;

    - Ontem ainda vi uma entrevista de um jogador do marítimo a dizer que queria ajudar o sporting a ser campeão.

    Dito isto... chateia-me o facto de um empate nos mandar para o segundo lugar... isto não é uma taça, é um campeonato... o confronto directo não devia ser o primeiro critério de desempate... acho isto há anos... mais golos marcados, melhor diferença de golos é mais justo numa competição de regularidade e de todos contra todos do que o confronto entre as duas equipas... mas isso é só a minha opinião.

    Depois... é aquilo que eu disse... o Slimani não ser castigado no dia após o Bimbo da Bosta dizer que desiste do campeonato? Aqui há gato... O sporting vai passear ao ladrão e à pedreira (lembrar paços de ferreira no ano do empate contra o estoril) e é uma ilusão de que temos o melhor calendário: não temos.

    E ainda estamos na liga dos campeões (cansaço físico) e eles podem fazer todo o tipo de pressão que não levam castigo (basta ver que a única crítica aos árbitros que saiu do Benfica originou um castigo mais que o do Brunalgas que só ataca a arbitragem dia sim, dia sim) e isto faz lembrar o tal ano de 2013... só espero que o Benfica os deixe a falar sozinhos porque em 2013 responderam cedo demais...

    Mas... apesar disto tudo... vamos ser honestos... vai ser muito difícil? Vai! Quase impossível? Podem crer que sim. Mas a pressão não está do nosso lado... os lagartos festejaram o título em junho quando contrataram o JJ... pois bem, agora têm de o ganhar. Nós estávamos destinados a lutar pelo 3º lugar com o Braga e já temos o 2º lugar quase garantido... por isso, acima disso é bonus. A pressão está no lado dos lagartos e nós só temos de continuar a encarar os jogos com humildade que estaremos na luta pelo bonus que é o título... até lá, ainda está reservado aos lagartos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei o mesmo: O timing entre a entrevista do pdac e a decisão do castigo!

      Há adeptos do porto que preferem ver o Benfica campeão e outros que não. é uma questão de distâncias (os que preferem que seja o sporting) e uma questão de respeito pelo futebol (os que preferem o Benfica).

      Não penso que o Braga deixe passar o sporting. Há uma tentativa de contratar o Rafa por parte do Benfica - negociações complexas que envolvem dinheiro e jogadores. Isto significa algo e o braga até ajudou a cavar a cova ao porto, mas veremos.

      Os critérios de desempate? Não desperdices tempo com isso. É uma lei, das poucas, que é igual para todos :D

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
    2. O que os adeptos do porto pensam não me interessa... um clube como o deles falar de respeito pelo futebol agora? Por amor da santa...

      O Paulo Fonseca já transformou a última jornada num passeio quando podia ser complicado para alguém segurar a liderança lá... mas não sei... o Braga já andou picado com o Benfica e com o Sporting... vamos lá ver.

      Quanto aos critérios de desempate, apenas disse o que me ia na alma desde há muito sobre esse critério. Não que interesse agora... regras são regras, mas por falar nisto... se fossem aplicadas, o jogo da Luz frente aos lagartos teria tido uma história bem diferente.

      Vamos lá ver o que nos aguarda o resto da época... nós só temos a ganhar e eles só têm a perder... mesmo que não passem essa mensagem na CS (parece que a pressão está toda do lado do Benfica).

      Eliminar
    3. Em Inglaterra não é o resultado entre os dois que desempata. Um dos critérios, penso que o primeiro (não tenho a certeza), é o número de golos marcados.
      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  3. Minha Chama uma coisa é fazer o mesmo a 5 minutos do fim outra é desde que o jogo começa.
    Isso revela má fé, o que se torna grave, pq é premeditado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei. Não posso estar a escrever tanta coisa caso contrário faria testamentos aqui ;)

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  4. Boa análise. Depois admiram-se de caírem para a 2ª Divisão, e continuar a ter os estádios vazios, com a excepção, das visitas do SLB.
    Pergunto-me o que seria o Rio Ave, PAÇOS, SETÚBAL, etc, caso o SLB NÃO PARTICIPASSE NO CAMPEONATO PORTUGUÊS.
    Certamente acabavam.
    A Liga, Federação, etc, estão a matar o futebol.

    ResponderEliminar
  5. Saudações a todos os benfiquistas! Está tudo dito na publicação ,plenamente de acordo.
    Em relação ao jogo com a académica sem duvidas ,que se notou um pouco de cansaço , normal para a grande exibição ,que fizemos na Alemanha. Mesmo sendo uma vitoria, suada .mérito na vitoria o Benfica teêm gerido bem as duas competições campeonato e champions. Dado que o Sporting não estando nas competições europeias só está a gerir o campeonato.sendo benefeciado por as equipas de arbitragem que não teêm marcado ,faltas clarisimas ,algumas até para cartão. Talvez a historia já fosse outra se não tivessem colinho. E o Benfica já levar uma vantagem mais que os dois pontos.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo