quarta-feira, 13 de abril de 2016

Vamos Lá Criar História?

Tarefa difícil a de hoje...

De qualquer modo, penso que teremos agora mais hipóteses do que antes da primeira mão mas não posso discordar de quem afirma que o mais certo é sermos eliminados (foram muitos anos de chiclas - marcar e não sofrer não é fácil nestas andanças)!

No entanto, se soubermos que não valemos muito enquanto nos portarmos como jogadores tresmalhados do conjunto e que se fizermos parte desse mesmo conjunto forte e unido e contribuirmos para que ele se fortaleça ainda mais... A coisa pode transcender-se...
Isto não pode acontecer
Se o Benfica for capaz de dar mais profundidade ao seu futebol atacante (coisa que foi difícil frente à académica e boavista por exemplo), estará sempre mais próximo de fazer golos. Dar mais profundidade remete para arriscar mais: Esticar o bloco defensivo (Fejsa pode muito bem recuar para central, Lindelof e Jardel abrir mais aos flancos e os laterais correr mais nas costas dos seus homólogos germânicos!). Pressing à saída da bola do adversário, também remete para uma maior profundidade do estilo de jogo e ambição da equipa... Arrojo, rapidez e assertividade, são sempre factores essenciais em jogos contra equipas de grande calibre!

É que há muitas formas de sair derrotado neste aparente confronto entre um David e um Golias, mas jogar à Benfica como se tem vindo a jogar nesta edição da Liga dos Campeões, tem sido para mim um regresso aos tempos áureos dos anos oitenta onde a equipa poderia perder mas mostrava que queria ganhar...

Vamos ao início de época. Quem é que acreditava que ir jogar a Munique com Ederson, Almeida, Jardel, Lindelof e Eliseu, na defesa, resultaria numa derrota tangencial de mãos dadas com um belo par de oportunidades desperdiçadas e com a manutenção da bola por muito tempo de jogo útil longe da nossa baliza? Longe e em nossa posse...

Com escrevi anteriormente, mais profundidade! Nos últimos jogos contra equipas inferiores, isso não aconteceu e só conseguimos marcar através de cruzamentos longos:
Se por um lado jogámos contra equipa fechadas a sete chaves, por outro também não utilizámos extremos. Gaitán e Pizzi não o são!

Falei de pressão à saída de bola por parte do adversário... Contra o Braga, equipa mais forte, resultou:
Esta foi a pressão dos jogadores do Benfica que resultou na obtenção do primeiro golo. Induzir o adversário ao erro! Pode ou não acontecer mas obrigar o adversário a sair com um pontapé do guarda redes, dá mais probabilidade de a nossa defesa anular as jogadas de ataque...

Profundidade nos flancos?
Contra o porto não houve nada disto... Contra o Bayern, duvido que isto a seguir aconteça:
Mas os defesas do Bayern são bem menos bons que os centro campistas/avançados, espero que provem que estou errado!

Falta o arrojo, rapidez e assertividade:
O lance da primeira foto, não foi obra do acaso. Na segunda foto, tudo foi rápido e bem executado, pelo flanco...

É claro que não há Bayerns em Portugal. O teste de hoje vai ser mais exigente do que alguma vez tivemos em 2015/2016. Mas estas dicas são uma forma de não fazermos figura de corpo presente. A época passada, o porto ganhou a esta mesma equipa... Fez mais ou menos tudo o que aqui está e provou que aquela máquina a defender é perfeitamente derrotável. Infelizmente... Faltou-lhes força nas pernas e qualidade na segunda mão!

É a força nas pernas que também me deixa um pouco apreensivo (sem pernas a qualidade sofre). Em Coimbra, talvez por força do estado lastimável daquela coisa a que muitos chama de relvado, os jogadores do Benfica demonstraram algum cansaço físico mesmo que RV diga que não!

A equipa já demonstrou que se consegue transcender e é por isso que acredito que temos mais hipóteses hoje do que tínhamos a semana passada (mesmo sem Jonas e com Gaitán e Mitroglou com problemas físicos)! Os jogadores (quem quer que entre) só têm de jogar à bola, deixar o seu futebol acontecer (como o terceiro golo que poderão ver ali mais abaixo), saber onde têm de estar, acreditar e querer derrotar o seu adversário, tal como uma certa equipa o fez em 1993 1994... Sim, este resultado não dá mas pode ser que hoje o Pizzi não falhe o penálti :-)))

Mesmo quando as coisas se complicam, este Benfica recente já conseguiu encontrar forças e cabeça para vencer... Os alemães são arrogantes mas também vão soluçar se virem que o Benfica não tem medo nenhum deles e do aparente destino já traçado! Por isso:

Avante Benfica

PS: Ia-me esquecendo... O que não pode acontecer é deixarem os alemães terem a despesa do jogo... Terem a bola sempre em posse deles...

E Pluribus UNUM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo