sexta-feira, 6 de maio de 2016

Pequenos Bombardeiros: Simão Sabrosa

Está a chegar ao fim a época de 2015-2016. Para ganhar partidas de futebol, é necessário marcar golos na baliza adversária.

Este próximo PEQUENO bombardeiro era muito mas muito bom nisso... Simão Sabrosa:
Gostei imenso de ver Simão a representar o Benfica, disso não tenham dúvidas. Para mais vinha do sporting, após uma breve passagem pelo Barcelona onde tentou substituir Figo... Chegou foi numa época conturbada do Benfica onde MV e LFV tentavam à sua maneira reabilitar o Benfica financeiramente... Desportivamente, o Benfica até tinha alguns bons jogadores mas O adversário era forte demais.Simão chegou a Benfica na pré época de 2001/2002:
Forte personalidade! Chegou a capitão do Benfica em três épocas... Representou o Benfica durante seis épocas:
Não ganhou aquilo que merecia ao serviço do clube mas mesmo assim foi uma vez Campeão Nacional (2004/2005), Venceu uma Taça de Portugal (2003/2004) e uma Supertaça (2005/2006).

Era um jogador muito rápido, muito bom executante, podia jogar em qualquer faixa lateral, era extremamente disciplinado tacticamente, amigo do colega e possuidor de um remate fortíssimo e sempre bem colocado. Tinha também um drible que... Enfim, aliado à sua rapidez, aquele drible colocava-o no patamar de outros imortais como Simões? Chalana? Futre?

Infelizmente, penso que a lesão ao serviço da selecção em 2001 (que lhe tirou hipóteses de representar a selecção no mundial da vergonha em 2002) lhe retirou um pouco de velocidade de ponta, mas isso é irrelevante.

Tudo tem o seu fim e foi com a normal tristeza que o vi sair do Benfica em troca de alguns milhões... Representou ainda um dos finalistas da LdC desta época mas depois já não dava mais:
Vamos as imagens sem movimento deste grande capitão do Benfica:
Sempre com garra, com querer, Simão era assim! Jogou a época de 2004/2005 lesionado mas jogou pelo clube que capitaneava por honra, prazer e compromisso... Algumas das bombas do capitão:
Mais aqui sobre este momento
Este último tiro foi muito importante para o Benfica, vamos lá relembrar:
Saboroso! Matou anos de seca...

Se quiserem ler uma pequena biografia conduzida pelo próprio Simão, é só visitar esta página.

Muito agradecido capitão Simão.
PS1: Agradecimentos ao Ser Benfiquista e ao Blog Simão Sabrosa, de onde retirei muito útil informação. Fotos são da Lusa e da Getty.

PS2: Assim como os anteriores artigos sobre pequenos bombardeiros, este pode ser actualizado. Encontre eu mais qualidade de imagem por aí...

E Pluribus UNUM

10 comentários:

  1. Grande Simão!

    Para quem começou a ver futebol regularmente em 94/95 (tristeza a minha né? Pelo menos o primeiro jogo que vi a sério foi o 3-6 no ano anterior e o meu pai tinha a final da taça de 1993 gravada que eu vi e revi muitas vezes), Simão aparece como um heroi numa primeira vez que a equipa começa a caminhar numa boa direção.

    Tantos golos, tantos jogos fantásticos... algumas lesões pela seleção que bem nos tramaram... enfim... os falhanços no Benfica - Sporting de 2005 (que me puseram muito mais velho num instante) tanto há a dizer sobre um jogador que só teve uma coisa má: a disputa da braçadeira com Helder.

    De resto foi sempre um dos melhores que tivemos, super completo e no mundial de 2006 fez um mundial ao nível de Figo e de Ronaldo... Ronaldo ainda não era um dos dois melhores do mundo mas já era fantástico e o figo já estava a descer mas ainda em grande nível... é um feito que mostra bem a sua qualidade.

    Foi dos que teve os seus melhores momentos no Benfica e, como dizes, infelizmente o Benfica não teve num dos melhores momentos com ele.

    Destaco ainda o golo de cabeça na final da taça de portugal de 2004 que, se não me engano, falta aí.

    Se não me engano, ainda ganhou uma liga europa pelo Atlético... nada mau :)

    Outra coisa: a diferença de tratamento dos lagartos dados ao Moutinho (que saíu porque quis para onde quis) e ao Simão (que só não voltou ao Sporting porque eles não quiseram) também tira qualquer máscara e mostra como eles são anti-Benfica e não sportinguistas.

    Grande Simão, grande jogador! Foi fantástico vê-lo de camisola do Benfica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta esse golo e muitos mais... Daí ter escrito que o artigo pode vir a ser actualizado ;)

      O Simão? Cada vez que ele não jogava... Era engolir a seco e ir à luta!

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. Sim, mas um golo decisivo do Simão de cabeça é algo de outro mundo... ehe :D

      Eliminar
  2. Seria interessante se abordar quais os simbolos da mistica do Benfica entre o periodo de 1995 e 2003. Pois começar a ver Paulo Madeira a e Bruno Basto como referencias desse periodo so pode ser uma gran brincadeira.
    Ate agora so consegui listar: Joao Pinto, Michel Preudhomme, Nuno Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual o critério para incluir aqui? Ter momentos de carreira durante esses anos? Ser estrela nessa equipa mesmo que os melhores anos estivessem por vir?

      Se foram jogadores que brilharam temos Preud'homme, Enke, Fernando Meira, Simão, Nuno Gomes, João Pinto, Poborsky, Tiago, Petit, Ricardo Rocha (ambos chegaram a meio de 02/03)... sei lá.

      Depois temos bons jogadores que já não estavam na melhor altura: Veloso, Ricardo Gomes, Valdo... e até se pode dizer Cannigia?

      Jogadores que começaram a aparecer nessa altura mas cujos melhores/com maior significância anos foram no futuro: Miguel, Mantorras

      Jogadores que foram bons/muito bons mas que foram brilhar para outros lados: Maniche, Paulo Bento, Dimas, Gamarra, Marchena...

      E temos alguns que tiveram breves momentos de glória seja apenas uma época muito má para o Benfica (mas boa em termos individuais) ou momentos que ficaram na história do futebol: Van Hoijdonk, João Tomás, Sabry, Brian Dean...

      E depois há sempre o Pepa :P aha

      Eliminar
    2. Jogadores com mística nesse período não foram muitos.

      Há que elevar o nível de escolha para níveis estratosféricos...

      Entre 1995 e 2003, na minha opinião e ao nível que referi, Só mesmo João Pinto, Preud'Homme, Nuno Gomes, Petit e Simão. Concordo que se junte Poborsky mas...

      Tiago, a BTV está numa fase em que transmite muita coisa de forma errada. Realmente... Qualquer dia é ver o maniche ou o pedro henriques a ter o seu V&P. Mas é como tudo neste país e mais não digo porque sei e sabendo não quero levantar lebres porque o que interessa é o Benfica.

      Troza, gostava do Meira mas tiveram de o despachar à força bruta e nem aqueceu. Sabemos que era muito bom, que esteve no Benfica mas...

      Tiago e o Rocha, outros dois grandes que nem eram Benfiquistas (se não me engano) mas que eram grandes profissionais e que tivessem ficado mais tempo eram imortais. Gostava dos dois.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    3. Gamarra? No meu tempo que levo de Benfica, a hierarquia de centrais é a seguinte: Ricardo, Gamarra e Mozer.

      Brian Dean, Cannigia, Van Hoijdonk e João Tomás foram excelentes avançados que vieram no tempo errado... Olhem agora que temos Mitroglou e o Jiménez que são muito parecidos...

      Eliminar
    4. Eu não me lembro de ver um jogo do Gamarra... mas sei que vi :P Este foi pouco tempo no clube.

      O Tiago foi bom enquanto esteve no Benfica... pena que não ficou mais um tempinho... nem ele, nem o Manuel Fernandes...

      E esses avançados todos... eram muito bons... Van Hoijdonk até fazia lembrar um Cardozo de pé direito... eram golos de todos os feitios... mas também só fez uma época...

      Eliminar
  3. Nós é que agradecemos e ficamos satisfeitos que tenham encontrado informação pertinente no nosso blog, de apoio ao enorme Simão, para o vosso artigo! Qualquer coisa que necessitem, disponham! :)

    A Administradora do Blog Simão Sabrosa,
    Tânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Tânia.

      Mais umas vez, o meu sincero agradecimento. Não foi assim há tempo que Simão brilhou no futebol português mas não é fácil encontrar muito sobre ele, especialmente com a qualidade que vocês colocam no blog.

      AMC

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo