segunda-feira, 22 de agosto de 2016

2016-2017 02ªJ: SL Benfica 1 V. Setúbal 1

Jogo muito perro e previsível do Benfica. Podemos até dizer que parece que ontem não era dia de jogar à bola, nas vésperas de um sporting-porto...
Nove remates à baliza (num total de vinte e um!) para quatro grandes defesas de Varela mas a coisa não carburou... Sálvio-Semedo e Grimaldo-Cervi não se entenderam. Pizzi-Mitroglou idem. Fejsa-Horta estiveram relativamente bem a estancar as débeis subidas do ataque adversário. Lindelöf-Lopez lá andavam com cuidado e o imperador a ver remates ao lado (dois remates - golo e grande defesa - à nossa baliza de um total de nove...).

Foi fraco (não foi miserável) e eu todo contente no início por ver as alas que tinha pedido a RV... Esperava um jogo bem flanqueado porque iríamos jogar com extremos que certamente iriam descentrar o esperado autocarro. Mas não funcionou.

Sem querer sentenciar Pizzi, a sua colocação a segundo ponta de lança falhou! O médio pode ser muita coisa (extremo, médio interior e até um número oito) mas jogar numa posição em que Jonas é tão mágico... Caro RV...

André Horta também não funcionou a número oito. Fez um jogo de grande entrega física mas não pôde usar a regra e esquadro que tanto o diferenciam de Renato.

Ontem, jogaram somente quatro jogadores titulares da equipa tipo da época passada (Lindelof, Fejsa, Pizzi e Mitroglou). Jogaram de início dois reforços (Horta e Cervi). Os restantes cinco já cá estavam mas independentemente do valor, acabaram por ser segundas/terceiras escolhas (JC, Lisandro, Grimaldo, Nelson e Sálvio). Penso que nesta altura é relativamente expectável que a equipa de ressinta da falta de Gaitán, Jonas, Renato e ... Jardel! É também normal que no início de uma temporada, o equilíbrio, as harmonias, a dinâmica da equipa e a forma física, estejam ainda longe de estar consolidadas (que o digam Sálvio e Carrillo que pouco ou nada fizeram a época passada). Mas o trabalho deve continuar com toda a atenção e dedicação.
Em resumo, foi um jogo de constante busca do golo por parte do Benfica da forma menos adequada. O que diferenciou este resultado final dos restantes jogos em que participaram os outros candidatos ao título foi que eles marcaram primeiro e o Benfica não! Eles sofreram e não estiveram muito desamparados (não me refiro ao apoio das bancadas) Não marcámos e sofremos fruto de uma falha monumental dos centrais. Depois fomos atrás do tempo perdido e lá empatamos mas continuámos a falhar... Não serve de consolo pensar que após obterem o seu golo, os sadinos deixaram de existir!

Para os adeptos não foi bonito mas convém relembrar que tivemos jogos assim a época passada, e não foram poucos. A diferença foi que conseguimos sempre marcar porque tentámos sempre ter a bola perto da baliza adversária, hoje nem por isso. Sabíamos que tínhamos de ir para cima do adversário mas ser cautelosos na defesa, mas ontem deu por vezes a ideia de que tínhamos mais receio em sofrer do que coragem para ir para cima deles para marcar.
Nas equipas ditas grandes, também há sempre aqueles jogadores que têm algo de especial que faz despertar algo de especial nos colegas... Já não temos Gaitán e Jonas está a recuperar, não havendo mágicos, também não houve arrojo em procurar fazer magia, quando alguém ia para cima da defesa sadina, os restante ficavam estáticos a ver que nem adeptos na bancada... Urge continuar a trabalhar, com tanta qualidade no plantel não vai ser difícil começar a ver um futebol melhor.

Vamos Benfica, as borlas que possamos vir a dar, terminaram ontem porque isto, parece-me, vai ser um fartote esta época!
PS1: Aconselho a que RV reserve sempre um momento antes das partidas para, com os jogadores, falar do árbitro. Tinha escrito no artigo anterior que...

Confesso-vos que o anti-jogo dos nossos adversários já não me chateia muito! Há já alguns anos que me habituei e estou quase sempre a contar com isso!



E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. E sermos roubados à grande contou? E o golo do setúbal em fora de jogo contou? E o karaté no futebol conta?

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, sou só um que gosta de futebol e odeia política...

      Caro Miguel, escrevo sobre isso no último artigo!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo