terça-feira, 23 de agosto de 2016

Jornada 2 - A Ventania Arbitral!

Recebi algumas mensagens a questionar a falta de uma análise mais densa ao trabalho de  Manuel Oliveira (será familiar do jakim sportv olibeira?) no SL Benfica 1 V Setúbal 1 do passado Domingo.

Caros leitores, em primeiro lugar deixem relembrar que a dezanove do corrente mês, já tinha deixado o aviso de que algo poderia acontecer no passado domingo. Existiam evidências que foram sendo comprovadas com o passar dos dias...
Atentem que o artigo da fotografia se foca em Tello mas por baixo... Oliveira é presença assídua no estádio do porto clube pelo que... Aliás, parece que até os adeptos do sporting não morrem de amores por ele... Não morrem ou não morriam porque aconteceu há um ano atrás e agora (mais lá para baixo neste artigo)...

A verdade é que no computo geral, ainda é a minha opinião de que o Benfica foi mais responsável pelo resultado final do que a exibição da equipa do V Setúbal ou do que a actuação do trio de arbitragem. No entanto, se juntarmos os dois últimos intervenientes, podemos criar uma situação que vale a pena ser discutida.

Começo pelo golo que deu durante alguns minutos, vantagem ao V. Setúbal no marcador. Logo a abrir, a falta de Jiménez:
Sim, Grimaldo já tinha encurralado o jogador sadino. Jiménez estava com pressa e comete uma falta estapafúrdia... Nós que gostamos de atribuir culpas, bem que podemos aconselhar Jiménez a não fazer isto tão perto da sua grande área.

Livre assinalado e:
O jogador sadino em fora de jogo movimenta-se para placar Fejsa. Não foi nada de especial, os dois jogadores acabaram por não ter participação activa no lance mas a falta existe e o fiscal poderia ter assinalado até porque são lances recorrentes...

Depois vem o pior disto tudo:
Aos adeptos do Benfica, fica o repto de discutirem com adeptos dos outros clubes sobre este lance desde que fundamentem a sua opinião... É verdade que Lindelof e Lisandro se distraíram e meteram água neste lance mas é também verdade que... Nunca se esqueçam que nos quartos-de-final da LC da época passada frente ao Bayern, o Benfica poderia ter sido goleado mas não foi... Em Munique, o árbitro poderia ter assinalado um penálti por mão de Lahm mas não assinalou...  Em Lisboa deveria ter expulso um defesa bávaro mas...

Tudo é relativamente previsível hoje em dia... Quando se vê futebol há já algum tempo, poucos esperam que depois disto
Haja expulsão! Reparem que o fiscal ficou à espera de algo...

Quanto às faltinhas e faltonas e ao anti-jogo (vulgo dualidade de critérios), podem ir ao HG e... Chatearem-se outra vez porque não faz bem à saúde voltar a ver o manuel a trocar as voltas à lei para dificultar a vida ao Benfica.

Mas mantenho a ideia com que fiquei depois da partida ter terminado. RV fez uma experiência que não correu bem: Pizzi a segundo avançado/uma espécie de número dez... Sei lá! Três dias depois, dá para teorizar que aquela opção poderá ter afectado toda a estrutura ofensiva da equipa (extremos só com um ponto de referência; Horta por ali...). Outro pensamento que me assalta é o facto de começar a passar mais tempo a falar de arbitragem do que de futebol... Assim acabamos por perder o gosto no desporto e passar para a política que é sempre uma coisa nojenta...

O problema é que no fim de tudo, acabo por não conseguir deixar para trás a defesa do Benfica... Não consigo dissociar nenhum dos três factores que criam o resultado final de uma partida: Duas equipas de futebol + equipa de arbitragem!

Falando agora de episódios circenses, a palhaçada começa a ir cada vez mais longe com este alpinista a vir no dia seguinte fazer campanha eleitoral:
Ninguém, no seu perfeito juízo, acredita que ele está a ser sincero! Depois de no Sábado anterior se ter passado isto na capital do móvel:
Sim, zero-zero... O huguinho miguel é um verdadeiro artista quando vai à Mata Real... Fazendo uma pequena cronologia:
Para o alpinista verde (o azevedo de carvalho), quando um árbitro aplica as leis é um saco de encher. Quando não aplica as leis é o maior! Será que azevedo de carvalho (aka babalu), no seu comunicado, quer dizer que os adeptos de cada clube devem aplicar uma forte dose de violência nos árbitros de modo a que eles não voltem a aplicar as leis nos jogos das suas equipas?

É o que ele sempre fez:
Preparem-se caros Benfiquistas... Vai ser uma época longa...

PS1:
Com um apoio desta magnitude (convocatória de coração e não de facebook)...

PS2: Próxima paragem:
Raios partam... Outra vez às oito e meia da noite! Vamos ver quem é que se queima no próximo sábado!

E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Assino por baixo, tudo aquilo que aqui foi dito

    ResponderEliminar
  2. A regra do fora-de-jogo não sei se é assim mas aquele bloqueio... parece uma jogada de basket.

    Não concordei com as declarações do Rui Vitória e do presidente só por achar que não deviam ser eles a passar essa mensagem... digo eu. De resto é preciso mostrar isto em todo o lado mas com a CS tão anti-benfica até acredito que passe mais que fomos favorecidos (o que é claramente mentira) do que desmascarem este roubo.

    Mas nada está perdido... vamos para o próximo jogo mais fortes e ainda vamos a tempo do tetra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ler a Lei 11 para entender o fora de jogo !!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Caro anónimo, a lei 11:

      Um jogador na posição de fora de jogo só deve ser penalizado se, no momento em que a bola toca ou é jogada por um colega de equipa, o jogador, na opinião do árbitro, toma parte ativa do jogo:
      • interferindo no jogo ou
      • influenciando um adversário ou
      • tirando vantagem dessa posição

      O que me deixa confuso é a frase "Na opinião do árbitro". Um verdadeiro alçapão...

      Eliminar
  3. O trajeto é longo e sinuoso, união raça e querer têm sido suficientes, vamos ver esta época. Avante Benfica.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo