terça-feira, 15 de novembro de 2016

Jogadores Imortais: Ricardo Gomes

Ricardo Gomes como ficou conhecido. Ricardo Gomes Raimundo como nasceu (13 de Dezembro de 1964). Um dos jogadores que mais admirei em toda a minha vida quer como profissional de futebol quer como pessoa - e isto com base no pouco que se via na televisão ou que se lia nos jornais no primeiro período em que esteve ao serviço do Benfica.
Bem, tinha dezasseis anos... Estas primeiras impressões são danadas, ficam na memória e não saem... Ricardo tinha uma calma extraterrestre, uma paciência que nem a terra, uma classe que nem a águia real, uma frieza glaciar... É melhor parar se não ainda ficam a pensar que lhe vou pedir namoro :D

Ficam os factos da sua passagem pelo Benfica:
Repararam no registo disciplinar durante a sua primeira passagem pelo Benfica? E na segunda...

Um pequeno resumo da sua carreira de futebolista:
Um outro mais abrangente publicado no jornal "O Benfica" em 20 de Novembro de 2009 (o print screen é retirado do Glorioso Blogue EDdB):
Aquando da sua primeira vinda para o Benfica, concedeu uma entrevista ao Benfica Ilustrado:
Esta mesma revista, fazia todos os inícios de época um resumo dos jogadores que compunham o plantel. Fiquem com esses resumos sobre Ricardo:
Agora o que muitos gostam: As imagens... Tentei encontrar e construir a coisa em modo de perspectiva sobre a carreira de Ricardo. Vamos a isso, começando pelo Fluminense e pelo escrete:
1984 - Leandro, Roberto Costa, Pires, Mozer, Ricardo Gomes e Junior;
Renato Gaúcho, Zenon, Roberto-Dinamite, Assis e Tato.
1989 - Mazinho, Taffarel, Mauro Galvão, Ricardo Gomes (capitão), Aldair, Branco.
Bebeto, Romario, Silas, Dunga e Valdo.
Ricardo Rocha, Taffarel, Mauro Galvão, ? Ricardo Gomes e Branco.
Bebeto, Careca, Silas, Valdo e Dunga.

Engraçado o número de jogadores internacionais do Brasil que passou por Portugal... Vejam estas duas imagens:
Que equipa...
E a vida dele no Benfica, começa na época de 1988/1989:
Sempre vigilante mesmo não intervindo
Em 1990, integrou o Benfica de Viena...
Tanta qualidade desportiva (que plantel que nada venceu naquela época...) e tanto lixo político! Era a geração política das bifanas/torresmos/cerveja...
1990 1991:
E depois foi até Paris:
Regressando em 1995 para cumprir uma época:
E... Acabou muito cedo a sua carreira! Acabou quando achou que tinha de acabar.
Há uns anos, fiz um vídeo sobre a sua carreira no Benfica. Relembremos:
Depois de percorrer muitas milhas na internet, lá consegui encontrar mais uns golitos:
Parece fácil? Não é. Certo que com Valdo, Paneira, Pacheco, entre outros, os cruzamentos eram sempre feitos com qualidade... A coisa engraçada é que a bola tinha de ir para a zona onde Ricardo estivesse por perto. Tinha de ir para a frente dele. Depois... Cada tiro cada melro!

Em 2011, a sua vida sofreu uma cilada mas ele, como sempre, deu a volta à coisa e ainda cá está. Fica este relato de um adepto/amigo/jornalista, as palavras de outros também ajudam a caracterizar uma pessoa...
Grato pelos quatro anos Ricardo. Força nisso.


E Pluribus UNUM

PS1: A imagem que abre o artigo... A: Garras da águia sobre a faixa que contém a divisa. B: Vinte e oito... C: Outros tempos, outros dinheiros. D: Duílio - foi colega de Ricardo no Fluminense.

2 comentários:

  1. o Ricardo acabou a carreira cedo por que já estava todo podre. penso que os joelhos já estavam estoirados. só o pude ver com a camisola do Benfica na sua última temporada e estava mais lento que os Paulos Almeidas desta vida. daí a diferença abissal nos cartões em relação à sua 1ª passagem.
    jogador + simpático: Fernando Mendes?! o tipo que ia para os treinos do Benfica com uma pressão de ar 'mandar umas chumbadas no balneário do Eriksson?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pressão de ar? A sério? Depois deve-a ter vendido para comprar umas doses :-))))))

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo