segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

2016-2017 22ªJ: Sp Braga 0 SL Benfica 1

Fantástico... Três pontos conquistados num terreno difícil contra um adversário que quis ganhar a partida da mesma forma que o Benfica quis: A jogar futebol... Foi um jogo bom demais para tão poucos golos.
Foi então uma partida de tremenda intensidade física aquela que vimos ontem à noite em Braga, entrega total à força dos embates... E isso ofuscou um pouco a arte/classe dos jogadores mais evoluídos! Raça e querer foram os vencedores da noite traduzidos em golo num único lance de arte por parte de um dos jogadores mais insuspeitos para tal: Mitroglou.
RV escalou a mesma equipa de sempre, um 4-4-2 de características físicas mais ténues quando se depara com contextos de jogar futebol em estilo de combate todo-o-terreno. Jogadores como Pizzi, Rafa e Zivkovic são mais para as artes do futebol do que para o mano-a-mano mas ontem foram combatentes irrepreensíveis o que ajudou e muito a equipa a conseguir equilibrar os despiques.
No entanto, equilibrar despiques pode não ser suficiente para ganhar supremacia...

O Braga teve os seus momentos no jogo e não foram poucos. Sem menosprezar as intenções de RV, penso que os bracarenses interpretaram melhor as nuances da partida mais vezes do que o Benfica. Mais frescos e a jogar em casa, os arsenalistas quiseram vencer a partida jogando olhos nos olhos e bem que o poderiam ter conseguido. Ao Benfica faltou clarividência e concentração em detalhes... Detalhes no momento de um drible, de um passe e/ou de um remate. Tivemos muitas e boas transições ofensivas que esbarraram naquele momento crucial em que vai ou não.
Assim sendo, o tempo de jogo foi-se consumindo perante embates a meio campo condimentados com algumas situações de aparente perigo mas... Nada acontecia e com o passar do tempo, é claro que a condição física iria pesar nas pernas e a arte teria então espaço para sair da toca. Numa altura em que o Benfica, principalmente com a entrada de Raul, começava a ter mais controlo de posse de bola e a ser mais eficaz a anular o ataque do adversário, acontece o golo e a partida quase que acabou nesse instante... O Braga deu o berro e RV mudou o esquema da equipa para 4-5-1 com a entrada de Filipe.

Apetece-me fazer um pequeno reparo... Deu-me a sensação de a equipa estar sempre mais preocupada em não sofrer golos do que andar à procura de os marcar. Muita lateralização e recuo em vez de arriscar avançar com passes flanqueados, deram ao braga a oportunidade de defender muito mais longe da sua baliza e ficar mais perto da do Benfica. Se é verdade que quem ataca mais acaba por desguarnecer também mais a sua retaguarda, por outro lado quem mais ataca mais possibilidades tem de ganhar o que diminui a tendência a confiar na sorte de que a coisa se pode resolver mais cedo ou... Mesmo tendo melhores jogadores, a equipa tem de procurar a melhor forma de os potenciar e ontem isso aconteceu muito poucas vezes.

Três pontos ganhos com justiça e honestidade pelo Benfica numa partida em que se tentou fazer o funeral aos homens de RV. É verdade... Ontem, mais uma vez, foi criado o contexto para derrotar o Benfica... Falharam porque o Benfica foi vencedor mas sei que vão tentar outra vez na Amoreira (TdP) e em Stª Maria da Feira (CN)...

Notas aos jogadores...
JC 7: Sem mácula... Há muito tempo que não via o Benfica com soluções de tão grande qualidade para a sua baliza. Talvez o brasileiro não tenha tido muito trabalho mas não falhou uma única vez.
Nelson 8: Muito bem. Deu tudo o que tinha, defendendo e atacando com segurança.
Luisão 8: Há um corte de risco na primeira parte que o capitão faz com uma classe...
Lindelof 8: Uma pena que tenha de sair... Se ficasse, seria o próximo líder da defesa do Benfica.
Eliseu 7: Poucos reparos (os habituais) num jogo em que se acautelou a subir para precaver o seu flanco.
Fejsa 9: Gigante! Javi Garcia era muito bom, Matic ainda era melhor que o espanhol... Mas este sérvio... Apesar de ter levado uma cueca... É só classe!
Pizzi 6: A questão de Pizzi é complexa para mim. Considero-o um médio de qualidade media-alta mas é fraco para os despiques mais físicos. É mais lento a decidir do que devia em jogos com esta densidade mais física e isso corta os tempo de reacção da equipa quando pode fazer transições mais rápidas. Mas é verdade que ontem se deu ao jogo como poucas vezes tem dado.
Salvio 6: Boa primeira parte. Infelizmente gasta-se fisicamente de forma mais rápida do que devia.
Zivkovic 6: Teve poucas oportunidades para atacar porque teve de defender mais. Abusou muito dos cruzamentos inconsequentes.
Rafa 7: Boa partida. Foi aos choques, desmarcou-se muitas vezes mas decidiu quase sempre mal naqueles detalhes.
Mitroglou 8: Emparelhado na muralha defensiva do Braga durante muito tempo. Mas sempre atento. Pena ter falhado um golo quase feito na primeira parte... Pena não haver vídeo-árbitro para lhe validar um outro golo que marcou na primeira parte. Fantástico no golo que marcou:
Chegou a ter uma mão cheia de adversários à sua volta mas construiu o caminho para a bola entrar na baliza do Braga.
O treinador do Braga elogiou tanto o grego que espero que não fosse a mulher dele a ir à casa de banho quando o grego lá estava a... Molhar o bico!

Os suplentes:

Carrillo 5: Entrou para a batalha do meio campo... Só pode porque não teve oportunidades para mostrar outro tipo de serviço. Poderia ter vindo para a rua!
Jiménez 6: Entrada importante. O mexicano tem esta característica que foi extremamente útil ontem à noite: Corre como poucos! Fez uma marcação impiedosa aos portadores de bola do Braga quando estes queriam sair com a bola nos pés... Saltou a todos os despiques aéreos...
Filipe 2: Entrou para fechar mais o meio-campo.

Sobre o árbitro? Não o culpo pelo fora-de jogo mal assinalado a Mitroglou aos 22 minutos de jogo:
É o fiscal quem assinala... Mal? Sim, o pé do defesa do Braga coloca o grego em jogo. Fácil de ver? Não. Por isso, até compreendo o erro. Mas ele aconteceu e em prejuízo do Benfica!

Mas, poucos minutos antes, aconteceu isto:
Penálti! Não assinalado porque... Perguntem ao árbitro. Perguntem também ao fiscal... Na verdade, todos os outros hipotéticos casos (um puxão a Mitro
e duas bolas nos braços) aconteceram na grande área do Braga... Em todos, este rapaz fechou os olhos (talvez certo nas bolas nos braços pois são à queima)... A lei da vantagem nunca foi dada ao ataque do Benfica... Em termos disciplinares, julguei a pensar que o Benfica iria a jogar contra dez pela primeira vez esta época:
Mais um aprendiz do estilo olegário/proença...

Três pontos muito importantes... Prevendo um Braga, a quem dou os parabéns pela atitude que acabou por fazer com que a partida fosse bem disputada, a jogar sempre desta maneira, não vai ser fácil ao outro candidato ao título passar lá... A não ser que seja o ferreira a apitar claro.

Agora é descansar e gerir o esforço... Talvez procurar mais soluções para o miolo... Sexta, dia 24, chega o Chaves para a próxima jornada. 4 dias depois, vamos à Amoreira para defrontar o Estoril... Clube que quer ganhar, costuma a ter de disputar muitas partidas...  O Benfica é assim! Sempre para vencer contra o cansaço, contra as lesões, contra arbitragens, contra os adversários.

Nota: Tenho a análise da roubalheira que se verificou no porto-Tondela quase pronta, é uma forma de explicar como 4 golos sem resposta ofuscam a forma hábil como os três pontos de uma partida de futebol são ganhos... Fiquem com este aperitivo:
O sporting também será mencionado... Irá ser publicada esta semana.

As imagens relevantes de ontem:
E Pluribus UNUM!

7 comentários:

  1. Grande vitória do Benfica!!

    Incrível como um campeonato que devia estar resolvido com uns 15 pontos de avanço, está ao rubro com um ponto de diferença... e isto só nos últimos jogos (5 pontos tirados ao Benfica nos jogos contra Boavista e Setúbal e 10 oferecidos ao porto nos jogos contra Tondela, Rio Ave, Sporting, Guimarães e Estoril... impressionante que, desde as ameaças, os erros sejam todos contra o Benfica sem a menor dúvida).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos resistindo e defendendo o Benfica.

      brevemente um resumo da roubalheira do porto.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  2. Olá, a pagina Cosme Ferreira é bem a tua nova pagina?
    https://www.facebook.com/Cosme.AMC.Ferreira?fref=ts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa!

      Fizeram uma denúncia e a página antiga está... Está por aí ;)

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  3. Meus "amigos todos os canais de televisão antes e após os jogos fazem directos a que expor está merda, nos directos não a forma de manipularem ou cortarem imagens façam ouvir a vossa voz indignação e revolta por trabalharem 7 horas por dia ,5 dias por semana e ao mesmo tempo existir um individuo que infringe as leis mais básicas da sociedade e ainda goza colocando a vida de simples cidadãos em risco!

    O estado os seus representantes tem que sentir o seu cargo em risco perante uma desordem social, só assim seremos ouvidos e a justiça será feita!

    Ainda faltam mts finais, toca a descansar e pensar no próximo jogo!

    Ass: Maluko cá do sitio

    ResponderEliminar
  4. Saudações a todos os benfiquistas!
    Jogo muito difícil e bem disputado. Benfica foi ificaz .vitoria merecida. Mais um pênalti que ficou por marcar a favor do benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ao fim, se não ficar por marcar um por jogo vai ser uma sorte...

      Saudações TRIGLoriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo