terça-feira, 25 de julho de 2017

Angola e o Benfica

Estava eu a construir o artigo sobre Espírito Santo e, por falta de vídeos, encontrei um VeP sobre atletas que representaram o Benfica oriundos de Angola... Mais uma oportunidade para Benficar!

Alguns só os conhecia de forma superficial, até porque tiveram passagens sem grande fulgor pelo Benfica... Se bem que sempre meritórias! Outros são por demais conhecidos... Pelo menos o primeiro, o sétimo e o último.

Certamente que existem mais atletas oriundos de Angola que representaram o Benfica mas nesta altura de construção e procura de golos, nada como ficar com um pequeno resumo sobre estes nove.
Quando assim é, entra-se logo a matar... Com grande estilo:
José Águas, nasceu em Luanda.
O fantástico capitão das equipas vencedoras das Taças dos Campeões Europeus:
13 anos no Benfica (1950 a 1963) e ainda me questiono porque não ficou mais... 5 Campeonatos, 7 Taças de Portugal e as tais 2 Taças dos Campeões Europeus (agora Champions League). Se quiserem ler mais, cliquem aqui.

Segue-se Santana, nascido no Lobito:
Jogador tremendamente importante para o surgimento do Benfica na elite Europeia. 12 anos de Benfica (1956 a 1958) onde ajuda o clube a conquistar 7 campeonatos, 3 Taças de Portugal e 2 Taças dos Campeões Europeus.
O próximo é Iaúca:
Nascido em Benguela, passou 5 épocas no Benfica (1963 a 1968) tendo ajudado o clube a vencer 5 Campeonatos e 1 Taça de Portugal.
Segue-se Cavungi:
Nascido em Luanda, esteve 5 épocas no clube (1975 a 1980) tendo ajudado o clube na conquista de 2 Campeonatos e 1 Taça de Portugal.
Agora Jordão:
Nascido em Benguela. Foi um temível avançado... Esteve 5 épocas no Benfica (1971 a 1976) tendo ajudado o clube a conquistar 4 Campeonatos e 1 Taça de Portugal. Marcou 79 golos de águia ao peito.
Já a cores... Abel Campos:
Nascido em Luanda... Um extremo do mais rápido que me lembro de ver, excelente a assistir e letal quando tinha a oportunidade de finalizar:
Infelizmente para ele, tinha um tal de Vítor Paneira a concorrer na mesma posição... Esteve 2 épocas ao serviço do clube (1988 a 1990) tendo ajudado a conquistar 1 Campeonato e 1 Supertaça.
Vata... Já todos conhecem.
Gozaram o Benfica quando o contratou mas o jogador, nascido em Damba, acabou por:
... Nos trazer muitas alegrias. Era o avançado que cada vez que gritava golo antes de rematar... Marcava mesmo golo.

Esteve 3 épocas ao serviço do clube (1988 a 1991) tendo contribuído - e de que maneira - para a conquista de 2 Campeonatos e 1 Supertaça.

Seguimos para Edgar:
Muito se esperava deste jogador nascido em Luanda. A verdade é que... A coisa não resultou após uma opção mal aconselhada...

Esteve 4 épocas ao serviço do Benfica (1994 - ainda júnior - a 1998), tendo ajudado o clube a conquistar uma Taça de Portugal.
Pedro Mantorras...
Nascido em Huambo, Pedro Mantorras foi dos jogadores mais azarados de que tenho memória. Pelo que se tinha visto dele em Alverca, as esperanças no ressurgimento de um Benfica forte aumentaram exponencialmente com a sua contratação mas a sorte e outras coisas não quiseram nada com ele.
Jogador fulcral para a conquista do campeonato de 2004/2005, que é pecúlio parco para tão grande potencial... Esteve 10 épocas ao serviço do Benfica! 10... 
E assim se Benfica, do verbo Benficar. Digam coisas se algo estiver errado.

E Pluribus UNUM

7 comentários:

  1. Falta o benguelense Malta da Silva. Conterrâneo de Jordão, jogou no Benfica e na Selecção Nacional.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim mas Malta da Silva, jogador de raça, era defesa.

      E há mais mas... Escrevi mais sobre avançados.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  2. Sempre temas interessantes neste bolgue :-). Falta um h em Champions League. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. * blogue ...é o que dá emendar os outros! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece... Por vezes é como tentar encontrar uma agulha num palheiro.

      Grato pela correcção

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  4. como compatriota destas estrelas, digo que cada um deles tiveram sortes diferentes e único objetivo, levar o nome de ANGOLA ao mais alto nível do futebol Mundial.
    Bem haja Mantorras, Vata, Jordão Edgar e muitos outras que tiveram passagem no clube incarnado.!!!!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo