terça-feira, 1 de agosto de 2017

O Benfica E A Supertaça

A Supertaça... Jogo que opõe o Campeão Nacional com o vencedor da Taça de Portugal. Em caso de dobradinha, quando ambos são a mesma equipa, é o finalista vencido da Taça que participa na partida.
É a primeira prova oficial do calendário futebolístico Português que actualmente se disputa numa só partida. A prova foi criada em 1979 pela AF do Porto a título oficioso, tendo o Boavista (vencedor da Taça) vencido o Porto (Campeão Nacional). Como a coisa agradou aos dirigentes da FPF, a prova foi declarada oficial na época seguinte e renomeada Supertaça Cândido de Oliveira em honra ao Mestre Cândido de Oliveira (1896-1958), que foi jogador de futebol (Benfica: 1914-1920), treinador (Selecção Nacional, Sporting, Porto e Académica), tremendo jornalista desportivo (co-fundador do Jornal A Bola com Ribeiro dos Reis e Vicente Melo) e grandíssimo opositor do regime de Salazar. (esteve preso no Tarrafal entre 1942-1944 se não me engano).

Como em tudo, o Benfica também tem a sua história escrita no registo desta prova que é um troféu e não um título. No entanto, é o clube de futebol do Porto quem tem o melhor registo da prova... O Benfica só venceu o troféu por 6 vezes, tendo sido finalista vencido por 12 ocasiões!

E é isso que aqui é importante. Vamos lá recordar então o percurso vitorioso do Benfica nesta prova.
...
1981: A prova ainda era realizada a duas mãos e o Benfica (Vencedor da Taça) e treinado pelo húngaro Lajos Baroti, defrontou o Sporting (Campeão Nacional) tendo vencido a prova após empatar a primeira partida (2-2) e vencido a segunda (2-1).

A 10 de Setembro de 1980, em Alvalade, o resultado ficou-se por um 2-2 tendo os golos do Benfica sido apontados por Carlos Manuel (10') e César (42'). Fica a crónica da partida:
Poucas fotos disponíveis...
A 29 de Outubro, na Luz, o Benfica venceu o Sporting por 2-1, Nené (43') e Vital (86') foram os marcadores dos golos. Jogo quente... Duas crónicas:
As fotos disponíveis:
Vídeos? Pois...
...

1986: É o encontro mais habitual nesta prova, um Benfica Porto... Desta feita, levámos a melhor nas duas mãos. Treinado por John Mortimore, a 20 de Novembro de 1985, o Benfica venceu a partida da 1ª mão por 1-0 no Estádio da Luz. O golo foi apontado por Diamantino. A foto e reportagem possíveis da partida:
A 4 de Dezembro, na 2ª mão, o Benfica conquistava o troféu após empatar a zero nas Antas. Fotos da partida? Não encontro mas fica a reportagem da mesma:
Curiosamente, esta partida foi arbitrada por um tal de Fortunato Azevedo...
já há imagens... Grande batatal, grandes oportunidades para ambos os lados (mais para o porto) e grandes agressões... E:
Que grande guarda-redes o Manuel Bento... A entrega do troféu uns dias depois na Catedral:
...

1989: Era a segunda passagem de Eriksson pelo Benfica que se tinha sagrado Campeão Nacional na época transacta sob o comando de Toni. Desta feita, calhou o Belenenses que era o vencedor da Taça... Frente ao Benfica!

A 25 de Outubro de 1989, na Catedral, o Benfica derrotou por 2-0 os azuis do Restelo. Os golos foram apontados por Vata (16') e Lima (53'):
Aqui fica a reportagem:
A 29 de Novembro, o Benfica fechou as contas em Belém com o mesmo score. Os golos foram apontados por Macaé (7' pb) e por Magnusson (75').
Veloso ergue o troféu:
...

2005: Após uma travessia longa sem vencer o troféu, o Benfica (Campeão Nacional) defrontou e derrotou o Vitória de Setúbal (vencedor da Taça frente ao Benfica) por 1-0. O Golo foi de autoria de Nuno Gomes (51'). Ronald Koeman era o timoneiro do Benfica.

O jogo, arbitrado por um tal de Benquerença, foi disputado a 13 de Agosto de 2005, fica o vídeo:
A reportagem d'A Bola:
A capa d'O Benfica:
E algumas imagens:
...

2014: Este blogue já existia pelo que apenas irei deixar breves notas seguidas do link para o respectivo artigo.

A partida, arbitrada por Duarte Gomes, disputou-se em Aveiro a 14 de Agosto. Num cenário pós mundial, o Benfica (treinado por JJ) apresentou-se com segurança mas teve de ir ao desempate por grandes penalidades para levar o caneco para o Cosme Damião!
Fica aqui o artigo que escrevi na altura - muito interessante -  e os vídeos da partida:
O Desempate:
...

2016: A 7 de Agosto, de novo em Aveiro, o Benfica (Campeão Nacional) treinado por Rui Vitória defrontou e derrotou o Sporting de Braga (vencedor da Taça) por 3-0.
Uma partida, arbitrada por João Capela, de grande intensidade por parte de ambos os conjuntos que permitiu ao Benfica conquistar pela 6ª vez este troféu:
Os golos foram marcados por Cervi (10'), Jonas (75') e Pizzi (92'). Podem clicar aqui para rever o artigo. Fica o vídeo:
...

2017: Pela segunda vez consecutiva, a 5 de Agosto de novo sob o comando de Rui Vitória, o Benfica acrescentou mais uma página gloriosa à sua História ao derrotar o V. de Guimarães por 3-1 em Aveiro:
Jogo, arbitrado por Soares Dias + VAR, que mais uma vez pareceu complicado, e os vimaranenses poderiam ter feito o seu caminho, mas tal só se deveu ao facto de o nível de concretização do Benfica ter sido tão baixo como podem aqui conferir.

Parabéns também para Luisão que já tem a bela soma  de 20 títulos + troféus ao serviço do Benfica:
O vídeo-resumo AMC:
...

Agora... Este artigo irá seguir a história do Benfica nesta prova com o passar do tempo.

E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Obrigado pelas relíquias que tem postado, benficar também é bom, está quase a começar. Avante Benfica.
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo