sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Antes Da Continuação

Confesso, e a culpa é minha, que o caminho a seguir pelos adeptos do Benfica é fácil: Pensar pela própria cabeça face ao que vê na  TV ou nas redes sociais!
Imagem 1
Quando vamos a reboque de opiniões pré-formatadas, deixamo-nos cair num abominável vácuo que nos entope a mente e nos torna meros peões e mais não somos do que carne para canhão.

Ninguém é santo nesta guerra actual que se trava no futebol. Nem no Benfica! Eu sei disso e continuo na defesa do meu clube porque escolhi conhecer a sua história desde o início em detrimento de apenas prestar tributo e conhecimento à sua história recente. Esta minha pequena paixão, está sempre a ser alimentada por grandiosos factos que vou relembrando ou conhecendo pela primeira vez... E, não sendo pessoa de impor conselhos, digo-vos que é gratificante descobrir porque é que sinto o que sinto pelo Benfica.

Durante algum tempo, fiquei incomodado quando via que os artigos aqui publicados sobre o Benfica (atletas, dirigentes e História) tinham poucas visualizações em comparação com artigos sobre arbitragens e corrupção. Depois, tentei analisar essa frustração: Faço o que faço porque acredito na História do meu clube e porque sinto que merece o meu tempo... Deixei de me armar em pai de todos uma vez que não sou ninguém de impor opiniões - coloco o que penso e cada um que o lê, segue o seu caminho... Porque acredito no bloco e não em uma só parte desse bloco! Vendo a coisa em perspectiva, acabo por conseguir vislumbrar a grandeza do Benfica que acabou por o tornar na pedra mais preciosa da relojoaria nacional. Tão preciosa que dele se servem em vez de o servir... Até os adversários desportivos, porque isto que se passa é uma clara demonstração dessa grandeza!

A 2ª década deste século 21, assistiu ao aprimorar das tecnologias de informação/comunicação. Antes que a mente humana se conseguisse adaptar a esta liberdade, a sociedade escravizou a maior parte dela (desemprego, trabalhos de limite, preços proibitivos, leis inócuas, etc.), criando ainda uma arma letal: O medo! O  medo corrói, aprisiona a mente. Torna as pessoas negativas, inertes, defensivas, isolando-as do que as rodeia acabando por as transformar em snipers digitais, sem pensamento próprio, às ordens de pequenos monstros civilizacionais.

Já devem estar a pensar que estão a apanhar uma valente seca mas acreditem que não. Pelo menos eu não 😄.

O Benfica veio do povo, cresceu com a sua ajuda, fortaleceu-se com o seu contributo e tornou-se o maior de Portugal. Óbvio que os adeptos dos restantes clubes não poderiam ficar contentes com isso. O Porto (clube do Regime), apercebeu-se há 30 anos que teria de fugir para a frente pelo caminho mais fácil: Transformar areia em ouro - Insatisfação pela derrota em ódio por quem os derrotou. Desde há 4 anos que finalmente viu que sozinho não bastava e chamou a si o Sporting (clube das elites)... Os adeptos do Sporting acumulam frustrações há mais de 30 anos (disfarçadas na viragem do século); Frustrações por fracos dirigentes, fraca qualidade competitiva, inveja, etc. O Benfica também acumulou algumas dessas, não todas mas sou eu a escreve-lo, frustrações mas seguiu. O Porto está novamente a acumular.

Com esses 2 clubes em plena fase de fusão, o peso da unidade transforma-se em peso conjunto. A dificuldade em andar pelos próprios meio aumenta e torna-se incompatível com a capacidade locomotora desse conjunto. Na impossibilidade de ir pelos seus próprios meios... Agarram-se a quem tem pernas para andar! Cabe ao Benfica de LFV fazer o que acha que deve fazer. Eu, a ter voto na matéria, decidiria desatar os atacadores e seguir o meu caminho... Com o melhor espelho retrovisor que encontrasse colocado de lado e não à frente.

Ainda aqui estão?

Luís Bernardo (LB doravante), DC do Benfica, concedeu uma entrevista interessante ao jornal Record (o tal que se diz ser o jornal oficioso do sporting clube do porto...). Teve um discurso bem preparado, fazendo acusações baseadas em factos reais. Vai levar com um processo e pagar mais uma multa certamente mas, e digo-o de novo, a entrevista é interessante e vem de um profissional que, e que eu saiba - antes de entrar nesta actividade, não tinha ainda sido despedido de um orgão de comunicação por incompetência.
LB defende o Benfica. Fê-lo bem! Não sei qual a sua cor clubística mas sei de onde veio... Um padrão recorrente do Benfica do actual presidente. O futuro acontece para todos. O futuro individual é de cada um. O futuro do Benfica... É complicado porque há muita gente envolvida e acertar agulhas...

Eu, Benfiquista, também faço bem em defender o Benfica do que o rodeia. Eliseu deveria ter sido expulso pela entrada sobre um jogador do Belenenses. De imediato, deixei de prestar atenção ao que a aliança se prestou a fazer: Entupir olhos e ouvidos de toda a gente face ao facto de Eliseu não ter sido expulso! Já o sabia e não necessitava de ser relembrado. Uma pena que a aliança, em estado avançado de liquidação financeira, não assuma o mesmo papel no âmbito disciplinar para com os seus jogadores:

Esta é aquela temática que provoca mais visualizações...
Jornadas 3, 4 e 5.
Não assuma o mesmo papel no campo técnico:
Este fora de jogo é bem assinalado mas o que se segue é... Mal assinalado:
E o seguinte, mesmo sendo, não deveria ter sido assinalado porque isto e porque aquilo:
Ainda no campo técnico, este lance é uma farsa:
Mesmo que...
E estes não o são:
E como estes 2 últimos foram, porque é que estes seguintes não foram... Assinalados?
Não assumem porque em primeiro vem impedir o Benfica de vencer! Depois é ver quem se mata primeiro entre os dois.

Este aliança extravasa os departamentos de comunicação. Como bem escreve Rui Gomes da Silva (RGS doravante) no blogue NGB:
É isto e tem tendência a piorar. E a aliança vai entupir até eles próprios se auto estoirarem com... As vitórias do Benfica nos finais de provas.

Aproveitando os ditos de RGS, interessante este trecho:
Escrevi mais lá para cima que "também faço bem em defender o Benfica do que o rodeia". Durante algum tempo, defendi o Benfica do seu dentro. Defender o Benfica do seu dentro obriga a estar de olhos abertos (a conhecer a sua História blá blá blá). Obriga a fazer perguntas também. Porquê isto, ou aquilo. Ou devemo-nos remeter à nossa condição e aplaudir ou barafustar quando tem de ser? Ir em rebanho é para o (os) clube (s) da aliança... A maioria dos seus adeptos assim o quer e deseja mesmo sem o saber pois são assim guiados (odeiem o Benfica - tornando as vossas vidas insignificantes - e esqueçam de tentar saber o que se passa por aqui).

Quase a terminar.

Como é que eu sinto o Benfica? Respeito, paixão e altruísmo em vez de apego e/ou egoísmo... O altruísmo também não significa desinteresse, gostar só por gostar! Significa questionar para evoluir. O egoísmo significa que estou aqui só por mim e isso é mau! O apego vem da vontade de querermos as atenções focadas só em nós, é um escape... Um tubo de escape de onde só sai... Respeito? Sei que não significa silêncio!

Como é Benfica?
Ou para relaxar?

PS1: A imagem 1 resume esta história quase toda. O penálti de Salvio é uma farsa (reparem no sombreado para dar foco), mas o golo do Portimonense parte de uma falta não assinalada sobre Almeida e o Fora de jogo é correctamente assinalado... Isto vindo do jornal do porto-clube!

PS2: Há pouco escrevi "Um padrão recorrente do Benfica do actual presidente". Posto isto, gostaria de agradecer ao Lourenço Coelho e ao Nuno Gomes o seu contributo para a História do Benfica.

PS3: Boa sorte ao GD Resende na próxima eliminatória da TdP. O objectivo deles é o Benfica.
PS4: Todos ao Bessa:
E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Boas,

    Cheguei até cá ao fundo... com todo o prazer :)

    Grande (não só em tamanho) posta!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Não deve ter sido fácil!

      Agradeço as palavras.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  2. Excelente post.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Orgulho neste blog e da sua paixão, bem haja
    Vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo