domingo, 11 de fevereiro de 2018

2017/2018 - 22ªJ: Portimonense 1 SL Benfica 3

Vitória muito importante, mas mesmo muito importante, que do modo como foi conseguida, nos coloca definitivamente na rota do 1º lugar... Espero eu.
Era importante, face à qualidade do adversário, saber se o Benfica seria capaz de carimbar a sua 2ª vitória consecutiva após um jogo anterior bem conseguido (Chaves - Belenenses). Isto numa altura em que já ninguém se pode fiar na possibilidade de os outros poderem perder pontos, mesmo tendo os seus calendários mais preenchidos...

Entrada possante e inteligente. Foram cerca de 20 a 25 minutos em que o Benfica não só manietou a capacidade ofensiva do seu adversário, como o remeteu para perto da sua baliza. Com jogadores mais baixos de grande capacidade criativa e velocidade de execução, O Tetra Campeão subjugou o Portimonense em toda a largura do relvado. E marcou cedo... E eu fiquei feliz mas com a pulga atrás da orelha. Esta época é um manual caros leitores!

É que a equipa não baixou as mangas e continuou a jogar forte e feio e a criar oportunidades que... Que não marcou por alguma falta de concentração e deu-me a ideia de que se deixou cair num certo laxismo até porque não conseguiu manter aquele ritmo e o Portimonense quando começou a ser capaz de respirar, deu a entender que poderia fazer estragos. O resultado ao intervalo era sem dúvida justo mas curto para a qualidade do futebol patenteado.

Na 2ª parte, as coisas foram diferentes. Vítor Oliveira já cá anda há muito tempo e viu por onde poderia chegar à baliza de Varela. O Portimonense não se acautelou para jogar no erro do Benfica... O Portimonense de forma corajosa, decidiu disputar o jogo cara a cara com o Benfica e isso trouxe uma qualidade acrescida à partida:

1 - Uma vez que o Benfica tinha 4 jogadores muito baixos (Grimaldo, Cervi, Rafa e Zivkovic) e outros 2 que mesmo com altura razoável, não são conhecidos como grandes cabeceadores (Pizzi e Jonas) - 6 jogadores - os de Portimão começaram a jogar pelo ar: Bolas nas costas dos laterais + bolas para a marca do penálti. Com a dita média de alturas tão baixa, os cortes começaram a ser feitos do maneira que era possível e os lançamentos laterais e/ou pontapés de canto para os algarvios começaram a ser frequentes.

2 - A força física: O Portimonense começou a dar com mais força nas disputas de bola (e teve sorte com Xistra). Muita frescura para uma segunda parte?

Com estas duas mudanças, o Benfica deixou-se manietar. RV ou não viu ou colocou a sua fé no esquema. Mas a verdade é que o Portimonense conseguiu os seus intentos e empatou a partida e RV nada fez (Jonas tinha acabado de sair lesionado e a entrada de Raul era quase mais do mesmo - 64 minutos). Neste taco-a-taco de entre o Portimonense a querer fazer a reviravolta e o Benfica a querer repor a vantagem (e teve possibilidades de o fazer antes do golo do empate: Almeida aos 55 minutos), surge o momento do jogo em que Cervi repõe a vantagem com uma belíssima execução na marcação de um livre relativamente longe da baliza adversária... Confesso que foi um alívio uma vez que até a bola beijar as redes... Não há golo! O Benfica, ao contrário do que aconteceu no Restelo, não deitou a perder todas as oportunidades que conseguiu criar!

Nessa altura, RV não cometeu o erro de deixar andar e colocou mais músculo em campo (Samaris por Rafa - 80 minutos) mas a equipa, mesmo com mais presença a meio campo, começou a cometer o erro de fazer faltas e faltinhas no seu meio campo, como que a dar oportunidades ao adversário que era mais perigoso pelo ar do que pela relva. Felizmente que nessa altura, o Portimonense já não tinha grande discernimento e foi o Benfica a matar o jogo por Zivkovic ao minuto 95.

Digamos que, se por um lado temos de dar mérito ao Portimonense porque se assumiu como pretendente à vitória, por outro lado, o Benfica não foi bom para si próprio! É verdade que não batemos tão baixo como o fizemos por exemplo no Bessa (onde a vencer desde cedo, decidimos jogar em passeio), mas foi visível a perda de qualidade na luta do meio campo e a fragilidade defensiva nas bolas aéreas pelo que caro RV...

Vitória justa, sem dúvida. Não foi como frente ao Rio Ave em que estivemos a perder mas de uma certa forma foi-o: Mais uma vez, a equipa mostrou vontade e níveis de entrega de realçar e conquistou os 3 pontos de forma justa.

Nota: Não é fácil eu sei... O Benfica passou meses até encontrar um certo equilíbrio com Fejsa, Pizzi e Krovinovic. Depois foi encontrar quem substituir o croata. Depois Salvio, E agora Jonas? Desafios a que o plantel tem respondido.

Notas sempre a doer que aqui não há borlas:

Varela 5: É verdade... Ontem foi um jogo à Neno! Acorda Varela...
Almeida 6: Se ele tem marcado as duas oportunidades de golo... E nem  é defesa nem extremo ou avançado mas fez de tudo ontem...
Jardel 6: Jogo complicado de elevado grau de dificuldade. Como sempre, deu tudo o que tinha.
Rúben 6: Idem.
Grimaldo 7: Mais um jogo sem lesões e o espanhol voa que se farta. Por vezes algo desprotegido pelo seu colega de flanco.
Fejsa 7: É ele que ali manda.
Pizzi 6: Jogo de muita luta.
Zivkovic 8: A continuar assim, quem chorou a perda de Krovinovic ainda vai andar à procura das lágrimas que verteu... O sérvio tem arte nos pés... Agora está a passar por uma fase de habituação a um novo papel no esquema da equipa, onde tem de visitar muitas posições no terreno e já são 2 jogos consecutivos.
Bom golo. Foi parte activa na obtenção do primeiro.
Cervi 9: Foi ele que a conseguiu meter por duas vezes no fundo das redes.
Importante a prender os defesas contrários, a fazer o primeiro nível de pressão ao adversário e a ajudar os seus colegas da defesa. Excelente exibição.
Rafa 6: Foi o 1º jogo a titular em muito tempo e difícil porque sem pernas não há 2ª parte! Deu tudo em campo a atacar e a defender... Neste momento só aquilo foi possível pelo que espero que se mantenha a titular na próxima partida para ver o que vale.
Jonas 4: Não esteve em campo.

As alterações.

Jiménez 5: O mexicano corre toda a extensão do ataque atrás de adversários - Podem chamar-lhe de tolo mas a coisa tem o seu propósito. Depois, não se fixa  numa só posição - Podem dizer que anda perdido mas tal é mentira.

Samaris e Gonçalves SN: Entraram para refrescar.

Nota: O Benfica jogou com mais portugueses do que o Portimonense... Isto significa qualquer coisa certo?

O árbitro e o VAR? Bem... Em termos de lances importantes, é a minha opinião que estiveram bem: Não há penálti de Jardel porque o avançado do Portimonense estava em fora de jogo! O lance de Rafa é muito discutível pelo que dou o Benefício da dúvida (mesmo assim, é um lance que se enquadra no capítulos de lances duvidosos). Há ainda um fora de jogo mal assinalado ao ataque dos algarvios que não tem peso absolutamente nenhum na avaliação da arbitragem porque Varela interceptou a bola com muito tempo de antecedência.

O capítulo disciplinar é outra música... É evidente que o equilíbrio de forças que se verificou na 2ª parte se deveu ao facto de os jogadores do Portimonense terem empregue mais músculo nas disputas de bola e que músculo que, com anuência de Xistra, chegou a ter moldes violentos. Foi uma sorte terem acabado a partida com 11...

PS1: Somos líderes provisoriamente. Os outros que joguem... O porto que será ajud... Arbitrado por Soares Dias e o sporting aju... Arbitrado por Luís Ferreira.

Os meus parabéns ao Sporting Clube de Portugal pelo título de Campeão Europeu de GoalBall. Poucos saberão o que é... Verifiquem aqui. Pena que o presidente do clube ande a comer à custa das vitórias dos funcionários que trabalham a sério para se... Parabéns ao Sporting é o que interessa, grande vitória. Bem hajam!

PS2: Parabéns à selecção nacional de Futsal. Num país destes... É obra!
Até parece que as coisas estão bem organizadas e com boas intenções... Não me convence e quero estar enganado! Só os jogadores, equipa técnica e um ou outro dirigente ligado à modalidade é que parecem estar a trabalhar porque de resto... Uma excelente vitória frente à congénere espanhola a quem, e bem, era atribuído todo o favoritismo - Isto dá-me alento porque o Benfica também está a disputar um campeonato contra forças hipoteticamente superiores (porto, sporting, Liga de Clubes, FPF, políticos, imprensa e alguns árbitros - muitos jogadores contra 11). O esforço conjunto de jogadores com a ajuda do público, revelou que este país tem capacidade para grandes voos... Quem o gere é que...

PS3: Se não for pedir em demasia, subscrevam o canal deste blogue no Youtube.

As melhores fotografias possíveis da partida:
E Pluribus UNUM!

15 comentários:

  1. Só uma pequena correcção...

    "Nota: Não é fácil eu sei... O Benfica passou meses até encontrar um certo equilíbrio com Fejsa, Pizzi e Krovinovic. Depois foi encontrar quem substituir o Sérvio."

    O Krovi é croata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é!

      Agradeço a correcção. Estava a pensar em quem substituiu e não em quem foi substituído. Há dias em que a cabeça...

      Saudações TETRAGLoriosas

      Eliminar
  2. Mais um grande post!

    Uma pergunta, és tu quem tira essas fotografias fantásticas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não. Sou eu que as procuro e depois, se necessário as edito. Mas os créditos vão para outros.

      Eliminar
  3. Mais uma correcção: quem entrou foi o Diogo Gonçalves e não o Carvalho. E ainda participou no terceiro golo...

    ResponderEliminar
  4. Não me tomem por um gajo descrente, mas com um Varela a tremer em todos os lances de bola parada, a defesa idem aspas, um Rafa trapalhão e com tantas contrariadades com lesões não está nada fácil.
    Isto porque a batota e tudo o que é permitido aos adversários que jogam contra o Benfica, que estranhamente após esses jogos sofrem goleiadas ou nem jogam um terço contra SCP ou FCP continuam ano após ano e cada vez mais é a pressão sobre os arbitros!!

    Era muito gratificante ver o Benfica ganhar este campeonato mas não estou a ver como o jogo de hoje em Chaves bem demonstrou que o apito dourado voltou em grande força!!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao jogo de Chaves... Tens de ler o último artigo Madskinn.

      Em relação à tua opinião sobe o jogo de Portimão, concordo no que dizes de Varela. Ele oscila muito e isso é uma faca de 2 gumes. A equipa é baixa na defesa de bolas paradas mas tem alguma integridade global. Em relação ao Rafa, ainda espero que ele faça algo porque lhe vejo qualidades. teremos de aguardar.

      Eliminar
    2. Obrigado por te teres dado ao trabalho de fazer esse artigo, pois sou da opinião que o alarido em alvalade acerca do Var é apenas ruído para safar os amigos deles lá de cima, o pacto este ano é o SCP fica com as taças o FCP com o Campeonato!!

      Ass: Madskinn

      Eliminar
    3. Sim. O jesus já o disse e com uma convicção do caraças... É um alivio porque essa convicção...

      Eliminar
  5. Meus amigos Benfiquistas , está na hora de alguém dentro do Benfica começar a acordar para a vida porque se tudo continuar como está JAMAIS seremos campeoes este ano , nem será muito por demerito nosso e muito menos por mérito dos nossos adversários ( isto no campeonato apenas ) porque no resto estivemos muito mal.
    Desde o dia 10 de Dezembro em que o Porto jogou com o setubal no Bonfim que tenho assistido a maior vergonha dos ultimos 15 anos , vou descrever jogo a jogo há PALHAÇADA que temos assistido .


    Desde já quero acrescentar o seguinte que se aplica a TODOS os jogos em que o Porto joga ( faz se sentir mais em casa ) , 90% dos arbitros pura e simplesmente EMPURRAM as equipas adversárias para a sua área com faltinhas que nem existem ( brahimi e teles é para rir a ganhar faltas ) e se forem ver o Porto marcou
    muitos golos de bola parada e os arbitros sabem disso...ISTO ACONTEÇE EM TODOS OS JOGOS.

    ( LIGA ) Setubal - Porto , todos nos lembramos como é que o porto chegou ao primeiro golo neste jogo , o tal golo desbloqueia , falta escandalosa do abobakar e NADA.

    Agora algo que nao consigo entender por mais que tente....

    Estes proximos jogos sao um MISTÉRIO que nao vi ninguem discutir de forma séria..

    ( TAÇA DE PORTUGAL ) PORTO - GUIMARAES ( o guimaraes joga com a equipa B ) ALGUEM QUE ME EXPLIQUE ISTO!

    Como é possivel uma equipa jogar com a equipa B para a taça de portugal é algo que nunca tinha visto ...a sério que nao! ( os ditos pequenos claro )


    ( LIGA ) Porto - Maritimo ( o jogo estava dificil e o que é que aconteçe ?!?! ) JOAO GAMBOA!!!! 2 minutos duas faltas surreais!!! ( mais um mistério )


    ( TAÇA CTT ) PORTO - RIO AVE E PAÇOS DE FERREIRA - PORTO

    ( AMBOS JOGARAM COM A EQUIPA B ) Mais uma vez alguem que me explique como é possivel em que ambas as equipas podiam se qualificar e jogam com a equipa B...fodasse!! MAS NINGUEM FALA NISTO PORQUE!?!?!?

    ( LIGA ) FEIRENSE - PORTO ( O tal jogo que foi a pior arbitragem que o sergio azeiteiro viu na sua vida ( expulsoes aos jogadores do porto ?!?!?!? tas a sonhar ?!?! as famosas rodas a volta do arbitro e consequençias 0!!!

    ( LIGA ) Porto - GUIMARAES ( Este jogo tem muito que se diga....gostava de saber o que é que foi prometido ao guimaraes ao intervalo para jogarem daquela maneira na segunda parte , se verem com atençao até se ve jogadores da defesa a se jogarem para o chao para isolarem o abobakar!!!!! aquele meio campo abriu-se de tal maneira que pareçia um ribeiro ...para nao falar do brahimi
    faz o gesto de palavras de certeza que o AMIGO NUMERO 1 do porto o SOARES DIAS ERA MALUCO. ( consequencias 0!!!!)

    ( TAÇA DE PORTUGAL ) MOREIRENSE - PORTO ( Mais uma vez gostava que alguem me explica-se o porque de jogarem sem alguns jogadores titulares neste jogo ) COMO SE VE NAS TAÇAS É UM PASSEIO PARA ESTES CORRUPTOS ....INVESTIGUEM FODASSE

    (LIGA ) PORTO - TONDELA ( HAHAHAHAHAHAH...AQUELE DEFESA COM AQUELE PASSE DE MORTE!! , mais do mesmo porque este ano já fizeram a mesma coisa como no jogo do estoril...quem era o treinador ?!?!?

    ( TAÇA CTT ) SPORTING - PORTO ( PENALTY ESCANDALOSO DO DANILO LOGO AOS 6 MINUTOS )

    (LIGA ) MOREIRENSE-PORTO ( EMPATARAM ...por acaso aquele lançe até podia marcar penalty mas na minha opniao o gajo nao lhe acerta na cara senao o felipe ainda estava no hospital)

    ( LIGA ) PORTO - BRAGA ( O que dizer deste jogo....bem.....primeiro golo do porto nasce de uma falta , o 3 golo do marega ve-se claramente ele a empurrar para cabeçear sozinho ..e lá ganham mais 3 pontinhos num jogo dificil. )

    ( TAÇA DE PORTUGAL ) PORTO - SPORTING ( resumidamente o golo do porto nasce de uma falta nao assinalada )

    ( LIGA ) CHAVES - PORTO = O maior escandalo que já vi nos ultimos 15 anos...e porque? Nem é pelos dois penaltys a favor do chaves , nem é pelo primeiro golo do porto ser precedido de falta ,nem é por nao serem marcadas faltas a favor do chaves e qualquer coisinha era logo falta a favor dos corruptos...entre outras coisas.

    ResponderEliminar
  6. O MAIOR ESCANDALO DESTE JOGO É ESTES FILHOS DE UMA GRANDE PUTA SABEREM ANTE MAO QUE O JOGO ESTAVA COMPRADO....num jogo que seria contra uma equipa que todos dizem que joga bem , então o azeiteiro sérgio conceicao já com baixas dos melhores jogadores ainda me tira o melhor jogador ( brahimi ) e o ricardo pereira ?!??!

    Mas que PUTA DE LATA estes corruptos tem , era a mesma coisa na era do apito dourado ..descansavam jogadores mais importantes antes dos jogos europeus...

    Estes cabroes estao a ser levados ás costas da maneira mais escandalosa que vi nos ultimos anos e nao me venham dizer que a culpa é do benfica porque para o campeonato todos os resultados negativos que tivemos foram todos considerados NORMAIS , foram todos FORA .

    Tirando o jogo do Boavista que o varela deu o frango os outros resultados são normais , nao fosse o ESCANDALO na luz contra o SPORTING e nesta hora as coisas eram bem diferentes a nivel pontual...o problema é que este ano nem o BARCELONA OU O MANCHESTER CITY era campeao em Portugal...


    VOLTO A DIZER QUE ME REFIRO AO CAMPEONATO APENAS EM RELAÇAO AO BENFICA ( nao me venham os anonimos (dragartos e amigos ) falar da champions que não é isso que refiro....

    E por falar em champions....o Porto isto e o Porto aquilho....resumidamente o Porto na champions foi isto...


    Monaco - equipa completamente renovada que ainda
    Leipzig - estreante na champions que até foi preciso um golo em fora de jogo no dragao para ganharem .
    Besiktas - levaram 3 no primeiro e no segundo jogo eles nem precisavam de ganhar mas se forem ver o jogo levaram um massacre na turquia até os 70-80 minutos e depois lá " cagaram " porque um empate dava.
    No ultimo jogo contra o monaco o tal que ganharam de goleada eles já fraquinhos como tavam ainda trouxeram a equipa C porque nao precisavam de pontos..

    E foi isto o grande porto...nas taças internas andam a jogar com equipas B e levados ao colo no campeonato ...na champions com a sorte do custume.

    ResponderEliminar
  7. Agora nós benfiquistas....temos de acordar e fazer barulho porque a altura é AGORA! Ou começamos a denunciar esta pouca vergonha que se tem assistido ou entao será impossivel ganharmos o campeonato ...e os que falavam em reforços em janeiro eles estao ai...zivkovik , rafa , jimenez e outros.. na MINHA OPNIAO nao precisavamos de reforços porque nos anos anteriores compramos DEMASIADO e eles andavam no banco só.
    É verdade que podiamos ter um garda redes....mais experiente. É verdade que podiamos ter um lateral direito que fosse melhor ( teoricamente ) mas vejam uma coisa...o andré almeida na minha opniao esta a fazer um grande campeonato até a atacar , o guarda redes...é verdade..podia ser melhor, mas é aposta nos jovens ( como foi o ederson e oblak ) nao se acerta sempre.

    Temos um ou outro jogador que não está tao bem este ano como o pizzi ...mas calma que isto num instante muda ( foi o melhor o ano passado ) , continuo a dizer que temos um grande plantel e com garra e determinaçao iremos ganhar quase todos os jogos...porque....como vimos na luz contra o sporting isso nao irá bastar.


    Temos algumas culpas proprias ....TEMOS. Mas por amor de deus...em termos de campeonato se formos sérios ganhamos quase os jogos todos e estes cabroes contra nos MATAM-SE em campo , e o jogo da mala começou mais cedo este ano... ( a ver se choram quando falham golos ) , ou nos juntamos e fazemos tudo o que é possivel para AJUDAR O NOSSO BENFICA ser campeao ou entao voltaremos A PUTA DO APITO DOURADO em que jamais seremos campeoes durante vários anos.

    Agora outra coisa....


    Ontem vi os 4 programas telivisivos e a minha revolta ainda é maior porque tenho a certeza que o apito dourado voltou ...NINGUEM DA ARBITRAGEM FALOU DO CHAVES - PORTO ( foi tudo muito rapido ) os nossos comentadores são A PUTA DE UNS ANJINHOS DE MERDA QUE ATÉ IRRITA , dizem que sim a tudo enquanto em TODOS OS PAINEIS está ( representante do porto e sporting e um anti benfica que até pode nao ser anti benfica mas já esta farto de ver o benfica ganhar e junta se a maioria do painel )
    Falam mal do pedro guerra mas esse quando lhe deixam falar mete o dedo na ferida...vao ver hoje. Estamos a ser uns anjinhos e assim não vamos lá...é simplesmente vergonhoso o que se está a passar.


    DIREÇAO DO BENFICA - Por amor de deus , vao buscar o gabriel de novo porque este que temos é mais um anjinho ....nesta altura que estamos a ser atacados com directores de comunicaçao , tweets , posts no facebook , militantes dos dragartos nos forums e blogs ( aqui incluido ) , nos programas desportivos e VOÇES NAO FAZEM A PUTA DE UM CORNO!??!?!

    LANÇEM SUSPEITAS , FAÇAM PRESSAO SOBRE TUDO E TODOS ( E DIARIAMENTE , TOU ME CAGANDO SE APANHAM CASTIGOS QUE DEPOIS NINGUEM CUMPRE ) , FAÇAM BARULHO , NO FUNDO SEJAM MILITANTES!!! AGORA ACORDEM PARA A VIDA OU TUDO O QUE CONSEGUIMOS ALCANÇAR VAMOS PERDER E DE FORMA ESTRONDOSA E CORRUPTA!!!




    PARA O RESTO DOS BENFIQUISTAS - APOIEM INCONDICIONALMENTE NO NOSSO BENFICA E....SEMPRE!!!


    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E ELES SABEM DISSO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que testamento...

      A minha parte está feita aqui no blogue-

      Saudações TETRAGloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo