domingo, 29 de abril de 2018

2017/2018 - 32ªJ SL Benfica 2 Tondela 3

Em princípio, a caminhada iniciada a 18 de Agosto de 2013... Terminou ontem por volta da 20:00 no Estádio da Luz.
Foi uma piscina de água fria que se abateu sobre mim (e sobre todos os Benfiquistas) quando soou o apito final.

RV afirma que ficou tudo mais difícil e que ainda é possível mas tanta fé nesta altura face ao que se tem visto... Afirma que o resultado em si ditou o vencedor com toda a justiça... RV...

O Benfica, generalizando, apresenta os jogadores escolhidos pelo treinador e que estão disponíveis. O Benfica tem o treinador que foi o escolhido por que dirige o clube. O Benfica tem os dirigentes que foram sufragados e eleitos pelos sócios. As razões pelo descalabro da época, em princípio, estão algures nestes 3 níveis.

O que ontem se assistiu na Catedral, era algo que se adivinhava. Poderia não acontecer caso os jogadores conseguissem marcar metade das oportunidades criadas mas nem mesmo a repetição do golo tardio, tal como na Amoreira, conseguiu tapar desta feita tantos equívocos que voltaram a acontecer.

Esta é a altura ideal para descarregar a frustração. Fiz isso ontem à noite, após o final da partida em tertúlia com os amigos que se juntam para ver a partida e mais tarde online com  outros que seguem esta página nas redes sociais... Por vezes é bom descarregar a frustração alto e em bom som.

Jardel... Parece evidente que o Benfica não tem centrais, a não ser os 2 habituais, e que se terá pensado que estes 3 dariam para... Não resultou! Não sei se Jardel estava lesionado ou se estava à bica de ver o 5º amarelo tendo sido por isso preterido (tal como Fejsa). O que sei é que um Luisão sem ritmo tornou a defesa maleável em relação às bolas em profundidade ou colocadas no vazio entre a linha defensiva e o Varela! Até Samaris teria feito melhor figura porque é mais novo, tem esticado as pernas na equipa de vez em quando e já jogou nessa posição com RV mas visão para isso... E não tinha ninguém para colocar a trinco... Já nem falo no Ferro... Ou do Kalaica... Mas lembro-me do arrojo e/ou coragem no lançamento de Sanches/Semedo...

Nota: Não quero acreditar na poupança de Fejsa e Jardel face aos amarelos. Se assim foi, faltou-se ao respeito ao Tondela e...

Almeida - Douglas. A vencer por 1-0, RV opera uma alteração de segurança (quem tem medo compra um cão). Falar sobre esta alteração é agora fácil mas confesso-vos o quanto admirado fiquei por Salvio ter ficado no banco e ter entrado o brasileiro.

Cervi - Salvio. Mais vale tarde do que nunca e mas comete-se de novo um velho erro: Manter Rafa flanqueado... Seria Zivkovic à esquerda, Salvio à direita e Rafa com Jiménez a palminhar a frente de ataque... Uma mudança dentro da mudança! Alguém viu cruzamentos da esquerda? Mas viram da direita...

Luisão - Seferovic. Durante a maior parte da segunda parte, o Tondela só existiu a defender... O capitão, com Samaris em campo, poderia ter ido para a frente de ataque tornando-se o ponto de referência para Rafa, Jiménez, Zivkovic e Salvio... O capitão não faria certamente pior do que o suiço.

Zivkovic - Seferovic. A sério? Quem é que já não viu  o sérvio a fazer passes flanqueados, passes de ruptura, e condução de bola em penetração? Ele assume o risco! Mas RV preferiu de novo manter os passes flanqueados e as rotundas. RV já tinha o exemplo da partida frente ao Porto-clube, e preferiu, desta feita a perder, fazer o mesmo... Parece-me que não assumiu a vontade de querer vencer a partida sabendo que poderia sofrer golos no contra ataque mas sim a vontade de atacar não querendo sofrer... O que são duas coisas diferentes.

Volto a repetir que com 50% de eficácia nos remates, não estaria a escrever estas linhas mas parece-me evidente que:
  • Uma equipa com Jonas, Mitroglou, Salvio, Zivkovic, Fejsa, Grimaldo, Nelson, Lindelof e Ederson (com Jiménez, Cervi, Rafa, etc.) é capaz de ajudar a disfarçar algumas carências! Carências ao nível de outros jogadores ou ao nível do treinador.
  • Em 2004/2005, um bom treinador, conseguiu urdir a melhor maneira de vencer partidas mesmo tendo em mãos uma situação similar à actual.
  • Que esta época, as duas anteriores situações, n...
Resta-me fazer a habitual avaliação aos jogadores. Não os vi a bocejar, ou a brincar. Perderam porque lá estavam e não foram capazes de o evitar.

Varela 5: Ele até nem tem culpa dos golos sofridos mas não é foi capaz de realizar uma única defesa face àqueles 3 remates!
Mas, a culpa não é só disto. Eu é que quero recordar que o guarda redes é o 1º jogador de uma equipa de futebol
Almeida: Sem nota. Saiu muito cedo. É gajo para dar um excelente médio defensivo... Mas isso já o disse anteriormente.
Luisão 3: Sem pernas. Foi um suplício e um crime ver o capitão jogar nestas condições. Essas condições foram e bem exploradas pelo Tondela..
Rúben 5: Fez o que pôde.
Grimaldo 4: Nada lhe correu bem. Mais uma vez não teve a ajuda necessária de Cervi.
Samaris 5: Também fez o que pôde mas não se notou muito a falta de ritmo.
Pizzi 4: Marcou o 1º golo e puff!
Zivkovic 5: Sempre atrevido, foi vítima da visão do treinador.
Rafa 5: Muito preso aos flancos quando é jogador para estar mais à frente à espera de momentos de ruptura.
Cervi 3: Esteve em campo? Para ajudar o Tondela a marcar o 1º golo. Onde andas tu Cervi?
Jiménez 4: Só... Triste ver este avançado de alegria contagiante, perdido na muralha do Tondela.

Douglas 5: Não defende muito bem mas mesmo assim, colocou a defesa do Tondela em sentido pois atacou sempre com intenção.
Salvio 4: Marcou o golo e falhou outros tantos praticamente feitos... Talvez devesse ter entrado de início?
Seferovic 2: Estas foram as primeiras palavras que escrevi sobre ele na 1ª jornada:
Nunca mais o vi desde esses primeiros meses.

Em relação à arbitragem do Ferrari Vermelho Nuno Almeida, há alguns lances que aqueceram o ambiente (entradas, foras-de-jogo) mas que foram analisados correctamente excepto este perto do final do jogo ainda com 1-3 no marcador:
As ameaças à vida dos árbitros acabam por toldar as suas actuações! Assinalar pontapé de baliza num lance que é penálti...

Por outro lado, em Portimão, o 1º golo do sporting é irregular uma vez que é precedido de falta:
Mas Manuel Oliveira, conhecido adepto do Porto-clube, manteve a aliança firme e nada assinalou. Em ambos os casos, e não que adiantasse muito ao resultado do jogo do Benfica, nem o VAR foi consultado... O que quer dizer muito da forma como o condicionamento aos homens do apito também foi um factor determinante para as coisas chegarem a este ponto. Tenho as minhas sérias dúvidas que o Benfica consiga terminar este campeonato em segundo pois foi designado para terminar em 3º... E ainda por cima não se ajuda a si mesmo!

Em relação ao Tondela: Mereceu. Manteve-se unido mesmo após sofrer o 1º golo, foi feliz em não ter sofrido mais, astuto em procurar marcar para se unir de novo à volta do ferrolho. Ganha quem marca. Chora quem não é capaz de o fazer. É a vida!

Bem, em princípio como já afirmei, a viagem parece estar a terminar.

Se assim for, foi uma belíssima viagem que o clube proporcionou aos seus adeptos. No passado, quase que fazíamos um Tetra por 4 vezes (1962/63 a 1964/65, 1966/67 a 1968/69, 1970/71 a 1972/73 e 1974/75 a 1976/77).

Uma viagem que, se tiver terminado, deve ser recordada e analisada ao pormenor. Mas isto não é atirar a toalha ao chão! É um sentimento! Sábado há jogo em Alvalade que é para vencer! Se estamos a jogar contra 2 adversários em 1, contra equipas de arbitragem, contra a imprensa em geral e contra os dirigentes do futebol, há que aprumar os ânimos e ir à luta. Jogar contra nós próprios é que não pode acontecer de novo.

PS: Falta o jogo da Madeira onde já se canta vitória para os lados dos Porto-clube. Há que ver com toda a atenção e aguardar.
E Pluribus UNUM!

5 comentários:

  1. Como disse no inicio de época, o VAR apenas serve para legitimar roubos.... Está visto que é um falhanço total, e mais ainda quando o seu critério (consulta do mesmo ou não) se desvanecesse na vontade ou não do arbitro....
    Que bonito foi ver Hugo Miguel, que viu a cotovelada a Jimenez e fez que não viu.... mas depois de toda a gente pedir penalti e ver como ficou com a cara, o mínimo que poderia fazer era pedir ao VAR ajuda, mas e ha sempre um mas, e que aqui é o cerne da questão.. ele desconfiando que poderia ter de tomar uma decisão, neste caso marcar penalti e vermelho, não se atreve a consultar o VAR, senão depois não teria desculpa e lá tinha de marcar penalti.... e é ver outros lances de outras equipas nomeadamente Porto e Sporting, que eles param e pedem ajuda ao VAR, para ver se conseguem ver alguma coisa que a eles lhes tenha passado.................. Aqui esta a volatilidade do VAR e consequente sua inutilidade uma vez que continua a ser subjectivo e sem critério.........
    O único beneficio que poderia trazer o VAR, (e nem sempre como se tem visto) seria na linha de baliza, fora-de jogo, e atribuição errada de cartões, fora isso, funciona como se fosse um Marco Ferreira ou um Jorge Coroado a analisar os lances.... Ou seja funciona apenas como um malabarismo para tentar legitimar os roubos, e apregoar a verdade desportiva........
    Desde os tempos do apito dourado, que não se via um clube ser tão beneficiado como o sporting este ano..... e o recurso ao VAR somou ao sporting mais pontos que todas as outras equipas juntas..... Porque será... Será que é o pagamento de favores ao Presidente que se diz o pai do VAR???? Se não é parece............. Palhaçada autentica, e Benfica no silêncio e no marasmo que vai matando devagar... pelo menos a ilusão dos adeptos...............

    ResponderEliminar
  2. Eu comungo de muitas destas visões de que fomos roubados, mas no entanto, depois desta vitória do Porto na Madeira, lembrei-me desta frase- quando se aponta um dedo a alguem, estão outros três a apontar para nós.

    Façam os balanços que tiverem de fazer, mas o Benfica tem de olhar para o muito que deixou de fazer e que permitiu chegar a esta situação. Deixou de fazer no campo desportivo, deixou de fazer no campo da estratégia de comunicação e defesa aos constantes ataques vindos dos corruptos em aliança interesseira com os que não contam para nada, e que mais uma vez foram usados e ficaram a ver os seus amigos a comemorar o titulo.

    Os erros servem para aprender, tem de se viver com eles mas rectificar o que foi mal feito.

    Já agora só para recordar que depois da saída do João Gabriel a comunicação do clube é confrangedoramente amadora e errática.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. O final anunciado aproxima-se o pacto e seus capangas de comunicação e claques vão vencer e ser vice-campeões este ano!!

    Quero dar os Parabéns ao presidente do Benfica por ter destruído em menos de 3 anos aquilo que também tenho agradecer que foi a construcção de belissimos planteis treinados por um excelente treinador com muito calo.

    Só lhe posso exigir ambição e MARCO SILVA, um treinador que fez o Estoril subir de divisão e no 1º ano na 1ª liga quase que o levou as competições Europeias e que foi também um excelente gestor desportivo.

    Desde que JJ saiu e Rui Vitória entrou PIZZI desapareceu, Cervi está a desaparecer e Jimenez voltou a correr sem critério.

    Quero ressalvar que após o presidente ter anunciado que acontecesse o que acontecese Rui Vitória iria continuar, pois após isso para mim foi notório que os atletasficaram desalentados e não deram maisolitro de pouco convictos que estão nas estratégia do treinador.

    Foram 3 jogos sofridos até o hectombe contra o Tondela que em nada me surprendeu e pode ser que se evite uma goleiada em alvalade, sim porque das últimas duas vezes que lá fomos levamos um banho de bola e fomos bafejados pela sorte.

    Viva ao Benfica e aos seus adeptos neste momento de desilusão total.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo