quinta-feira, 5 de abril de 2018

Jogos Imortais: SL Benfica 3 Porto 1 (TdP 1984-85).

Era tempos difíceis para o Benfica...
A direcção, à época presidida por Fernando Martins (FM doravante), tinha só em mente o fecho do 3º anel do Estádio da Luz e canalizou todas as verbas possíveis e imaginárias para tal finalidade... Enfraquecendo a equipa de futebol!
FM vendeu Chalana e Stromberg. Filipovic saiu. Humberto tentou mas não dava para mais. Quem chegou para colmatar estas saídas... Um tal de Nivaldo, Nunes (muito útil à equipa durante o tempo em que esteve de águia ao peito), Wando (jogador de qualidade média mas útil) e Jorge Silva (irmão de José Luís que não pegou...Gostava de saber porquê).
Talvez o pior de tudo tenha sido a contratação do novo treinador, visto que Eriksson tinha saído para Itália. Um tal de Pal Csernai!
Como se pode ver na fotografia - Csernai ladeado por Paul Breitner e KH Rummenigge - o húngaro foi campeão na Alemanha pelo Bayern pelo que... Enfim, deveria saber algo de futebol... Mas o facto é que era um treinador de risco (tal como Eriksson) uma vez que nada sabia do futebol português. Para piorar as coisas, parece que tinha um temperamento intratável: incompatibilizou-se com a imprensa, com jogadores...

Com um grupo de trabalho um pouco mais fraco e mais envelhecido, o Benfica quedou-se pelo 3º lugar no Campeonato Nacional a 12 pontos do Porto. 5 derrotas e 7 empates (em 30 partidas) + 65 golos marcados, não davam para aquecer contra as 2 derrotas e 4 empates (em 30 partidas) + 86 golos marcados da época transacta.

Salvou-se a Taça de Portugal...

Numa altura em que as equipas do 1º escalão entravam logo na 2ª eliminatória, o Benfica começou por receber o Ponte da Barca (09/12/1984) aplicando-lhes uma goleada de 9-0. Os golos foram apontados por Oliveira, Diamantino, Manniche (3), Jorge Silva e Wando (2).

Na 2ª eliminatória, O Benfica deslocou-se a Macedo de Cavaleiros (06/01/1985), onde derrotou a equipa local por 1-3. Os golos foram apontados por José Luís e Wando (2)... Zero graus negativos...
Nos 16 avos de final (03/02/1985), recebeu e venceu o Régua por 4-0 tendo os golos sido apontados por Jorge Silva, Diamantino, Carlos Manuel e Nené.

Para os 8avos de final (17/03/1985), recebeu e venceu o Cova da Piedade por 4-0. Os golos foram apontados por Jorge Silva, Nené (2) e Nunes.

Nos 4os de final, o Benfica defrontou o Paredes (04/05/1985), tendo vencido por 0-3. Os golos foram apontados por Manniche, Wando e Nené.
Nas Meias-Finais, o Benfica recebeu e venceu o Sp da Covilhã por 2-0 (05/06/1985), tendo Manniche apontado os 2 golos.

A final estava marcada para 5 dias depois no Estádio do Jamor, o dia de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Com um score recente de 3-0 de vitórias em finais da Taça, o Benfica tinha a honra a defender frente ao Campeão após uma época muito fraca: O tal 3 lugar no Campeonato, a derrota na Supertaça e uma participação débil na Taça dos Clubes Campeões Europeus (queda frente ao Liverpool na 2ª eliminatória).

Mas as coisas não estavam fáceis...
Também se conta que existia um grupo de jogadores que não ia renovar porque o presidente FM pagava pouco... Carlos Manuel, Diamantino e José Luís. Ui...

Tinha 13 anitos na altura e por isso só posso resumir o que se passou: O Benfica foi mais forte! Também sofreu mas foi muito mais forte numa partida muito musculada! Em termos de criação ofensiva, digamos que ao intervalo, as coisas poderiam ter chegado a vias de facto tipo 5, 6 golos sem resposta. A 2ª parte foi mais mastigada e de gestão até porque o Benfica marcou o 3º golo logo no reinício da partida.

O melhor a fazer, é verem um pequeno resumo:
Muito bem Diamantino naquele 2º golo. Uma delícia ver Futre e a sua magia de mãos. Manniche frio que nem um icebergue. Shéu... Um senhor! Carlos Manuel, Diamantino e José Luís... Uns enormes guerreiros. Bastos Lopes... Um pilar!

A reportagem escrita sobre a partida no Diário de Notícias... Com algumas farpas:
Fazendo uma contas por alto, correndo o risco de estar a apresentar números errados, devo-vos dizer que todos os jogadores que deram o seu contributo neste jogo... Totalizavam em 1985, 103 anos de Benfica! De águia ao peito! E o Benfica tinha 81 anos de história na altura...

Só jogadores como Bento, Bastos Lopes, Pietra, Shéu, José Luís, Carlos Manuel, Diamantino e Nené já tinham um total de 93 anos... Impressionante não é?
As fotografias que consegui encontrar por aí:
Uma grande vitória a recordar nos tempos que correm.

Claro que se mais material encontrar, aqui o colocarei.

E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo