segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

2016-2017 18ªJ: SL Benfica 4 Tondela 0

Era o importante... Ganhar os três pontos! O Benfica conseguiu-o num jogo claramente dividido em duas partes bastante antagónicas em termos de crença, raça e arte.
Quase que não tenho vontade de escrever sobre a primeira parte de tão fraca que foi. Mas, em termos processuais, poderá ser importante não a esquecer pois dela para a segunda, notou-se uma evolução comparável à transição da noite para o dia... Dia solarengo!

Os primeiros 45 minutos, mostraram um Benfica amorfo e previsível. Houve um fogacho de desenvoltura global nos primeiros 5 minutos mas como nada resultou (Samaris e Jonas), o Tondela compreendeu o que já não é segredo para ninguém e anulou o Benfica com facilidade tendo a espaços controlado a partida.

RV escalou dois extremos esquerdos o que amputou a equipa de profundidade... Com André Almeida, o flanco esquerdo fica quase cego a atacar. Pizzi tinha uma marcação que mais não era do que um misto entre marcação zonal/individual... O homem que supostamente deveria desequilibrar a defesa do Tondela por vezes desequilibrava a sua própria defesa. Jonas tentava recuar para ajudar mas o Tondela não mexia na defesa e colocava o seu avançado a marcar Jonas quando ele recuava... Nada de arriscar passe de ruptura... Assim, o Benfica estava mais uma vez a colocar-se a jeito...
Ao intervalo, era compreensível o desconforto pelo estado de coisas. Exigia-se que RV puxasse dos seus galões e espevitasse os seus jogadores e até escrevi o seguinte, como mote para os últimos 45 minutos: "É ter cuidado atrás e carregar tudo na frente, também tem de ser com arte pois temos artistas para isso".

Dito e feito. RV até fez uma alteração: Tirou Cervi e colocou Sálvio... Em boa hora porque o argentino talvez não tenha gás para 90 minutos mas tem certamente para 45... E ainda mete os defesas em sentido, dando mais oportunidade ao seu lateral, Nélson, para atacar! Zivkovic radicou-se na esquerda e os flancos do Tondela foram paulatinamente obrigados a ficarem acantonados na retaguarda...

Com toda aquela qualidade individual em estado latente, com a perda do receio em arriscar passe e com muita raça, o Benfica resolveu a partida! Primeiro à martelada com toda a raça
depois já com arte, velocidade, mais agressividade na pressão ao portador da bola e engenho... Excelente a diferença de 4 golos que não pode jamais esconder as dificuldades por que o Benfica chegou a passar!

Notas aos jogadores:
Ederson 6: Injusto? Talvez mas ele não tem culpa de o Benfica ter tido 71% de posse de bola...
Nélson 6: Muito boa segunda parte... Com Sálvio, a música é outra. O argentino dá quilómetros a Nelson que não se faz rogado.
Luisão e Lindelof 6: Irmãos gémeos. Não foi difícil defender ontem à tarde.
Almeida 5: Ele dá tudo em campo. Não tem é o conjunto de características inatas a um defesa lateral esquerdo! O esquema de RV sofre por causa disso
Samaris 6: Tudo complicado na primeira parte. Tudo facilitado após o primeiro golo. Algumas movimentações interessantes após a saída de Pizzi. Excelente ao manter a cabeça fria no lance que ditou o primeiro golo! Grande passe para Nélson assistir Pizzi no segundo!
Pizzi 6: Pois é... Pizzi a nº 10 não está a funcionar... Muitos passes falhados... Muitas perdas de bola... Mas há o reverso com o avolumar de jogo ofensivo: Pizzi a 2º/3º avançado, qual rato de área, já funcionou!
Dois golos muitíssimos importantes para a caminhada do Benfica em direcção à difícil reconquista do título de Campeão Nacional!
Cervi 4: É difícil ter de repartir os dois flancos sabendo que é canhoto. Melhores dias virão pois o argentino tem muita qualidade a brotar daqueles pés.
Zivkovic 6: de 4 para 6. Ficou no flanco esquerdo toda a segunda parte e quando assim é...
Jonas 5: Quase passava ao lado da partida. É do melhor que existe mas está a começar a época. Quando assim é, ele torna-se algo fácil de anular. Acabou por fazer o gosto ao pé para não perder o hábito:
Soberbo aquele passe a desmarcar rafa para o terceiro golo.
Mitroglou 4: Foi uma presa fácil. Espero que não se tenha lesionado.
56053... À Campeão
A malta que entrou:
Sálvio 6: Não vale a pena dizer que deveria ter entrado de início. O jogo já terminou e o argentino entrou quando tinha de entrar. Merecia um golito pois foi precioso a dinamitar o flanco esquerdo do Tondela.
Rafa 5: O primeiro de muitos golos...
Estou à espera disso!
Celis 3: entrou para dar descanso a Pizzi. Nada a referir.

Muita festa bem merecida para quem não teve culpa de uma primeira parte mais fraca mas...
Sempre deu o colinho essencial para recarregar os ânimos dos jogadores,

Trio de arbitragem? Estava à espera de algo semelhante à semana passada. O Benfica até se predispôs a isso 😇. Na segunda parte, com o jogo resolvido, até assinalou uma grande penalidade a favor do Benfica... Talvez no limite pois Almeida nem protestou...

Antes que leiam para aí que houve irregularidades no segundo e terceiro golos do Benfica, vejam pelos vossos próprios olhos:
Em relação ao anti-jogo... Aqui vos confesso que em toda a minha vida nunca tinha visto esta nova estirpe de anti-jogo em acção: Um guarda-redes pedir assistência médica - e parar a partida - por defender... Um guarda-redes que continuou a defender depois do Benfica abrir o marcador e não mais se lesionou (vejam o golo do Rafa onde a queda é grande mas não necessitou de parar a partida 😃😃😃😃.

Tondela e Boavista, duas equipas fracas... Dois jogos que trouxeram muitas dificuldades ao Benfica e que até ditaram a perda de dois pontos! Vai ser assim esta segunda volta caros leitores... E o Benfica esta em mais duas provas nacionais (TdP e TdL) e ainda se mexe na LdC... O porto-clube só se mexe na LdC e é, neste momento, o único adversário do Benfica na corrida pelo ceptro de Campeão Nacional... E os árbitros do norte estão com eles... O porto-clube venceu o rio-ave com uma ajuda monumental de jorge sousa... O porto-clube está a quatro pontos do Benfica com ajudas fantásticas...

Neste momento, penso que seria de todo interessante saber o que pensa a direcção do Benfica pois quer porto-clube e quer o sporting continuam a poluir o etéreo com muito lixo/mentiras. O sporting pode não estar a mamar mas o porto sim e como gente grande... Tenho o artigo sobre o porto rio-ave pronto mas estou barrado de publicar no Fbook por... Nem sei porquê...

Agora... Temos o inácio pela frente. Todo o cuidado é pouco porque a TdL é para conquistar!

Algumas fotos (da Getty) do jogo de ontem... Depois de recordar o golo do Rafa:
E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. "Dia solarengo"? Devia querer dizer dia soalheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. so·la·ren·go 2
      (solar, relativo a sol + -engo)
      adjectivo

      [Informal] O mesmo que soalheiro.

      Eliminar
  2. Má 1 parte. Acho que o SLB joga mais solto fora de casa. Em casa, as ditas equipas pequenas, controlam o Pizzi, e a equipa ressente-se. Falta o Renato e já agora, o Guedes.
    Mas ainda faltam 7 dias par O FECHO DO MERCADO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo se bem que assim que consegue colocar-se a ganhar, o Benfica solta-se quase de imediato.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo