sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Estatísticas AMC

Estamos relativamente a meio da época caros leitores e face ao facto de que tenho dado pontuações aos nossos atletas, penso que para registo, vale a pena publicar alguns resultados interessantes sobre o primeiro classificado do campeonato nacional 2016/2017:
Claro que, mais uma vez, as pontuações são minhas e reflectem o modo como eu vejo o futebol praticado pelo Benfica. Cada um deverá ter a sua visão podendo ou não concordar.

Em relação ao Campeonato Nacional da 1ªL:
São já 17 jogos... Este quadro apresenta um mero registo contabilístico: Quanto mais jogas mais pontos tens! Não tem nada a ver com qualidade.

Mesmo assim, Pizzi é o jogador com mais pontos seguido de Nélson... Ambos são os únicos totalistas do plantel. São seguidos, para completar o pódio, por Fejsa e Lindelof... De quatro, 3 são defesas...
Em termos de médias, Ederson é o rei... Uma média global de 7 valores é uma feito assinalável. O keeper brasileiro, é seguido por Grimaldo (já não joga à meses, tendo-se despedido com um 8...) e Fejsa... Se alargarmos o leque até aos primeiros 5 classificados, podemos ver que são todos jogadores de pendor mais defensivo. Só Pizzi aparece a destoar... 😉

Uma menção a Júlio césar, que saiu da equipa por alturas do descalabro em Nápoles mas que até aquela altura - no campeonato - estava a ter boas actuações...

A sublinhado vermelho, estão as citações de Melhor em Campo e é interessante que em 17, 10 pertencem também a jogadores mais defensivos... Neste pequeno campeonato, Ederson volta a levar a melhor com 5 citações tendo Fejsa 3!

E o que se passa com os avançados, para estarem tão para baixo - uma vez que o golo é quase tudo no futebol? Bem, Guedes - não fora o facto de ter sido suplente utilizado na 2ª e 3ª jornada - poderia estar mais cá para cima. Jonas, só agoira começou, Mitroglou tem os seus momentos, Jiménez tem andado lesionado... Rafa também esteve muito tempo ausente...

A ideia que fica é que as pedras mais basilares da equipa estão na defesa que tem aguentado bem o forte. Supondo que a onda de lesões poderá estar a terminar (falta Grimaldo que só volta em Finais de Fevereiro), poderemos então assistir a mudanças nestes quadros.
Nota: As pontuações aos suplentes também contam. Os suplentes não têm por norma suplantar as pontuações dos colegas que jogam de início pelo que as médias totais sofrem...

As médias globais mostram como o nível exibicional espelha o resultado das partidas... 5,1 na segunda jornada frente ao Setúbal onde mesmo com casos - ficámos aquém das expectativas exibicionais, tal como frente ao marítimo (5,1 na 12ª jornada), ao Estoril (5.2 na 14ª jornada) e ao Boavista (5,3 na 17ªjornada)... Tudo jogos com casos... Verdade que na 7ª jornada, frente ao Feirense, a média foi 5,1 e o resultado final foi de 4-0...

Houve também boas exibições com 6,1: Frente ao Braga (na 5ª jornada), Belenenses (8ª jornada), Moreirense (11ª jornada), Sporting (13ª jornada) e em Guimarães (16ªjornada). Um 6 na Luz frente ao Paços na 9ª jornada...

Claro que não me esqueço que por entre estes dezassete jogos, o Benfica disputou outros seis para a LdC, três para a TdP e outros três para a TdL. Estes dados, como as lesões, também ajudam a explicar as oscilações da equipa.

Em relação aos goleadores:
Aqui ainda se nota a vaga de lesões que afectou o plantel... Certo que Mitroglou lidera com 7 golos mas Pizzi (médio), Lisandro (central) e Sálvio (extremo) completam os primeiros cinco lugares - Jiménez está em terceiro. A relembrar que Grimaldo está em sexto... Rafa nem fez ainda o gosto ao pé.

Falta referir que o Benfica já conta com 3 autogolos: Aly Ghazal do Nacional, Luís Aurélio do Feirense, e Fábio Espinho do Boavista. Com os 37 golos obtidos, a média do Benfica cifra-se em 2,2. Os 11 golos sofridos, fazem com que a média nesta primeira volta, seja de 0,6 - 27% destes golos sofridos, aconteceram na última jornada frente ao Boavista. O Benfica tem o melhor ataque e a segunda melhor defesa (que borrou a pintura na última jornada).

Importante, até prova de contrário: O Benfica ainda não jogou um único minuto em superioridade numérica! O sporting (103 minutos) e o porto-clube (218 minutos - cerca de dois jogos e meio) já... Daí estar somente a quatro pontos de distância!

Tudo é um conjunto de meros dados caros leitores... Devem existir mais curiosidades mas agora, mais nada me vem à memória:
Fiquem com uma espécie de resumo de alguns momentos muito importantes desta primeira volta e que permitem ao Benfica ser líder com quatro pontos de vantagem:
1ª Jornada
5ª Jornada - Braga
6ª Jornada - Chaves
10ª Jornada - porto clube
13ª Jornada - sporting
14ª Jornada - Estoril
16ª Jornada - Guimarães
Agora é tempo de arregaçar as mangas e continuar a trabalhar com mais qualidade. Para o Benfica, também se deseja que a doença das lesões esteja na fase final.

Temos este mini mercado de transferências de inverno... Parece que Danilo poderá sair... Hermes, defesa esquerdo brasileiro, já foi contratado... E jogadores como Ederson, Lindelof, Nelson Semedo, Sálvio, Guedes, Mitroglou e Jiménez andam nas bocas do mundo. Não convinha existirem mexidas num grupo que está a fazer uma boa época (O Benfica está em 4 frentes)...

É que o que me interessa é o Benfica - o clube que por aqui anda desde 1904! Acho estranho que
Link Notícia
E, quatro dias depois:
Link Notícia
Enfim, perdeu o optimismo... Caro presidente LFV, você que manda no Benfica (?), espero que esta prolongada ida à China
Link notícia
Tenha a ver com trazer dinheiro investido NO BENFICA PARA O BENFICA.Vender a Marca Benfica por esses lados e, para já, manter o grupo como ele está porque estamos em 4 FRENTES. Pelo menos, Jiménez vai ficar mais uns meses... Ele que, como quase todos os jogadores do plantel, será certamente útil ao clube.

PS1: 1957-02-15... E... Fala-se num suposto interesse do Benfica naquele central do sporting... A sério? Não... Neste momento, digo-vos: Não brinquem comigo! Um caceteiro? O agente e ele devem andar desesperados...

Domingo às quatro frente ao Tondela...
E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Foi uma 1ª volta muito boa, onde nos encontramos numa situação fantástica.

    Melhor mesmo só com mais uns pontos de vantagem. E aqui podemos falar de várias situações... é excelente esta vantagem quando tivemos tanto lesionado! Grande trabalho de todos os jogadores sempre que chamados e de Rui Vitória de ter conseguido contornar as dificuldades. Mas também temos de questionar o departamento médico e a preparação física dos atletas. Não percebo nada disso e no Benfica sempre houve um fantástico historial de lesões (não sei se era o Fyssas ou outro jogador que chegou ao Benfica com um historial de lesões muito reduzido e depois de chegar aqui foi o que foi... mas por outro lado temos o historial recente de Aimar que mostra um grande trabalho por parte dos nossos profissionais) mas não acho que seja normal e acho que questionar, rever e investigar isto a fundo é algo que nos pode ajudar a melhorar imenso nesse capítulo (atenção que eu não digo questionar no sentido de por cabeças a rolar mas no sentido de averiguar o que pode ser feito melhor pelas mesmas pessoas... e se não der com as pessoas que lá estão, então ver o perfil de quem deve ser contratado e de quem já fica a mais).

    Por outro lado, sei que podíamos e devíamos ter feito mais em alguns jogos mas quando temos quase metade dos golos sofridos de forma ilegal também nos podemos lamentar de alguma incompetência de alguns intervenientes (isso e a falta de expulsões dos nossos adversários apesar das várias vezes em que mereciam).

    Esta primeira volta fica também marcada pela negativa pela grande pressão aos árbitros e todo o circo por parte de gente que não devia ter destaque nenhum como os líderes das claques adversárias. Temo que isto condicione a segunda volta, mas veremos.

    Em termos de finanças... eu percebo pouco disso mas do que vou lendo acho que é só a vontade de manter o clube a gerar uma certa quantidade de receita com vendas de jogadores e, ao mesmo tempo, abrir espaço para jogadores formados em casa ou a necessidade de manter os empresários contentes para que continuemos a ser o destino preferencial em Portugal... mas eu também percebo pouco destes jogos de bastidores. Acho que as entrevistas deviam ser menos e não deviam falar da estratégia do clube, quando parece que, apesar de tudo, quem está à frente do clube tem aprendido e melhorado com o passar do tempo em alguns capítulos. Se esquecer isto das contas (que para o adepto pouco conta desde que o clube não desapareça) não quero ver ninguém a sair agora...

    Por fim, partilho da tua opinião relativamente a Coates. A única situação onde o vejo a ser útil (para suplente) é se sair Luisão e Lindeloff ao mesmo tempo (sendo que vem um miúdo da B e Coates para dar alguma experiência) mas... de certeza que não há melhor? Bem sei que o scouting do sporting não presta mas não precisamos de fazer isto quando não nos basta ser apenas melhores que o sporting para sermos felizes (títulos e boas prestações na europa sim... olhar para os melhores do mundo, sim!)

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo