sexta-feira, 4 de maio de 2012

Revisão da Matéria Dada III

Pois é, vamos falar de Corrupção. O que ela é de um modo mais abrangente, para que tenhamos a real percepção. Os links estão aí, prestem atenção aos sombreados.

"Não existe república, qualquer que seja a maneira como é governada, onde haja mais de quarenta a cinquenta cidadãos que chegam a postos de comando. Ora, como é um número muito pequeno, é fácil mantê-los sob controle, seja tomando a decisão de suprimi-los, seja dando a cada um a parcela de honras e empregos que lhes convém."
Nicolau Maquiavel.

Corrupção significa etimologicamente deterioração, quebra de um estado funcional e organizado. Pura poesia esta definição: Quebra de algo funcional e organizado.

Como devem saber, aqui no AMC focamos o fenómeno na tela do mundo do futebol. No entanto, e não é preciso ter um Q.I. elevado, todos devem ter a percepção que o que se passa no futebol é um simples espelho do que se passa na nossa sociedade.

Um simples espelho como o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro deliciosamente demonstra nesta peça que colocamos à vossa disposição.
Decerto que este homem deve ter as orelhas em chama por ter dito o que acabaram de ver e ouvir. Nem sei se o deixaram continuar a ser comentador! Sei que ele alertou para uma realidade que toda a gente conhece, mas cujo alerta mais uma vez terá morrido por aqui... como sempre. 

Corrupção política (manifesta-se por meio do suborno, intimidação, extorsão, ou abuso de poder. Really? Não pode! Vamos aprofundar mais um pouco, pois temos de ter a definição bem inculcada nos neurónios. Os Benfiquístas pensam, não vociferam palavras previamente escritas por um jagunço mentiroso qualquer):

  • O uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. 
  • Desvio de poder do governo para outros fins, como a repressão de opositores políticos etc...
  • Um acto ilegal por um funcionário público (quando esse acto está diretamente relacionado às suas funções oficiais).
Daqui apredeu PP Cristovão a corromper
Devo relembrar aos caros leritores que as formas de corrupção variam, no entanto as mesmas incluem o suborno, extorsão (definição), fisiologismo (definição), nepotismo (definição), clientelismo (definição) e peculato (definição). A corrupção também facilita negócios criminosos como o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico de seres humanos.
Droga! Pegaram o azulinho com droga
"A Corrupção é Proporcional à Democracia (...) A tendência para a corrupção está implantada na natureza humana desde o princípio. Alguns homens têm força suficiente para resistir a essa tendência, outros não a têm. A corrupção sob o sistema democrático não é pior, (...) Há meramente mais, pela simples razão de que onde o governo é popular, mais gente tem oportunidade para agir corruptamente à custa do Estado do que nos países onde o governo é autocrático. Nos estados autocraticamente organizados, o espólio do governo é compartilhado entre poucos. Nos estados democráticos há muito mais pretendentes, que só podem ser satisfeitos com uma quantidade muito maior de espólio que seria necessário para satisfazer os poucos aristocratas. A experiência demonstrou que o governo democrático é geralmente muito mais dispendioso do que o governo por poucos."
Thomas Henry Huxley.

Que coisa mais verdadeira e que se aplica que nem uma luva aos estado de coisas, com as quais vivemos hoje em dia, não é caros leitores? A simetria é tremendamente verosímel!

Um estado (vulgo FPF) de corrupção política, judicial e social desenfreadas é conhecido como uma Cleptocracia, o que literalmente significa "governado por ladrões".
Pois claro, não há como falhar
Leiam com atenção este artigo extremamente divertido, e que demonstra o quanta profunda é a extenção do braço do polvo! Elas ainda lá estão...
Trio de Ataque (presidente da FPF à direita com o emblema do...)
Governado por ladrões que é o que acontece no futebol português, e sobre o qual já escrevi aqui e aqui. Depois é puxar o cordel certo e deixar o cozinhado marinar, no fim temos o polvo servido da melhor maneira! E a vida pode continuar na mesma batida de corrupção que leva a que se conquistem títulos da forma mais incrível como aconteceu este ano.
Vamos falar de progressão. Quero com isto falar de ir em frente, não como o tal do "estavamos a frente do abismo" e... Tal como progredir, como se passou na França, na Itália ou mesmo na Polónia.

Em França tivemos o caso Tapie-Marselha em 1993 (atenção que o gajo está de volta e com as costas quentes). Nos 7 anos seguintes a França foi campeã Mundial e Europeia.

Em Itália tivemos, em 2005-2006, o Calciocaos, Logo final dessa época desportiva, a Itália sagrou-se campeã mundial.

A Polónia ganhou conjuntamente com a Ucrânia, a organização do proximo Campeonato Europeu de Futebol, tendo o anúncio sido feito em 18 de Abril de 2007. Assim sendo tratou de mostrar trabalho à Uefa, tendo condenado alguns gandulos em 2009 (um deles parece-me conhecido):
Wosniak jogou pelo porto e braga... Uau aprendeu na melhor escola!
Como podem ter percebido, houve uma espécie de retribuição positiva cada vez que um estado de direito meteu mãos à obra. Falo de coisas substanciais como títulos e não de organizações de fases finais. Penso que jamais iremos conquistar algo nação porque somos pequenos, fechados e gostamos de permanecer amordaçados.

Assim, e deitado olhando o céu azul, deixo os meus pensamentos irem por aí. Sonho com um futebol mais limpo, que necessita de medidas enérgicas que poderiam ser:

  1. Criar uma equipa permanente especializada no combate frontal e despudorado a este fenômeno. O que é um pouco difícil cá em Portugal, pois o sistema já está corrompido. M.J. Morgado já teve a sua oportunidade mas... No entanto é sempre uma 1ª medida a ter em conta.
  2. Educar os jogadores desde tenra idade. A partir do momento em que um jogador aceita o primeiro cêntimo, ele transforma-se num escravo do corruptor. Se o suborno ocorre, o cúmplice fica com os pés e as mãos atadas até ao fim. É necessário focar a acção de dissuasão na raiz do problema, de modo a que os jogadores aprendam a evitar esta teia infernal.
  3. Distribuir uma parte dos lucros que o futebol cria (apostas) aos jogadores. Nem todos são bem pagos, e todos têm carreiras muito breves. É mais fácil corromper jogadores de equipa mais fraca. Se uma equipa fraca perde de propósito, ninguém suspeita. Os jogadores destas equipas ganham, em princípio, salários mais baixos e, portanto, são mais fáceis de subornar. Se estes jogadores souberem que podem amealhar um extra honesto para quando se aposentarem, e desde que nunca se tenham envolvido em qualquer acto ilícito, essa medida certamente poderá evitar que venham a caír em tentação.
Mas logo acordo em sobressalto, pois como Tiago Caiado Guerreiro enuncia no vídeo que abre este post:

  • Temos normas que tornam totalmente impossível apanhar um corrupto em Portugal. 
  • Sempre que eles alteram as normas de corrupção, tornam-nas mais incompreensíveis e mais impossíveis de aplicar pelos tribunais e pela investigação.
  • Nós não temos um combate à corrupção. Temos normas de branqueamento, que é uma coisa diferente.
E pronto, voltamos à realidade que é aquilo que vamos deixando que ela seja... Tudo o que acabei de sonhar mais não é do que uma utopia democrática.

Tudo o que lêmos e ouvimos o poder dizer, mais não é do que conversa fiada que só leva ao empobrecimento do nosso país, que está a levar à emigração a nata da sociedade, à perda de recursos, à desmoralização e até mesmo nojo por parte das novas gerações que não terão qualquer orgulho neste País.

Pronto, passei do futebol ao geral!

Isto está de tal forma podre que por vezes dou comigo a pensar que só através da força será possível limpar toda a escoria do nosso País. Caros Benfiquístas, pensar que é possivel através do sistema combater o proprio sistema (viciado e corrupto - um polvo nunca poderá cortar os seus proprios tentáculos), para mim parece-se cada vez mais como uma utopia ridícula.

Se o grande mal de Portugal e por consequência do futebol português, é a corrupção, onde fica a covardia?

É que os corruptos também só conseguem viver no meio da covardia, e isso é um grande drama... o nosso triste fado. Depois tudo volta ao "normal", e o vídeo que se segue, para o ano será: "A Liga zon fruta - Campeonato da mentira 2012/2013":



"Tudo o que é corruptível acabará por ser destruído, e o artesão morrerá com o seu trabalho."
Eclesiástico 14:19 

Será? Penso que teremos de continuar a martelar na transmissão de toda esta informação. Temos de insistir de modo a que as pessoas se lembrem sempre que é na mentira que o futebol português está baseado.

Este periodo democrático em que vivemos, corresponde ao periodo mais degradante, mais fraco, mais insignificante e mais humilhante pelo qual esta nação já passou. Sendo o Benfica o clube do povo há que o aniquilar, disso não tenho dúvidas

"Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas".

Fala bem Alexandre Herculano, só retiro o fanatismo que esse é típico das gentes cegas que apoiam o porto!

O que necessitamos é de acreditar nos ideais que construiram este clube e que sempre estiveram à margem de qualquer tipo de estado. Esta maçonaria criminosa só teme a revolta maciça, e são os adeptos deste glorioso clube que o pode fazer.

A Águia tem de levantar as asas e voltar a voar alto caros benfiquístas! para isso temos de nos unir por que de todos há só um que é o nosso clube.


Et Pluribus Onum

4 comentários:

  1. Excelente post!
    Creio que vou "roubar-te" alguma coisa, eheheheheh.

    Já sigo o Blog e o teu link também já lá está em Blogues Gloriosos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado caros confrades.

    Estejam à vontade, porque a investigação é para divulgar pelo universo Benfiquísta

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo