sábado, 22 de dezembro de 2012

Grandes Jogadores: Valdo, Ricardo e Isaías

É altura dos presentes. A tal época do ano em que a união assalta os espíritos das pessoas ainda livres para escolher. Estive a pensar no que podia fazer. E saiu isto, que mais não é uma forma de aquecer pois o tempo está frio.

Aqui estão três jogadores não portugueses que me encantaram durante os anos em que estiveram no Benfica. Por acaso são brasileiros... E por obra dos dotes com que nasceram, foram ases de uma época em que o Benfica tinha um baralho muitíssimo bem composto.

Fui aqui e ali buscar recortes com mais ou menos qualidade, que ainda não me pagam para ser profissional, e foi este o resultado! Desfrutem porque são uns minutos de pura época natalícia à Benfica.

Valdo

O Artista da Bola
Que me perdoem Diamantino, Rui Costa e Pablo Aimar mas Valdo era algo de irresistível. Suplantava um pouco a condição humana de artista. Era carraça, carregador de piano, snipper e maestro. Impressionante como o jogo lhe obedecia e a bola buscava os seus pés incessantemente.
Duas passagens pelo Benfica que serão sempre efémeras
Pior que tudo é que se tornou Benfiquista, não se esqueceu deste enorme clube nem do que Ele arrasta consigo.

Um grande obrigado a ti Valdo, valeu bacana.
Só assim é que o conseguiam parar: 1º ir aos pés; 2ª placar e levar ao chão... Grande Valdo que, no final da disputa, não deixou o cromo ficar com a bola... Não é para todos...

Ricardo

Foi para mim o melhor defesa central que passou pelo Benfica e que eu vi jogar até hoje. Digam o que disserem!
Ricardo o Imperador das defesas
Era classe em todo o seu esplendor. Sei que houve Humberto Coelho, Mozer, Aldaír e Gamarra, a quem eu reconheço tremendas qualidades. Mas Ricardo Gomes Raimundo era o maior e marcava golos que se fartava. Tal como Valdo, foi das primeiras contratações de luxo alguma vez protagonizadas por aquele treinador fantoche dos andrades, aquando da sua segunda saída para França.

Tal como Valdo, também regressou já sem um joelho. Regressou para matar saudades aos milhões que como eu ainda se lembram que não era só Vata a marcar golos decisivos no final dos jogos. Ricardo fazia tremer defesas.

Um grande obrigado a ti Ricardo, uma célere e segura recuperação para o resto da tua vida.
Ricardo Magno

Isaías

Ficou conhecido como o profeta dos temíveis mísseis terra-ar. Isaías de seu nome. Tal como acontece com Oscar Cardozo, a coisa nem sempre engatilhava da forma correcta mas no caso de Isaías e quando a coisa funcionava, era cada bomba... E era inesquecível.
O profeta do Estádio da Luz: Um puro diabo á solta...
Infelizmente foi mandado para Inglaterra por aquele presidente treinador que rebentaram com o Benfica. E tinha tanta ceara para amanhar! Foram cinco anos a aviar bombas, petardos, mísseis, obuses, granadas entre outros com o emblema do glorioso ao peito.

A ti Isaías, um grande obrigado pelos vastos estragos que fizeste ao longo do tempo que aqui estiveste. Serás para sempre recordado como um dos maiores avançados, ou médios ofensivos da história do Benfica.
O mágnífico Isaías e os seus petardos

Feliz Natal para todos em geral, não é a fartura que a malta gostaria. Este ano aconselho um coelho para o jantar. É uma coisa psicológica mas dá para exteriorizar a raiva latente que nos vai nos bolsos err... perdão, na cabeça. Depois é juntar uma alface (que passa por relva) e dar ao garfo, faca e à língua... O jantar será tudo menos triste aposto...
Deve ser o banner de Natal mais parôlo deste ano...
Foi o que pôde arranjar
E PLURIBUS UNUM

4 comentários:

  1. Tres super craques que serviram tão bem o nosso clube.Falar de Valdo é falar do melhor estrangeiro que tivemos,um numero 10 de classe mundial provavelmente num patamar superior em relação a jogadores como Alves,Diamantino,Rui Costa ou Aimar,isto claro tendo só em conta o que fizeram com a nossa camisola.Ricardo era um portentoso central goleador ao nível de Germano,Humberto Coelho ou Mozer e o imprevisível Isaias,o nosso profeta era o antecessor do nosso grande avançado Oscar Cardozo em termos de relação amor-ódio com os adeptos,pois tanto era capaz de arrancar jogos e de fazer golos fantásticos como de bombardear as bancadas da Catedral com os seus misseis.No entanto tinha uma faceta que era de louvar ou seja nunca se escondia do jogo mesmo quando tudo lhe saia mal.Em suma foram 3 pérolas que tivemos o prazer de ver brilhar com o manto Sagrádo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo o que escreveu Alexandre.

    Para mim, claro, Ricardo foi o melhor que vi a actuar...

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  3. A nível de centrais dos que vi jogar no Benfica,Humberto Coelho e Ricardo foram os melhores com Mozer e Carlos Gamarra(que pena termos apreciado toda a sua classe só durante 6 meses) a curta distancia.Num patamar mais distante destaco Luisão,Aldair,David Luiz e Garay

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gamarra... Soube a muito pouco. Penso que nem uma época inteira ficou.

      Sim foi dos melhores como Ricardo e Mozer... E mesmo Aldaír! De Humberto já não tenho grandes recordações por que ainda nem dez anos de idade tinha quando ele teve de abandonar por causa da maldita lesão.

      Carlos Gamarra... lembro-me de um lance dele que ficou sozinho, no estádio da Luz, contra dois avançados de uma equipa qualquer. O adversário que conduzia a bola apareceu-lhe pela direita (esquerda para o atacante) e Gamarra topou que ele conduzia a bola com o pé direito.

      Gamarra deu-lhe o flanco esquerdo todo para o impedir de passar a bola para o outro adversário que já estava sozinho do outro lado. Como o tipo só tinha pé direito foi presa fácil para o paraguaio.

      Fiquei deslumbrado com o exercício mental do central. Deu-me jeito porque jogava futebol na altura e aprendi a usar mais a cabeça e de forma mais rápida. Este é o legado de Gamarra para mim. Simples mas objectivo/eficiente e com classe.

      Quanto a Luísão, David Luiz e Garay... São excelentes centrais. Mas David Luiz teve de ir embora, Garay vai ter de ir embora o que é muito mau. só espero que JJ coloque o Steven Vitória e os sérvios porque me parecem ser centrais muito bons e ainda com alguma margem de evolução.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo