segunda-feira, 28 de outubro de 2013

8ªJ: SL Benfica 2 Nacional 0

Três pontos. Era primordial ganhar os três pontos. Depois era importante conquistá-los com uma exibição convincente. E o Benfica conseguiu-o. Tudo porque um clima de incerteza se abateu sobre o clube, dirigentes, treinador e jogadores. 

É que há a massa adepta do Benfica que difere um pouco da dos restantes clubes grandes. Se os adeptos do sporting forma treinados nas últimas décadas a odiar o Benfica e a se desinteressarem do seu próprio clube, os adeptos do porto vivem em função do desempenho do Benfica. Como o clima sócio-económico do país calha a abater-se sobre todos, é natural que a massa adepta do Benfica se sinta apertada quando o seu espaço de adepto é invadido por adeptos de outros clubes. Já não basta cavaco, coelho, seguro e portas instalados na nossa cabeça, temos agora esta malta que não fica no seu território a coabitar a nossa parcela... É de fazer crescer cabelos brancos... 
O destino do país não está nas nossas mãos (porque o delegámos num grupo de primatas egocêntricos, oportunistas, cínicos e mentirosos), mas parece que todos sentimos que o Benfica é nosso. E sentimo-nos incumbidos de dissertar sobre o que com ele vai acontecendo. Mais ou menos informados, o Benfiquista molha o pão e vai atrás de quem fala mais alto. 

Ontem, com meia casa mas muitos milhares a escrutinar através da BenficaTV, O Benfica já foi mais igual ao que habituou quem paga as quotas, a quem assina a BenficaTV e a quem sustenta os pasquins portugueses.
Muito agradecido Nuno!
A apreciação que faço sobre as exibições da equipa de futebol são minhas. Sou um proteccionista! presto atenção às mais pequenas idiossincrasias. Não consigo considerar-me... populista!?! Assim sendo, não peço que me sigam mas que entendam que no Benfica há espaço para a divergência de opiniões e que este escriba faz sempre do seu objectivo construir um clube mais forte. A crítica que faço é minha, a etiqueta que ela leva é lá colocada porque ainda lê aquilo que escrevo.

Ontem, JJ colocou Rodrigo a titular. O espano-brasileiro já não pode chorar e dizer que não tem hipóteses. JJ colocou Cavaleiro a titular, o Português começa a ter as suas oportunidades e ontem não a desaproveitou. Sérvios... Só Matic, que ainda cometeu um ou dois deslizes que poderiam ter custado caro. Talvez JJ pudesse ter colocado Steven vitória no lugar de Luísão. Não que o capitão tenha estado mal, mas eram menos noventa minutos nas pernas e o Português tinha dado bem conta do recado. Á direita a minha pontuação individual.
Foi o jogo que, confesso, estava á espera. Os madeirenses vieram fazer pela vida e enquanto puderam, fizeram uma pressão muito alta sobre o meio-campo e defesa do Benfica. A equipa não tem ainda a calma necessária para se desembaraçar destes coletes de força que as equipas adversárias colocam no início das partidas que efectuam no Estádio da Luz. O que faz com que os jogadores corram mais do que deviam; o que faz com que o nível de cansaço dos jogadores adversários demore mais tempo a aumentar em relação aos níveis dos do Benfica. Assim fica mais difícil.

No entanto, ontem, numa rápida transição e após uma assistência fantástica de Cardozo, o Brasileiro Siqueira abriu o marcador. Nada mudou depois disso. O nacional continuou forte na pressão, à espreita da sua oportunidade (Artur já tinha mostrado estar atento, tendo feito uma excelente defesa na marcação de um livre escusado), e o Benfica a não conseguir assumir a batuta muito por causa do tal clima que leva a que os jogadores sejam mais cautelosos. Mais uns do que outros o que cria desequilíbrios e dá hipóteses ao adversário de fazer o contra-golpe. O nacional não tem grande arte para tal, antes isso que a culpa não é do Benfica.

Finda a primeira parte, a segunda começou com a feliz colocação de Gaitan no flanco direito. O Argentino viu-se com a bola a meio-campo com espaço para ir em frente, sentou adversários e viu Cardozo cheio de sede no flanco esquerdo. Estava feito o segundo golo e tudo estava pronto para um final de jogo mais calmo e competente. Foi assim que aconteceu.
Já Siqueira tinha ido para o estaleiro, André Almeida estava em seu lugar e cumpriu. O médio-defesa Português, não está no seu habitat preferencial, tem uma evolução mental ainda relativa para efctuar mas dá conta do recado. Era melhor ter "left-back"? Era mas...

Rúben Amorim! Vinte e cinco minutos em campo. Muito bom o trabalho que fez. Quando ele estava para entrar, atirei ao ar que tinha saudades de Aimar. Neste tipo de jogo com muito tensão subterrânea, Aimar era sempre a balança. Amorim fez esse papel. Há um período do jogo em que Amorim, Gaitan , Matic e Maxi, trocam a bola em passes curtos e certeiros (junto ao banco do Benfica; para depois a bola ser endoçada a Perez que quando já ía solto para a grande-área, foi derrubado...

John continua à procura de algo, o Holandês é um caso para Holmes, Sherlock Holmes. O corpo (que tem uma enorme qualidade e tremenda capacidade) está a ser vítima de um crime hediondo por parte da cabeça. É um mistério para ser resolvido. É que todos sabemos que, neste momento, o Benfica tem dois extremos em potência total, prontos a explodir: Ola John e Ivan Cavaleiro. Que quem os orienta os oriente bem. Já viram se os rapazes explodem! Depois Sálvio regressa...
Por falar em Cavaleiro, parece haver unanimidade em relação à sua exibição. Infelizmente, não é o Português que vai salvar o Benfica. Pode ser um dos que vai ajudar o Benfica a avançar pela época fora rumo às vitórias. Se forem todos juntos... E Pluribus Unum...

PS1: Também se jogou um porto-sporting. Mais uma vez, o porto avançou no resultado via penalti. Como estamos habituados a que não seja, fiquei curioso em ver se o era. Foi... Bolas! Avancei pelo resumo e o Sporting (repararam no S maiúsculo?) obrigou elton a defender com muito acerto. Sporting que terá sido vítima dos desencontros entre as marcações dos seus jogadores e:
PS2: O Estoril... Quarto classificado! É gajo para não ser ao calha...

PS3: Ontem, no calor da noite, foi encontrado por debaixo de uns cobertores, que estavam ao pé de uma mesa que continha taças de salada de fruta meio comidas, umas chávenas de café com leite e de umas tabletes de chocolate insertadas... O seguinte artefacto que estava em falta num museu recentemente inaugurado no porto. O artigo já está em exibição para gáudio da maralha!
Foto parcialmente roubada ao glorioso blogue O Antitripa.

PS4: É um ponto de vista. Se bem que não concorde com as acusações para dentro, há factos que batem certo... Todos eles relacionados com o exterior.
Opinião retirada do blogue Benfiquista a Bronkosfera & CIA
No que me diz respeito, e porque não estou do lado do presidente mas sim do lado do Benfica, como sempre estive ao longo dos últimos sete presidentes, deixo que quem lê explore nas suas convicções, e face aos factos, que diga o seu veredicto. Se sou abutre? Não passo 24 horas por dia a ver-me ao espelho... pelo que o problema não deve ser só meu.

Os golos de ontem claro. Há que terminar este post em verdadeira beleza...



E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Não foi um adversário forte e por isso os desacertos passam despercebidos. No entanto é minha opinião que as vitórias são o mais importante, com boas ou más exibições. Coimbra é a próxima jornada, os estudantes têm a mania de dificultar mas avante...
    Sobre o "menino", como o presunçoso lhe chama, dá prazer ver acredito que chegará longe assim como o Rodrigo já podia estar não fosse o bruto alves. O jj irrita sempre que abre a boca já dispenso ouvi-lo, agora diz que é ele a lançar o Ivan quando todos sabemos que foi a massa adepta que o obrigou, enfim, levemos com esta abécula até ao final.
    Bom post o da catedral, motivador e compensador.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo