quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Para Luís Filipe Vieira IV

Interessante este artigo.
O embelezamento de Onieva não é da responsabilidade deste Blogue!
Como devem ou deveriam já ter entendido, eu sou do Benfica. O Benfica é um grande universo e não se deve confundir com individualidades, pelo que estou aqui pelo clube e não por alguém. Por algo, a mística, e não por qualquer assomo de inteligência.

Passemos à acção então... Habituado a ouvir ambos os lados: vieiristas e não-vieiristas, este artigo tem de facto algumas correlações com o actual presidente do Benfica. Mas daí até ser verdade... Ainda vai um passo.

Onieva, candidamente retratado na imagem anterior, afirma que Perez quer ser dono do Real. Ou quer ficar com o clube. A tese dele monta-se (passe a expressão) da seguinte maneira:

"o objetivo final de Florentino Pérez é converter o clube numa sociedade anónima, para ficar dono do Real". Aqui não vence porque o clube já era SAD antes da chegada do  actual presidente do Benfica.

"Para isso está a levar a dívida a situações limite. É um plano antigo seu, que remonta ao ano 2000". Bem, o ano 2000 viu Vilarinho ascender a presidente do Benfica. Diz-se que o actual presidente do Benfica esteve metido no consórcio que o levou a tal lugar. Realmente, o actual presidente do Benfica tem estado a ver a dívida a subir. Por outro lado, poderia ter vendido uns jogadores e a actual dívida já não seria tão má. Poderia ter arranjado maneira de a BenficaTV transmitir os jogos há mais tempo mas...

"A sua gestão é um plano antigo, mas não contava com o fracasso desportivo". Se a gestão do actual presidente do Benfica é um plano antigo, isso eu não sei. O facto é que a gestão está marcada por um grande fracasso desportivo. Nem tão pouco sei se o actual presidente do Benfica contava com o tal fracasso. A questão é que o fracasso já dura há algum tempo e a gestão continua muito na mesma pelo que já se confunde a gestão tão propalada de vitórias com uma outra gestão do enterra e deixa andar... Inequivocamente... Factos são factos caros Benfiquistas!

Há uma parte da conversa que não transpirou no artigo d'a bola: Anelka. Aqui o paralelismo com o caso Roberto é evidente. Onieva refere que "We made a mistake with Anelka and got our money back", (Anelka foi um erro mas conseguimos reaver o dinheiro). Pimba, aqui é tudo muito idêntico.

Ainda: "It’s a complete sporting disaster. For the president of a team like Madrid to be happy with reaching a few Semi-finals beggars belief".

"beggars belief": 1. To defy or go beyond what is believable. 2. Something that exceeds the limits of belief
3. Something is difficult to put into words.

Aqui... Enfim, a comparação com o universo actual do Benfica encontra correspondência. Não quero ser eu a multiplicar ou a subtrair sobre a mesma. Que seja quem lê este post a fazer tal operação.

O artigo (do insidespanishfootball.com) termina com um parágrafo que até me fez rir e chorar: "The club are currently languishing in third place, five points off Barcelona and local rivals Atletico, who beat them in Madrid derby before the international break". O sporting não nos ganhou, mas que tentaram, com a ajuda de terceiros, lá isso tentaram.

Languishing: lan·guished, lan·guish·ing, lan·guish·es
1. To be or become weak or feeble; lose strength or vigor. 2. To exist or continue in miserable or disheartening conditions; languished away in prison (este é o JVA). 3. To remain unattended or be neglected.

Por favor, não estejam à espera que traduza... A densidade da comparação pode ser exagerada mas que o terceiro lugar que o Benfica ocupa é falso lá isso é. Nem tem a ver com a nota artística, tem a ver com o modo em como as vitórias não foram conseguidas: Fora-de-jogo!

No site do AS, segue-se mais uma parte não transcrita pela bola. Pergunta: "Pero Florentino no se cansa de decir que él ha vuelto para que el club sea de sus socios". (o salvador no cavalo branco...)

Resposta: "Hay un cuento que dice que cuando vas por el campo y encuentras una charca y hay un pájaro, y ese pájaro tiene pico y es palmípedo y sale volando haciendo cuac-cuac, no te empeñes en decir que es gato, porque es pato. Esto es lo mismo. No es una cuestión de opiniones, sino de datos. La deuda es escandalosa y el proyecto de 400 millones del Bernabéu, absurdo. Al final, la deuda será de 1.000 millones y Florentino saldrá diciendo: "Yo no quería, pero". Es pato, no le dé más vueltas". Vender gato por lebre...

Continuam à espera que traduza?

Engraçado... Estas partes omitidas da publicação n'a bola! Independentemente, O Real Madrid, desde há quatro/cinco anos que só faz negócios com o Benfica... O Actual presidente do Benfica tem muitos negócios da capital... Com o Atlético e com o Real... Onde começa e acaba o Benfica? Não ficam curiosos em saber mais? Eu apoio o clube desta ou daquela maneira e...

Há um padrão de derrota e de manutenção de apoios neste período de presidência do actual presidente do Benfica. Não há como ver as coisas de outra maneira. Esta situação faz-me lembrar de um pequeno diálogo que tive ontem com um conhecido Benfiquista. A uma certa altura escrevi o seguinte: "Fico aqui a tentar que quem não quer ver... Vá abrindo os olhos! Isto é como fumar. Eu fumo, sei que me estou a "suicidar" mas não consigo parar! Vou tentar acupunctura. Um pouco de acupunctura... nos Benfiquistas, achas que resultava?"

Segue-se outro diálogo, desta feita com dois Benfiquistas. Eu, do meu lugar de sonhador, atirei esta expectativa: "Por vezes, e chamem-me o que quiserem, penso que o Benfica pode ser o veículo perfeito para uma tentativa de limpeza e credibilização do país... Utopia? Talvez estimados Benfiquistas".

Ao que eles responderam:
JM: "Por mim não é utopia nenhuma dado que partilho da mesma ideia. É que somos muitos".
CA: "... com uma direcção à Benfica e com responsabilização dos mesmos talvez..."
Todos Unidos tornamos o Benfica mais forte e capaz de...
Os U2 escreveram uma canção que tem acompanhado gerações de pessoas: "With or without you". Este é o paradigma actual que o actual presidente do Benfica parece não querer observar. Face ao modo em como os títulos não são ganhos. Face aos comunicados veementes publicados no site do clube; Face às críticas contidas do presidente; Os arbustos parecem que se mexem, e parece que algo de importante pode sair mas sai um pato. E a malta segue em terceiro quando...

Depois, a ajudar a este aparente e confortável sentar na cadeira do poder, estão as opções pouco credíveis ao lugar que ele ocupa. O actual presidente do Benfica está a ficar cada vez mais parecido com personagem Archie Bunker (Life...). O percurso da personagem foi transversal. De idolatrado, pois os anos 70 eram espelho de uma sociedade patriarcal, a gozado com o avanço do tempo e uma mudança de mentalidades. De figura a cromo. De modelo a alvo. 
Será assim que as coisas se vão desenrolar caro presidente? Os anos de presidência vão aumentando, as ditas glorias passadas vão ficando mais distantes, as vitórias escasseiam. "With or without you", o Benfica vai ficar. Costumo a etiquetar os dois presidentes que o antecederam (não conto com Vilarinho) de "bobo" e de "sanguessuga"... Chegaram com palavras mas cavaram fundo. Um ostenta as penas, outro cumpre penas... Tudo muito negativo! É assim que irá querer ser recordado no Benfica? É para lá que caminha, o populismo e queda brutal de JVA tem muitas parecenças com o seu percurso até agora...

Voltando à acupunctura, e numa forma de escrever mais literária, a mesma pode ser feita ou com agulhas (só dava para fazer cócegas), com canetas/teclado ou espadas... "With or without you" caro LFV! Temos de arrepiar caminho porque "We are the Champions" e a malta já está "Hungry Like The Wolf".
Por isso, como é que vai ser? Vamos aguardar por mais umas derrotas do Benfica, por uns penaltis inexistentes, foras-de-jogo evidentes (para os outros) para chegar a Maio e carpir que nem madalenas? Ou você dá ao chinelo e começa a abanar os alicerces já de si podres que sustenta este polvo?


É que mística tem muito a ver com a seguinte frase: "Benfiquista, não perguntes o que o Benfica pode fazer por ti mas sim o que tu podes fazer pelo Benfica!" E parece que o Benfica já fez muito a si presidente... E não se esqueça que o sucesso desportivo é fundamental para alavancar o sucesso financeiro!

Como é que vai ser? In or Out? Red ou Blue?




E Pluribus UNUM



PS1: Por falar em paralelismos, qual foi a última década gloriosa do Benfica? A que década pertencem as canções aqui aplicadas?



PS2: Espero que:

4 comentários:

  1. Excelente!!!!!!!!!!
    Estou completamente de acordo!
    Já está à demasiado tempo, e os resultados desportivos nem vê-los!
    O que pretende ELE! Unem-se BENFIQUISTAS e procurem uma alternativa credivel
    porque, já estamos fartos de tanta inercia, por parte desta Direcção que não NOS leva a lugar
    nehum.
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom meu amigo MC..... abraço glorioso...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo