terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Jornada 22: Advogar Corruptos

Ora aqui está um excelente verbo transitivo que acaba por trazer luz à carreira de Luís Ferreira neste nosso futebol... Ou frutabol.
Advogar: Acção de representar algo ou alguma pessoa em julgamento; Acudir ou mediar por algum indivíduo; Defender, interceder ou proteger com alegações ou justificativas. É tudo isto o árbitro Luís Ferreira (doravante LF), representa (os interesses do porto-clube), acode (aos interesses do porto-clube) e defende/intercede/protege (os interesses do porto-clube). Mas não alega nem tão pouco se justifica...

Quem é então LF? É alguém que sabe como o polvo corrupto se move e como os ajudou, teve a contrapartida de subir na arbitragem como um verdadeiro alpinista... Levado por helicóptero...
O aprendiz a branco e um dos mestres a amarelo
Podem ler mais sobre a força motriz que leva um zé-ninguém da obscuridade para o estrelato aqui. Como só estou com paciência para analisar jogos referentes à presente época, deixo-vos aqui um quadro interessante sobre a forma de actuar do advogado LF:
A partida referente à 13ª jornada, tem passado discreta aos olhos das pessoas... Mas foi quase idêntica ao porto 4 Tondela 0... Para quem tem tempo, analisem bem o artigo!

Quanto ao Benfica 3 boavista 3, já todos sabem que LF (com a ajuda do fiscal) fez o mesmo trabalho sujo: validar golos irregulares.

Na passada sexta-feira, LF fez mais do mesmo: Ajudar quem o promoveu a vencer a sua partida... Nas vésperas da participação na LdC.

Vamos dar uma olhada na actuação de LF? Deixem que me lamente de o ter feito porque jogos assim são do pior que se pode ver... Vamos a isso:

Logo a abrir a partida:
Uma primeira falta e logo amarelo ao defesa do Tondela... Eu até compreenderia se LF continuasse com esta abordagem para as duas equipas e o cartão amarelo é correctamente mostrado mas... Mas esta falta e este cartão vão servir de mote para a actuação de LF.

5 minutos depois:
O filho do caceteiro agarra e puxa... O central caceteiro entra por trás às pernas... Falta? Sim! Cartões? Ora essa... Em 7 minutos se viu o que o Tondela iria passar...

Um aparte antes de continuar: O meu problema a elaborar o artigo foi tentar perceber qual a melhor maneira de o organizar. Ou cronologicamente ou individualmente! Como tenho organizado este tipo de artigos de forma cronológica...

Minuto 8:
O Filipe vira de cima a baixo, pela segunda, vez um jogador do Tondela. Ele, como habitual, vai ao homem. LF dá a lei da vantagem (claro que o tinha de fazer). A jogada morre e LF mostrou o amarelo? Ora essa... Ele estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube!

Minuto 10:
De novo filipe... Já deveria ter cartão amarelo! Faz penálti - via, pelo menos, o segundo se não o vermelho directo e... O Tondela poderia fazer golo ou não mas o porto ficava com menos um jogador em campo! LF assinalou penálti e expulsou filipe? Ora essa... Ele estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube!

Minuto 16 (não se esqueçam do penálti que ficou por assinalar + um vermelho por mostrar):
Terá LF mostrado cartão amarelo a Neves? Ora essa... Ele estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube!

 Minuto 18:
O filho de caceteiro volta a agarrar um adversário que se preparava para sair em contra ataque - tal como tinha feito cerca de 10 minutos antes... LF assinalou a falta mas mostrou o amarelo - nem que fosse por acumulação de faltas idênticas? Ora essa... Ele estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube!

Minuto 22:
Já era demais. Desta vez, LF mostrou amarelo a Neves. Poderia ser o segundo o que dava cartão vermelho! Talvez Neves não fizesse esta falta se já tivesse um cartão... Talvez!

Minuto 26:
Maxi ganha um ressalto mas não fica com a bola segura, entrando depois a ceifar sobre um adversário. Nada assinalou LF... Ele estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube!

Minuto 29:
Depois de já ter ceifado alguns adversários e de ter cometido falta para grande penalidade, filipe vê por fim um cartão... vermelho? Deus nos acuda, claro que não LF estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube! O avançado do Tondela ficava de frente para Casillhas... As leis mandam mostrar vermelho... Um sortudo este filipe...

Minuto 38:
Este lance, com filipe que deveria ter sido expulso por duas vezes 😄😄, vai servir de comparação com outros dois lances lá mais para o fim deste artigo. Lembram-se de como Ederson foi expulso? Com 38 minutos de jogo, o central brasileiro do porto - seguindo esse tal critério - já deveria ter sido expulso três vezes... Só tenho vontade de rir.

E é este o momento em que LF dá a estocada final no Tondela. Minuto 41 com 24 segundos:
Mais uma jogada de ataque inconsequente por parte do porto que é anulada. O jogador do Tondela sai para a contra ofensiva e... É puxado! Terá LF assinalado falta e mostrado o respectivo cartão ao Neves (seria o segundo o que dava vermelho)? Ora essa... Ele estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube!

O jogador do Tondela, por ter sido puxado, fez mal o passe. A bola acabou em Maxi e:
LF viu o que o porto queria que visse... Só pode uma vez que Soares e Osório estão agarrados e é o brasileiro do porto quem acaba por puxar o defesa do Tondela... Pura ficção. Osório viu amarelo e o porto abriu o marcador através da marcação de mais um penálti fantasma.

Mas a coisa tinha de ser ainda mais facilitada e LF, como bom advogado, estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube! Quase 47 minutos:
Isto é inacreditável! LF transforma uma agressão de soares em falta de Osório mostrando ao defesa do Tondela o segundo cartão amarelo! LF tinha o seu trabalho feito. O porto terminava a primeira parte com 11 jogadores, a ganhar e a ver o Tondela com menos um jogador em campo. Que melhor se poderia desejar nas vésperas de um jogo da LdC?

Nota: Eu que nada percebo disto, pensava que pedir aos árbitros para mostrarem cartões, independentemente da cor, dava direito a cartão amarelo (no caso do filho de caceteiro poderia ser o terceiro amarelo 😂😂😂) :
A partida chega ao intervalo com o porto a vencer e com mais um jogador de campo. O porto certamente não se poderia queixar da sorte, LF tudo fez para os ajudar: não expulsou nem o Filipe, nem o Neves nem o Soares ou mesmo o filho do caceteiro... Nem assinalou uma verdadeira grande penalidade logo aos 10 minutos... Ora essa... Ele estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube!

A segunda parte foi mais relaxada... Mas as agressões continuaram. Minuto 51:
Soares aplica uma valente chapada num defesa do Tondela. LF estava a seguir a jogada e não terá visto mas o fiscal estava no enfiamento do lance e como será possível nada ter visto? Vejam de mais perto:
Que valente este avançado... Naturalização já! Escapar a duas expulsões no mesmo jogo não é para todos...

O porto marcou o segundo golo ao minuto 54 mas no lance que antecede de imediato o remate de Neves (que já deveria ter sido expulso), aconteceu isto:
Falta claríssima sobre o jogador do Tondela que LF não assinalou. O 1-0 era curto e LF estava ali apara acudir/defender/interceder/proteger o porto-clube!

Depois, com 2-0, a coisa seguiu com calma até ao final. Filipe escapou à expulsão mais uma vez depois de ter tentado partir as pernas a um jogador do Tondela ao minuto 73:
E Telles aviou mais uma chapada a um jogador do Tondela aos 83 minutos:
Sem forças e já sem discernimento, o Tondela sofreu mais dois golos e o porto ganhou mais três pontos com a ajuda de um trio de arbitragem.

Jamais se deixem convencer pelo resultado final volumoso caros leitores. Esse número é tão verdadeiro como as assistências no estádios do porto e/ou do sporting...

Parece que desta vez, os pretensos analistas de arbitragem que orbitam na imprensa desportiva, viram algumas das irregularidades aqui apresentadas. Algumas... É que com uma arbitragem imparcial, o minuto 10 teria sido importante no desenrolar correcto da partida: penálti para o Tondela e expulsão para Filipe. Marcando ou não a grande penalidade, a verdade é que o porto iria ter muitas dificuldades em vencer a partida.

Dando de barato, o porto até poderia ter empatado a partida quando para vos ser sincero... Mais acredito que o Tondela (a necessitar de pontos) poderia ter conseguido um resultado histórico.

Não se esqueçam que na primeira volta, em Tondela, o resultado final foi 0-0 e aconteceu isto:
Pobre Tondela que poderia ter mais 5 pontos no bornal... Teria agora 19, estando acima da linha de água... Não se queixem não... O porto teria menos 4 possibilitando ao sporting ter hipóteses de discutir o segundo lugar... Ou não pois parece evidente que os verdes de Azevedo Carvalho não querem ser nada... Apenas não querem que o Benfica vença!  Triste este clube verde e branco...

Nota: Em relação ao lance de Filipe que ocorreu ao minuto 38, peço-vos que recordem este com Ederson:
Como sabem, Ederson foi expulso e foi assinalada falta contra o Benfica. Agora vejam estes dois lances:
Critérios... Árbitros diferentes... O que diz a lei? Nem quero saber. Se o caso do Ederson foi ajuizado correctamente, e eu mantenho que não, ficaram duas grandes penalidades por marcar contra o porto (quantas ficaram neste jogo) e contra o sporting (frente ao Rio Ave). Depois, ficaram dois cartões vermelhos por mostrar a Filipe e Coates...

Digam lá se não é por demais evidente que o que se aplica ao Benfica, já não se aplica aos outros dois grandes, ajudando-os a conquistarem indevidamente pontos que não conseguiriam caso as leis fossem de facto aplicadas?

É esta a verdade desportiva tão apregoada pela dupla Azevedo/Pinto! Eu gostava de acreditar que os árbitros sofrem por estarem a ser coagidos pela claque do porto-clube. De facto, pelo que se conta, telefonar a toda a hora a árbitros, fazer esperas às esposas (nos locais de trabalho) e aos filhos (à saída das escolas) pode levar uma pessoa a resguardar-se. Mas há casos mais densos e o deste LF é disso exemplo uma vez que ele foi advogado do polvo, ajudou o polvo a safar-se e por isso sabe o que ali se faz. Como prémio, e não pode ser coincidência, teve uma ascensão meteórica no mundo da arbitragem... Agora, parece estar a retribuir a gentileza... Que sortudo!

Parece-me mais do que real o que os leitores já terão lido por aí sobre o facto de estar em marcha a versão 2 do Apito Dourado. Recordem como começou a versão 1. A direcção do Benfica já avançou para uma reunião com o CA da FPF... Porquê só agora? Telhados de vidro ou fé inabalável na qualidade do seu grupo de trabalho? Aguardo.

Para já, um ponto de vantagem e bem que podemos brincar com isto:
Podemos também continuar a apoiar a equipa... já na sexta feira:
Para que isto aconteça muitas vezes:
E Pluribus UNUM!

6 comentários:

  1. Vale quanto que este fdgputíssima vai ser o fdp do SLB x contumil FC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como ele está a ser aprumado... Acredito que sim, por isso não aposto :-)))

      Eliminar
  2. Está descoberto o Proença 2.0. Excelente post, a mostrar que um 4-0 pode ser um jogo bastante influenciado pelo trabalho do árbitro.

    ResponderEliminar
  3. pena a agressao do soares nao se ver nada,e inclusive nao ter sido assinalado falta alguem podia reclamar e o jogador poderia ser castigado á posterior...
    já agora,no meio disto tudo nao falaram no golo irregular da carneirada???bas dost faz falta sobre o defesa que tenta sair ao william,que na tv diziam que tinha sido 1 finta de corpo???a deixar o defesa no chao!!!ridiculos!!!

    ResponderEliminar
  4. Andam impunes só sai esta "podridão de jogo da bola" mafioso...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo