sábado, 8 de julho de 2017

Jogos Imortais: fc porto 0 SL Benfica 1

1983... Portugal era assolado por greves, resultado de uma profunda crise económica que ajudou a afundar uma nação que outrora tinha conquistado meio planeta terra... Crise económica profunda que foi terreno fértil para o cultivo de falcatruas... Ainda hoje é! Esta partida foi uma delas!

Mas o Benfica venceu... A Taça de Portugal referente à época de 1982 1983:
A história desta final é densa e complicada para aqui escrever, e acabaria por esbater o valor desportivo da vitória do Benfica naquela tarde de 21 de Agosto de 1983. Fica um resumo o mais curto possível.

O porto-clube queria vencer algo a todo o custo. Manipulou a FPF de Romão Martins (fraco Benfiquista!!!) e Silva Resende (que tudo deixou correr para o norte), para que as finais da TdP fossem disputadas fora do Jamor.
Digamos que se dentro do campo não eram capazes... É que parecia não existir capacidade suficiente para lidar com isto:
Mas o Benfica, treinado por Eriksson, acabou por fazer o que tinha a fazer para alcançar essa final e isso é que é o mais importante. Naqueles tempos, as equipas primodivisionárias entravam nesta prova desde o início... Era a festa do futebol na verdadeira definição da expressão!

A 7 de Novembro de 1982, O Benfica defrontou e venceu o Juventude Campinense (de Loulé) por 8-1 na Luz, em jogo a contar para os 64 avos de final! Campinense, na altura a militar na 3ª divisão nacional, que penso já nem existir! Os golos foram apontados por Carlos Manuel (1), João Alves (1), Filipovic (3) e Nené (3).

A 11 de Dezembro desse mesmo ano, o Benfica deslocou-se ao campo dos vizinhos do Atlético CP, ainda a tentar sobreviver na 2ª divisão, para vencer a ronda seguinte (32 avos de final) por 0-6. Os golos foram apontados por Diamantino (1), Filipovic (1), Humberto (2), Veloso (1) e Pietra (1).

Para os 16 avos de final, disputados a 23 de Janeiro de 1983, o Benfica deslocou-se à capital do móvel e venceu o Paços (a jogar na 2ª divisão) por 1-5. Os golos foram apontados por Chalana (1), Humberto (1), Alves (1) e Diamantino (2).
Nos 8ºs de final, nova deslocação ao norte para vencer o Leixões, a disputar a 2ª divisão, por 1-2. Os golos foram apontados por Humberto e Filipovic.
Ponto da situação: Como podem ter observado, O Benfica de Eriksson, apresentou-se com as suas armas principais em todas estas partidas... Adversários de divisões inferiores... O que interessava era vencer e nada mais o que demonstra a sagacidade do clube, especialmente do seu treinador, e o respeito pela prova e pelos adversários.

Nos 4ºs de final, finalmente uma eliminatória em casa e logo frente ao Sporting. Resultado final: 3-0. Os golos foram apontados por Chalana, Diamantino e Carlos Manuel.
Ao que parece, o resultado foi mentiroso face ao tsunami exibicional da equipa do Benfica...
Vale a pena ler a crónica de Neves de Sousa que pinta um belo quadro desta partida.
Nas meias-finais, calhou ao Portimonense vir à Luz ser derrotado por 2-0. Os golos foram apontados por Nené.

O Portimonense, era treinado por um tal poeta...
Alberto Miguéns, resume a caminhada nestes dois artigos, onde podemos também observar a carreira do outro finalista:
Fiquem também com um pequeno resumo desta caminhada do Benfica até à final... Resumo que não teria sido possível sem o fantástico contributo de um outro enorme Benfiquista: Bakero. A quem agradeço:
E eis que o Benfica tinha de ir ao Porto disputar a final da TdP. Confusão para ali e para acolá. Adiamentos. E em Agosto, já com a época 1983/1984 a decorrer, o Benfica avança para a invicta. Estava-se na pré-época e se não me engano, o Benfica veio de jogos de preparação a meio da semana... Humberto tinha-se lesionado, Chalana idem, Alves tinha-se ido embora, Samuel e Carlos Pereira eram crianças e o reforço Manniche ainda não tinha chegado...

Eriksson não tremeu, pensou as coisas e fez o seguinte:
Era para ganhar e mais nada.

Bem, eu tinha 10 aninhos de idade, não esperem que vos faça um relato pormenorizado desta partida. As minhas recordações são muito fugazes...

Para piorar as coisas, a RTP não apresenta mais do que um pequenino resumo da partida... Nem a entrega da Taça! Nada posso fazer a não ser deixar aqui dois vídeos, este primeiro com algumas declarações e desabafos antes do começo da partida:
Impressionante as palavras deste pedroto. Ele que é um dos responsáveis pelo estado de sítio que se abateu no futebol português e que perdura até aos dias de hoje... Este verme rastejante que chamou o Capitão Mário Wilson de "burro preto de vermelho aos coices"... Bem que te f...

Fiquem também com este outro resumo, o tal da FPF/RTP:
O resto são favas contadas.

Algumas imagens da partida.
Exceptuando 2 ou 3 arruaceiros, a verdade é que o porto tinha uma belíssima equipa. Jogadores como Zé Beto, Eurico, Gomes e Sousa, eram do melhor que se podia ver em Portugal.
E agora, as fotos da entrega da Taça... Incrível em que como não há imagens em vídeo da cerimónia...
Até percebo a estratégia. Foi uma grande humilhação para o pdac e pedroto, verem um jogador do Benfica no alto da tribuna a receber o troféu que eles tinham encomendado... Valeu a educação e o espírito desportivo quer de Nené quer de Gomes para que estas imagens tivessem sido possíveis.

Infelizmente, as declarações do presidente Fernando Martins clarificam um pouco como o Benfica começou a deixar-se comer por aquele clube... Uma pena!

A festa seguiu para o relvado:
E para os balneários onde foram gravadas imagens que... Não existem?
Fica a crónica
Leiam a crónica para conhecerem umas histórias sobre transferências muito interessantes.
Nem o próprio estádio conseguiram encher... Conta-se que Mário Luís, o árbitro, encontrou o seu carro amassado na manhã da partida... Ou terá sido no dia seguinte à partida?

Um resumo literário:
E o golo imortal fica para o final:
Que bomba, repetida 2 anos depois na Alemanha.

Era a 18ª Taça conquistada pelo Benfica, a 6ª contra este clube (já vai em 8-1).

PS1: Agradecimentos ao blogger Bakero que podem visitar aqui e acompanhar aqui. Eternamente grato Bakero.

PS2: É claro que este artigo irá sofrer alterações... Assim que a RTP e outra imprensa se libertem  das amarras do porto-clube e publiquem mais vídeos, fotografias, e artigos... Ou algum leitor disponibilize material.

E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo