sábado, 25 de julho de 2015

Rui Águas, O Príncipe.

O que posso dizer sobre ele? Bem, se pudesse escalar os meus jogadores favoritos em posições-tipo, Rui Águas seria o mais sério candidato a figurar na posição de avançado. Foi um dos meus ídolos de infância, tive vários... Um para cada posição claro...
Tenho muita dificuldade em dizer que Portugal já teve outro grande avançado depois dele abandonar a carreira. O pai, José Águas (aqui retratado) teve a felicidade de ter um sucessor que foi o José Torres. O José Torres foi rendido por Nené. Depois de Nené (e Jordão porque não), o futebol português teve Gomes e Manuel Fernandes que foram sucedidos por Rui Águas... Depois de Rui Águas nada aconteceu.

A geração de Queirós não produziu avançados de luxo mas sim médios defensivos e ofensivos e apoiantes de luxo ao avançado. João Pinto era segundo avançado. Não me falem de sá pinto. Nem quero ouvir a palavra pauleta (por favor). Nuno Gomes era segundo ponta de lança... Ronaldo idem. O éder? A sério? Bebam água.

Não houve mais ninguém como o Rui Águas. Pode-se afirmar que abraçou o legado do pai mas o Rui não foi a extensão do braço ou da cabeça de José águas. Foi sim RUI, simplesmente o maior de todos os que eu vi com os meus olhos.
Foi também o epicentro de um caso que abalou o coração do Benfica... Mas sobre isso escreverei mais à frente.

A genética é um conceito complexo. Talvez Rui tenha herdado algo de substancial do seu pai: Eram ambos Benfiquistas, foram os dois avançados e ambos tinham um firme espírito de equipa, vinham muito atrás ajudar o meio campo (talvez mais o Rui). Um dos fatores que julgo poder ajudar a diferenciar o pai do filho (pelo menos para mim) é que Rui praticou voleibol na sua adolescência, e foi uma coisa a sério. Daí aquele seu tempo de salto fantástico que era fortíssimo na impulsão, manutenção e explosão final... Que o fazia ganhar bolas a adversários mais altos...

Tal como o pai, também tinha o dom da visão periférica e tremenda capacidade projectiva, daí estar virado para a linha lateral olhando para a bola (12 horas) e rematar/cabecear essa mesma bola para outra qualquer hora onde a baliza estivesse.

O Rui não vingou nas camadas jovens do Benfica e foi à sua vida para evoluir num tal de Cultural da Pontinha e... No sporting, pffffffffff... O resto do seu trajecto até chegar ao Benfica, podem ler nestes artigos:
Fala-se que o sporting e o porto o quiseram ir buscar a Portimão. Mas foi o Benfica quem venceu a corrida...

A primeira fase no Benfica foi de ascensão, teve de destronar Michael Manniche o que não era tarefa fácil mas depois só o céu foi o limite e ele lá chegou em 1987-1988 na tal meia-final da Taça dos Campeões Europeus frente ao steaua de bucareste.

Depois, aconteceu o tal caso. Um verdadeiro terramoto nos corações dos Benfiquistas: Rui Águas vai para o porto. Com quinze anos de idade, penso que encarei a coisa com naturalidade, a minha infância prosseguiu dentro da normalidade e o meu Benfiquismo continuou a crescer. Com o passar dos anos e perante novos episódios deste tipo (sousa e pacheco) é que o interesse em saber o que se passou naquele fim de época apareceu em força.
Agora, à distância de quase trinta anos, apetece-me dizer que o Benfica, mais concretamente gaspar ramos, se fiou muito no historial da família Águas e olhou com indiferença o individuo. Também se confiou em demasia num tal pacto de não agressão entre os três grandes... Conta-se que, em desespero pelo conhecimento do interesse alheio, foi feita uma nova proposta de renovação do Benfica que continha melhorias salariais mais prémio de assinatura. Mas Rui Águas, ao que parece, já tinha dado a sua palavra e carta batida não é (ler o texto do João Carlos na caixa de comentários)...

Também é público que haviam propostas de França e de Itália (duas, uma da fiorentina de Eriksson e outra de um tal de pescara).
Diz-se que a proposta do pescara da série A, até era uma uma proposta superior à do porto...

Também se conta que o feito portista se deveu ao facto de o Benfica ter contratado Ademir ao guimarães numa altura em que o porto estava prestes a finalizar a sua transferência. Vai daí que o pessoal do norte se decidiu vingar...

Talvez avesso a idas para longe uma vez que era pai de duas crianças, Rui Águas aceitou a proposta do porto onde foi ganhar onze vezes mais do que ganhava no Benfica... Se colocarem na equação o facto de que haveriam jogadores na segunda divisão a ganhar mais do que ele no Benfica... É de engolir a seco não é?
Foi coisa que abalou o Benfica...

Até há relatos de zangas que aconteceram no seio da família Águas... Grandes chatices... Quase divórcios...
TUDO MENTIRA, TUDO FALSO, TUDO TRETAS!
Leiam a secção de comentários.

O certo é que Rui Águas espalhou a sua magia... de forma menos reluzente lá no norte. E se foi lá campeão uma época, no entanto, não conseguiu marcar um único golo ao Benfica, valha-nos isso...
Até há uma história curiosa que se conta quando o Rui ia jogar contra o Benfica na Luz: Ao anunciar o alinhamento das equipas, o speaker da altura dizia sempre "com o nº 9 Rui"...

Inteligente o Rui, afirma-se que exigiu uma cláusula no seu contrato que lhe facilitaria a saída quando ele o quisesse... Esteve no porto (clube condenado por corrupção) duas épocas a ganhar onze vezes mais do que ganhava no Benfica e talvez pudesse ter lá continuado até ao fim da carreira a ganhar vinte ou trinta vezes mais... A verdade é que, digo eu, o coração estava na profissão certa mas no lugar errado. A verdade é que a cabeça terá começado a notar na pele que ali, a base do sucesso eram coisas "estranhas" (vejam a reportagem do Benfica Ilustrado mais à frente quando ele responde às questões da arbitragem).

No final dessas duas épocas...
Sim, era o futuro que estava ali na mão. Uma vez que o Benfica queria regressar rápido e de forma equilibrada mas pujante ao título de Campeão Nacional... E continuar a dar cartas na Europa!

Confesso-vos que não tenho problemas, ou nunca tive, com este caso - Já o escrevi... Por outro lado, não escondo o quanto feliz me senti quando ele regressou ao Benfica com Eriksson e Toni no leme. Ricardo Gomes na defesa com Veloso, José Carlos... Thern, Hernâni, Valdo, Schwarz, paulo sousa, Paneira, Pacheco, César Brito, Isaías, Vata e Magnusson? Ufa! Que coisa... Era de rebentar!

Após o seu regresso, a Benfica Ilustrado entrevistou-o. Aqui ficam as impressões de Rui Águas sobre si e sobre o/quem o rodeia neste artigo de 1990.
E o Benfica regressou ao topo do pódio do futebol português, nessa época de 1990 1991.

Rui Águas até foi o melhor marcador do campeonato nacional com 25 golos, feito que o país pôde assistir em directo na rtp. Era a última jornada do campeonato e Rui estava a disputar o troféu com domingos taco-a-taco, tendo o portista desatado a marcar golos ao guimarães de forma estranha... E Rui Águas nada... O Benfica nada e todos jogavam para o Rui mas nada.

Nada até ao final onde, depois de Magnusson ter aberto o marcador, Rui fez o dois-zero e já com um terço do estádio bem junto ao relvado pronto para a invasão... Neno pontapeou, Magnusson assistiu e Rui marcou o terceiro... Apoteótico!
José Águas até desceu ao balneário para as objectivas retratarem este momento histórico... De facto um momento de emoções avassaladoras, pai e filho como os melhores marcadores. O sorriso de José Águas como que a agradecer e a dizer que "Eu sabia que ias conseguir".
Na época seguinte, Rui Águas foi visitado pela senhora lesão. Uma atrocidade para tão valioso avançado.
Lembro-me perfeitamente do lance - entrada por trás sem punição. Lembro-me da preocupação... Do Rui a levantar o braço e a fazer um OK para que toda a sua família... E adeptos ficassem menos preocupados. Tinha dezanove anos e fiquei com a ideia de que independentemente do valor do plantel, iria ser mais difícil... E foi!
Rui só regressou à competição no final da época e o Benfica teve de se valer de Isaías, Iuran, Magnusson e César Brito. Talvez tivesse sido melhor com o contributo do bola de prata, talvez! O segundo lugar no campeonato e uma meritória campanha na PRIMEIRA EDIÇÃO DA CHAMPIONS, foram os resultados finais daquela época...

O corpo humano regenera-se destas coisas mas não volta a ser o mesmo. Rui sempre tinha sido um jogador corajoso e sofredor: Na tal meia-final dos campeões frente ao steaua, o Rui jogou cheio de dores pois sofreu uma fractura nos ossos do dorso... Em 1992 1993, foi ainda o avançado principal do Benfica ... Em 1993 1994, já com 34 anos, marcou golos importantes mas a sua carreira no Benfica e ao mais alto nível, terminou ali. Terminou como campeão!
Ainda fez uns jogos no estrela da amadora e foi fazer companhia a Futre no regianna mas nada havia a fazer. 1995 foi o ano final de uma carreira que me maravilhou. Mais uma vez vos digo que para mim, o Rui foi o melhor cabeceador que vi até hoje.

Em 2000, deu uma entrevista ao record onde fez uma retrospectiva em relação à sua carreira. Ficam aqui as passagens importantes (Cliquem com o botão direito do rato, copiem o link e abram-no numa nova janela para poderem ler com melhor resolução):
É difícil escolher qual de dois jogos foi o mais importante na sua carreira de águia ao peito. Cada um tem o seu valor: O SL Benfica 3 porto 1 de 1986 1987, e/ou o SL Benfica 2 steaua de bucareste 0 de 1987 1988. Todos os golos foram da sua autoria, o que demonstra a sua capacidade como marcador de golos...

Outro grande jogo mas sem golos dele foi também o porto 0 SL Benfica 2 de 1990 1991, que demonstra a sua capacidade de sacrifício em prole dos objectivos da equipa.
Agora, é tempo para verem, para reverem e aprender como Rui Águas fazia golos. É uma pena que alguns golos estejam com fraca qualidade mas foi uma decisão minha não os excluir. De memória, faltam ainda uns quatro ou cinco dos quais me lembro perfeitamente (1991/1992 frente ao guimarães e estoril; 1993/1994 frente ao famalicão e estoril, etc.). Em termos factuais, faltam dezenas... Mas ficam aqui quarenta e seis golos.
Os dados históricos de Rui ao serviço do Benfica são os seguintes: Nas sete épocas ao serviço do Benfica (1985/86 a 1987/88 e 1990/91 a 1993/94), O Rui fez 237 jogos com o manto sagrado tendo marcado 104 golos. Foi três vezes Campeão Nacional e venceu a Taça de Portugal por três vezes. Rui também jogou pela selecção portuguesa. Ao todo somou 31 internacionalizações tendo obtido onze golos com as quinas ao peito...
Infelizmente, chegou à selecção em força após o mundial do México de 1986, quando o caso saltilho (por causa do jakim olibeira) tinha desmantelado a selecção de muitos bons jogadores. Se retirarmos outros que já não tinham pernas e juntarmos um encartado tecnocrata, plantado por alguém que a gente conhece, chamado rui seabra a seleccionar... Não foi o melhor contexto para o Rui brilhar...

Actualmente, treina a selecção de futebol de Cabo Verde, de onde a esposa é natural! A tal selecção que triunfou sobre a selecção do mendes há pouco tempo! Haja fé nos quase trinta anos que demorou para uma selecção africana ser capaz de ganhar à Selecção Portuguesa... Felicidades Rui.

Um parêntesis final sobre a saída de Rui Águas. No actual defeso, aconteceu algo similar com maxi pereira. O Benfica, na minha opinião, só fez uma coisa semelhante a esta (que eu me lembre agora) e até foi na pré época que marcou o regresso de Rui: Contratou fernando mendes ao sporting. De resto mais não o fez e não incluo as contratações de paulo pereira, joão manuel pinto, drulovic que quando vieram do porto já eram pré reformados sem estaleca... Sem estaleca e sem substância (anabolizante) para renderem alguma coisa decente...
O caso prende-se com as razões financeiras e questões de seriedade empresarial e/ou profissional. O Benfica de 1988 não foi tão sério como talvez tenha sido o Benfica de 2015 (isto a ser verdade que LFV terá feito uma boa proposta a maxi). É tão verdade que Rui Águas regressou a casa assim como maxi, penso eu, jamais o irá fazer. O ponto comum será que ambos os jogadores aceitaram o que lhes pareceu melhor (como todos talvez o fariam se ali estivessem?), se bem que no caso de maxi poderão haver questões relacionadas com o empresário que podem ser interessantes descobrir um dia destes.

Dito isto, jamais a palavra traidor entrou no vocabulário que usei para falar sobre a ida dele para o norte. Valho-me das palavras do grande José Águas:
Certamente existem Benfiquistas mais velhos do que eu que não têm a mesma opinião mas isso são coisas da vida muito inerentes a um clube cujos adeptos não são uma manada que usa palas e só vê o que poucos querem, ou afirma ou que lhes mandam afirmar.

Obrigado Rui.
A evolução dos equipamentos do Benfica
PS1: Agradecimentos ao Forum SerBenfiquista, pelos artigos... E last but not least, um profundo agradecimento para a Helena Águas cujo contributo tornou este artigo... Mais verdadeiro! Visitem-na aqui.

PS2: Fotos a preto e branco da Lusa
Sempre acima de todos
E Pluribus UNUM

31 comentários:

  1. Olha, este anormal que escreve ainda respeita opiniões.

    Serve este comentário para dizer que não tolero linguagem ofensiva a partir de agora. Eu já estava a contar com isto mas...

    Rui Águas merece ser falado porque foi um dos grandes avançados da história do Benfica. Quem o deixou ir embora foi quem o foi buscar de braços abertos por isso...

    ResponderEliminar
  2. Porquê? Jogou nos corruptos? Não o respeitaram e querias o quê?
    Quando voltou, foi o melhor marcador!

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui Águas saiu porque tinham dinheiro mas não o quiseram gastar... Há diferenças que não devem ser esquecidas.

      Vendo o vídeo não há mais nada a dizer. Para mim do melhor que vi.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
    2. A resposta era para o comentário que foi apagado.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    3. Sim Michael, eu sei que respondeste ao anónimo.

      Um grande abraço e Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  3. O Rui saiu por culpa antes de mais de Gaspar Ramos que 2 anos depois engole 1 trilião de sapos e o vai buscar depois de tudo o que disse sobre ele.
    Diga-se o Rui regressa por ele (nunca se sentiu á vontade na Corrupção) e principalmente pelo pai. O nosso Zé Águas teve o desgosto da sua vida o que o levou quase a cortar relações como filho e a divorciar-se da mulher (a grande impulssionadora para o Rui aceitar a proposta dos corruptos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi isso. Em relação às questões familiares, é o que se diz.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
    2. O GLORIOSO BENFICA escreveu: «O nosso Zé Águas teve o desgosto da sua vida o que o levou quase a cortar relações como filho e a divorciar-se da mulher (a grande impulssionadora para o Rui aceitar a proposta dos corruptos)»

      mas que raio vem a ser isto??? os meus pais divorciaram-se e eu não sabia?? quase cortou relações com o Rui e eu não sabia??? é TUDO FALSO!

      saudações benfiquistas

      Eliminar
    3. Obrigado Helena, A correcção será feita.

      É um prazer como sempre.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  4. Futebolisticamente falando,foi para mim o ultimo grande ponta de lança português.Da sua carreira destaco aquela noite fantastica contra o Steaua(que tinha só uns coxos de nome Hagi,Lacatus ou Popescu),a Bola de Prata ganha ao grunho choramingas,ou a arrepiante lesão em Kiev,sem esquecer o magnifico hat-trick contra os complexados andrades.Sobre a sua ida para a suinicultura,muito se falou,até dizem que assinou com o porco azul a seguir ao jogo com o Steaua,portanto será sempre uma historia com contornos muito obscuros,porque também é dificil compreender como se prefere ir para os corruptos em vez de ir para Itália,numa altura em que era o El Dorado do futebol.Mas o que interessa é a sua carreira no Benfica,e nos 7 anos em que nos representou,respeitou bem a herança do seu Pai,o inigualável Cabeçinha de Ouro José Águas.Tomara Portugal ter agora ou nos ultimos longos anos um ponta de lança destes.Mas aquela ida para a gentalha custou bastante a aceitar,embora também concorde que face ao seu rendimento,o processo foi bastante mal conduzido,pois nessa altura era habitual a politica de dar melhores condições salariais aos craques que vinham sobretudo do Brasil em detrimento dos jogadores que já eram da casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem Alexandre, como sempre.

      Obrigado pela participação

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
    2. consta que os do norte da europa ganhavam dez vezes mais...

      Eliminar
  5. O Rui assim com o Joao Pinto nao podem ser comparados a Pacheco,Judas e Maxi.PS:Todos deviam saber quem e o Judas mas para os mais novos ele e o Tecnico da Fiorentina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nonameslb, força. Conta lá qual é o judas na tua opinião. Tenho a impressão que sou capaz de saber.

      Um grande abraço e
      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  6. No Benfica depois do torres ainda tiveste um grande ponta de lança o artur jorge, talvez o mais parecido com o rui aguas, depois o jordão e só depois o nene, embora este fosse mais um segundo avançado com muitos golos.

    só uma correcção joao m pinto, p. pereira e drulovic todos vieram directamente dos corruptos para o nosso clube e os dois primeiros vieram sensivelmente com a mesma idade com que o rui aguas foi para os corruptos.
    é verdade que não fizemos isso muitas vezes a rivais mas fizemos/fazemos varias vezes só este ano marçal e antes sulejmani só assim de cabeça.

    só algumas achegas para o teu texto.
    gaspar ramos fiou-se no acordo que existia entre o benfica e os outros dois de não agressão para esticar até ao minimo os contractos, isto não invalida os muitos erros que cometeu, ficaram selebres os casos do c manuel e do diamantino que só assinaram dias apos o anterior contrato tre acabado sem que ninguem os assediasse.
    o que dizes de existirem clubes na segunda com salarios mais altos que no benfica é verdade mas.. os premios de vitoria eram gigantescos alem de contratos paralelos etc o salario do rui era dos mais baixos do benfica, e dos tres grandes, mas era no fim sempre mais alto que os restantes jogadores de outros clubes.
    gaspar ramos em desespero sabendo da proposta dos corruptos ofereceu um salario maior que eles o rui ainda não tinha assinado mas já tinha dado a palavra que ia para os coruptos e não quiz voltar atras com ela.
    a principal razão da saida dos corruptos, ele não chegou a cumprir o contracto, foi o mau ambiente que existia no balneario quando ele e o dito, que fez o mesmo que o rui, entravam os restantes começavam a cantar alto e bom som passaros do sul da mafalda veiga, até porque eles foram ganhar muito mais que os que lá estavam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente João, desde já agradeço a informação aqui prestada por ti.

      Vou corrigir a parte dos jogadores que vieram do porto para o Benfica. Deveria ter colocado a informação de modo diferente. Vai lá dar uma olhada.

      No caso do Diamantino, após a final da TdP de 1986 1987 onde marcou os dois golos, sempre fiquei admirado/confundido com as seguintes palavras: Se soubesse que iria marcar os golos talvez não tivesse renovado...

      Mais uma vez obrigado João

      PS: pássaros do sul ;) Não sabia dessa... Muito bom. O pássaro (o grande) do sul enviou 25 bicadas na época seguinte...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  7. claro que rui aguas merece ser falado para se ter os melhores jogadores e preciso pagar bem aos talentosos e jogadores bons nenhum jogador talentoso e caro comparo isso a grande equipa dos lakers do anos 80 porque se mantiveram juntos durante tantos anos porque se pagavam e bem aos melhores jogadores o jerry buss sabia o que fazia so os mais fortes ganham e os com mentalidade forte nao ha aki milagres nem fantasias mas hoje em dia vive-se a base da mediocridade onde qulquer jogador vindo a custo zero e bom ha muita quantidade de jogadores mas pouca qualidade o rui na altura fez o melhor pra si e sua familia foi ganhar dinheiro foi realista como o maxi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, é uma pena não se identificar.

      Concordo em termos gerais com o que escreveu

      Em relação ao maxi, mais uma vez digo que ainda há qualquer coisa por saber, se é que o temos que saber, em relação à sua saída.

      Eliminar
  8. Tive sempre a sensação,que a partir do momento em que a direcção presidida pelo falecido João Santos tomou posse,que houve a intenção declarada de aniquilar o tal grupo do Barreiro.Embora Rui Águas não fizesse parte do grupo,também foi apanhado nessa situação.Senão vejamos,desse grupo faziam parte quase todos os jogadores do Benfica que foram ao Mundial do México,onde aconteceu aquilo que todos nós sabemos,e onde o saudoso Bento,Diamantino e Carlos Manuel foram apontados como os cabecilhas dessa revolta.E o que se passou a seguir é no minimo estranho,pois em 1987,Oliveira,José Luis e Carlos Manuel saem,em 1988 abandona Rui Águas,enquanto que em 1990,Diamantino,Chalana e Alvaro vão tambem para fora do Benfica.São coincidencias a mais em tão pouco espaço de tempo.Ver o anormal do paulo sousa a cumprimentar os responsáveis do Benfica meteu mesmo nojo,que parasita de merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Alexandre.

      Sempre tive essa questão na cabeça, desde há alguns anos. Realmente é um facto curioso.

      Shéu, Nené e Pietra abandonaram por causa da idade. Bento porque era intocável se bem que sempre achei estranho a sua não utilização após ter recuperado da lesão... Sendo guarda-redes!

      Oliveira porque nem era grande central (minha opinião), nem me preocupei!

      Carlos Manuel, a locomotiva do Barreiro, foi outro caso esquisito... Certo que ficámos com o Elzo mas em estugarda, teríamos sempre um médio de calibre extra para utilizar. Li por aí que saiu por influência directa de gaspar ramos, e a troco de 5.000 contos... Pagaram para ele saír, uma tristeza de facto

      José Luís... comunico mto com ele no FB. É uma excelente pessoa. Sempre fiquei com a ideia de que saiu porque já não tinha pernas mas posso estar enganado uma vez que ainda fez parte do plantel 1986/87 mas depois... Marítimo se não me engano. Irei falar com ele, pode ser que fale!

      Diamantino, Álvaro... Penso que saíram no final de 1988/89. Ambos vinham de lesões e também fiquei com a ideia de que nunca mais funcionaram como dantes. Mas foi a polémica entre o Diamantino e o Valdo que sempre me fez desconfiar de que havia outra motivação por detrás das suas saídas. Diz-se que no caso de Diamantino, foi Eriksson quem lhe comunicou que estava de saída... João santos assim o disse. E também porque ganhava muito.

      Chalana... Aqui sempre houve gato. Tenho de recuperar os escritos da sua mulher à época, a Anabela, que tratou de lavar roupa suja durante muito tempo no jornal a bola. O regresso do homem que permitiu a FMartins acabar o fecho do terceiro anel... Diz-se que tinha um contrato de regresso meio manhoso, Que se fizesse x jogos, o Benfica teria de pagar qualquer coisa extra. Naquela altura, pensava que nunca tinha recuperado da lesão contraída no bordéus. Ainda tive o prazer de o ver jogar ao vivo, na véspera do Benfica-marselha em 1990. E o terceiro anel vinha a baixo quando ele passava pelos gajos do braga...

      O grupo do Barreiro já vinha dos anos 70. Mas terá atingido a maioridade enquanto FMartins era presidente. Jorge de Brito era Benfiquista sem lobbies, uma espécie de mealheiro, que acompanhou João Santos. gaspar ramos era um personagem com duas caras talvez... Como derrotaram FMartins, será que na agenda tinham escrito apagar tudo aquele passado recente para apagar Fmartins?

      Parece-me que sim Alexandre...

      Eliminar
    2. metendo-me na conversa

      talvez tenham razão mas mais por serem jogadores com muitos anos de clube e com muito peso/força no balneário.
      ainda assim as saidas foram por motivos diversos.
      bento- o não jogar foram opçoes dos treinadores até porque ele ficou no plantel até aos 42 anos e ainda ficou como adjunto mais dois e tera saido já era o jorge de brito presidente.

      oliveira-não podemos esquecer que oliveira sempre foi apontado pelo mortimor como o grande culpado pela derrota em alvalade e a partir dai ficou com o destino traçado.

      diamantino- foi despensado pelo eriksson e em pleno avião após a digressão de final de epoca a africa, alias foi o proprio que o disse, e a disputa com o valdo pelo protagonismo não deve ter sido alheia a isso.

      c manuel-apos o caso saltilho os cabeçilhas foram banidos da selecção os banidos conseguiram que os restantes que foram ao mundial fizessem greve à selecção mas alvaro furou a greve o que deu mau estar no balneario do benfica alem de que os jogadores do benfica que foram banidos achavam que os restantes colegas de equipa mesmo não tendo ido ao mundial devia fazer greve á selecção o carlos foi um dos que pensava assim e forçou a saida para alem do desejo dele de representar o seu clube de coração que ele nunca escondeu.

      alvaro-que nem fazia parte do grupo do barreiro tera saido na sequenci ada grave lesão que teve que ficou fora uma epoca inteira.

      chalana- o contrato da recompra ao marselha era por objectivos se ele jogasse mais que 20 jogos por epoca tinhamos de pagar mais um tanto por cada epoca e como a direcção não queria pagar ele ficava tapado nos 18 jogos e como jogava pouco nunca conseguia fazer uma grande epoca e acabou por sair.

      Eliminar
    3. Este artigo é história e mais uma vez agradeço ao Alexandre e ao João pelo contributo valioso.

      Nasci em 1972 e nasci na província pelo que as memórias vivas da altura são frágeis.

      O Álvaro realmente não fazia parte do núcleo do barreiro (esteve na acdémica antes de rumar ao Benfica) mas era daquele núcleo forte que jogava junto desde o início dos anos 80. Daí que o inclua no meu comentário. Essa história de furar o bloqueio não sabia ;)

      O Oliveira saiu da equipa assim que o Benfica perdeu em alvalade. Subiu o Edmundo que não acrescentou muito mais. Oliveira foi para Aveiro se não me engano. Edmundo, depois da chegada de Mozer, foi até setúbal e depois até ao belenenses.

      Diamantino foi para o setúbal e lá encontrou outros ex-colegas do Benfica. Lembram-se daquela famigerada derrota em setúbal - única em 1990 1991? Dito, Nunes e Diamantino estavam lá listados de verde. O tal jogo em que o figueiredo enviou três jogadores do Benfica para a oficina (Schwarz, F mendes e Paneira se não estou enganado).

      Chalana foi para o Belenenses e a vida não lhe correu bem por aqueles lados. Uma pena.

      Mas todos davam o litro contra o Benfica após a saída, até espumavam.

      Ainda em relação ao Rui Águas. João, escreves que a principal razão da saída dele lá do porto foi o mau balneário? Pode ter sido uma das razões mas não a única concordas?

      No texto do artigo, lá no início quando faço uma listagem da evolução dos avançados... Claro que não inclui o nome do fantoche portista... Tento esquecer-me que ele existiu... Ele e o presidente que o trouxe de volta...

      Eliminar
    4. talvez não me tenha feito enterder quando disse que a principal razão foi o mau ambiente, alias foi o proprio rui aguas que o disse numa entrevista posteriormente, mas não a unica e existiram varias.
      ainda sobre o rui e o pescara ou outro clube estrangeiro é bom relembrar que estamos no periodo pre-bosman em que os jogadores mesmo que livres se fossem para o estrangeiro o clube tinha que ser indemenizado e nessa altura as indemenizações eram altissimas.

      temos quase a mesma idade e tambem nasci e vivi na provincia e tambem tenho poucas memorias desse tempo aquilo que aui referi resultam de uma pesquisa que fiz recentemente onde relembrei coisas quetinha esquecidi e vi outras que me tinham passado ao lado e mesmo assim tenho de recorrer aos apontamentos.
      recorrendo a eles ainda encontrei isto:

      c manuel- ele depois de ter saido para alem das razões que apontei anteriormente ainda disse que outro dos grandes culpados da sua saida foi o elzo com quem pelos vistos não se dava bem. alem de que a relação com o garpar ramos e com o toni não era a melhor.

      o bento acabou por ficar mais dois anos do que o que eu disse porque ele era para ter saido mas o dias graça teve aquele acidente de carro e o bento renovou mais dois anos.

      o alvaro um ano antes de sair, não sei se por medo do f mendes, pediu para sair acabou por ficar porque o unico interessado era o sporting e para ai não o deixamos sair e o c manuel pareçe que tambem o vetou.

      o dito ao contrario do rui aguas teve tudo acordado para renovar só faltava assinar o contrato mas depois recebeu a proposta dos corruptos e disse o dito por não dito, ou seu nome era premonitorio do seu caracter.

      Eliminar
    5. Carlos Manuel versus Elzo... Saiu um ganhou o outro. Não creio que se tenha perdido qualidade para aquela posição específica mas sim perdeu-se no conjunto global do plantel. Uma pena porque como já escrevi, tinha dado jeito ter os dois para a final de estugarda...

      Muitos se deram mal com o gaspar ramos. Sinto muito que o CManuel se possa ter desentendido com o Toni.

      O dias graça é daqueles que jamais saberei se passou ao lado de uma grande carreira.

      Em relação ao Álvaro, se dizes que um ano antes de saír (1988/1989) ele pediu para saír... isso remete para o pós final de estugarda certo... Terrível uma vez que indicia que aquele grupo que teve o seu pico de forma com Eriksson, estava todo a ser varrido...

      O dito para mim nem existe, tal como o artur jorge, Veio o Ricardo Gomes que tive o prazer de ver ao vivo, ainda bem que ele deu o dito por não dito. Faz-me impressão ver o dito nos programas do Vitórias e Património, sei que foi importante em duas épocas (1986/87 e 1987/88) mas apaguei-o.

      Mais uma vez te agradeço João. Pura história que aqui deixaste.

      Eliminar
    6. só uma rectificação ao que dizes do alvaro, não me expliquei bem disse época quando devia ter dito 1 ano antes por vezes não é a mesma coisa, ele só saiu no fim da época 89/90 e foi a meio de agosto de 89 ainda na pré-época e como não era titular indiscutível fez birra e pediu para sair acabou por não sair mas a partir desse momento o eriksson nunca mais contou com ele e ficou sentenciado o seu destino, quer me parecer que neste caso foi mais uma questão com o treinador do que com algum dirigente.
      alias o jose carlos era para ter sido novamente emprestado ao portimonense, até se falava que em definitivo, mas como o alvaro pediu para sair foi travada a sua saida.

      Eliminar
    7. Certo João... Já agora, reparaste quem lá comentou em cima?

      Eliminar
  9. O Alvaro saiu porque foi descoberto a fazer a recuperação da lesão que contraiu em 1988 com um badameco do porto chamado joão mota ,que era discipulo do mentor do doping,o barbudo lobisomem domingos gomes.Quanto ao facto do administrador do blog estar numa de postar sobre antigas vedetas,só desejo que o continue a fazer,é sempre um prazer e um orgulho partilhar opiniões com quem tem o Benfica nas veias.Um simples artigo desencadeou logo um partilhar de experiencias entre Gloriosos Benfiquistas que vieram aqui debitar a sua opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Alexandre, a analogia pode parecer estranha mas eu sinto-me nas nuvens porque sou o que está a aprender mais...

      Mais uma vez vos agradeço a partilha destes pedaços de informação histórica.

      Essa do Álvaro não sabia. Ele e o Chalana faziam do flanco esquerdo uma arma quase letal. Penso que o Álvaro ainda foi dar uma pernita ao estrela da amadora mas depois acabou.

      O regresso dele ao Benfica de Trappatoni foi um misto de alegria e confusão para mim. Como treinador da naval, mostrou a sua raça e até ganhou ao sporting para uma TdP se não estou enganado e vi nisso um acrescento de qualidade aquele Benfica de Simão. Mas notei um certo distanciamento entre Trapp e ele... Já li muita coisa mas enfim, ficam as memórias dele a correr ao máximo da sua capacidade naquela defesa do Benfica durante muitos anos.

      Foi substituído por um tal de Fonseca que não era grande espingarda. Felizmente que para 1989/90 o José Carlos regressou a casa e o Veloso foi para o lado esquerdo.

      Eliminar
  10. Caros leitores, e não sei se ainda vou a tempo, de todos os golos no vídeo quais os vossos favoritos? Tentem esquecer os 3 frente ao porto e os dois frente ao steaua.

    ResponderEliminar
  11. A saída do Rui para o fcPorco foi dos momentos da minha infância que mais me marcaram...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo